PUBLICIDADE

Lanterna, Goiás bate Guarani e encerra jejum de 12 jogos

8 set 2010 - 21h19
(atualizado em 9/9/2010 às 00h51)
Compartilhar

Sem vencer no Campeonato Brasileiro desde o dia 4 de junho, antes da Copa do Mundo, o Goiás encerrou, nesta quarta-feira, um jejum de doze partidas sem vitórias no torneio, ao bater o Guarani por 3 a 1, no Estádio Serra Dourada, para um público de apenas 2.019 pagantes.

Foi também o primeiro triunfo sob o comando do técnico Jorginho, que colecionava derrotas nas duas partidas desde a sua estreia, incluindo uma goleada por 5 a 1, contra o Corinthians, na última rodada.

O resultado, obtido com dois gols de Felipe e um de Rafael Moura, não tira o clube esmeraldino da lanterna. Com 16 pontos, os goianos perdem nos critérios de desempate para o Grêmio Prudente. Já o time campineiro ocupa o décimo lugar, com 26 pontos.

Na próxima rodada, os dois times jogam no domingo, dia 12 de setembro, às 18h30 (horário de Brasília). Como mandante, o Guarani enfrenta o Atlético-PR, enquanto o Goiás mede forças com o Inter, fora de casa.

O jogo

O Goiás dominou a partida desde o início, mantendo uma maior posse de bola e se fazendo mais presente no ataque. O Guarani, apesar de ser um time leve e rápido, não conseguia encaixar contra-ataques.

Aos 20min, Romerito fez ótimo passe e tocou para Felipe, livre, invadir a área e chutar rasteiro no canto direito de Emerson, para abrir o placar e marcar seu primeiro gol no campeonato.

O Guarani tentou responder com uma falta de Baiano, aos 29min, e um chute de fora da área de Apodi, no minuto seguinte. Mas era amplo o domínio dos mandantes, que ainda aumentaram a vantagem antes do intervalo.

Aos 40min, Wendel invadiu a área pela direita e foi puxado por Márcio Careca. O árbitro marcou pênalti. Na cobrança, o goleiro Emerson acertou o canto, mas não alcançou o chute de Rafael Moura, que abriu 2 a 0.

Sentindo seu time muito acuado, Vagner Mancini promoveu duas mudanças no Guarani para o segundo tempo: Márcio Careca e Ricardo Xavier deixaram o gramado, dando lugar para Diogo e Da Silva. No Goiás, Carlos Alberto entrou no lugar de Wendel.

Os paulistas mostraram evolução e passaram a chegar mais ao ataque, porém com pouca qualidade. Com liberdade para contra-atacar, foi o Goiás que marcou, novamente de pênalti. Aos 21min, Fabão cortou com a mão um chute de Felipe. Na cobrança, o próprio atacante marcou pela segunda vez na partida.

Aos 27min, os goianos chegaram perto de fazer o quarto. Após boa tabela, Wellington Saci chutou forte da intermediária e Emerson espalmou para escanteio.

Já aos 36min, o Guarani marcou seu gol de honra, com Mário Lúcio, que recebeu passe na grande área, chutou cruzado no canto esquerdo de Harlei e selou o placar final do jogo.

FICHA TÉCNICA

Goiás 3x1 Guarani

Gols
Goiás:

Felipe, aos 20min do primeiro tempo e aos 23min do segundo tempo, e Rafael Moura, aos 42min do primeiro tempo.
Guarani: Mário Lúcio, aos 36 minutos do segundo tempo.

Ponto Forte do Goiás
Tabelou bem no campo de ataque, trocou passes com facilidade e sempre esteve no controle do jogo.

Ponto Forte do Guarani
Conseguiu criar após modificações de Vagner Mancini no intervalo.

Ponto Fraco do Goiás
Entrou com uma postura displicente no segundo tempo e permitiu um gol do Guarani.

Ponto Fraco do Guarani
Fragilidade na defesa, deu muitos espaços para o Goiás e no ataquie criou muito pouco. Faltou repertório, contando apenas com arrancadas do Mazola.

Personagem do jogo
Felipe: além dos dois gols, se movimentou bem.

Esquema Tático do Goiás
3-5-2
Harlei; Valmir Lucas, Ernando e Marcão (Augusto); Wendel Santos (Carlos Alberto), Romerito, Wellington Monteiro, Bernardo (Wellington Saci) e Júnior; Felipe e Rafael Moura.

Técnico: Jorginho

Esquema Tático do Guarani
4-4-2
Emerson; Apodi, Fabão, Aílson e Márcio Careca (Da Silva); Renan, Paulo Roberto, Baiano e Geovane (Mário Lúcio); Mazola e Ricardo Xavier (Diogo)

Técnico: Vagner Mancini

Cartões amarelos
Goiás: Júnior, Rafael Moura, Marcão e Ernando
Guarani: Ricardo Xavier, Márcio Careca, Apodi e Fabão

Árbitro
Wilton Pereira Sampaio (DF)

Local
Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)

Público: 2.019 pagantes

Renda: R$ 22.312,50

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade