PUBLICIDADE

Time dos empates, Vasco vacila e fica no 1 a 1 com o Avaí

16 set 2010 - 22h54
(atualizado em 17/9/2010 às 01h43)
Compartilhar

O Vasco vacilou e empatou com Avaí, por 1 a 1, mesmo jogando em casa, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quinta-feira. Ramon abriu o placar para os cariocas, que ainda tiveram a chance de ampliar em pênalti desperdiçado por Rafael Coelho. No segundo tempo os catarinenses reagiram e empataram com Caio.

Este foi o 11º empate Vasco na competição, agora igualado com o Palmeiras como o time como mais jogos de um ponto no Campeonato Brasileiro. O resultado impediu que os vascaínos subissem mais na classificação, e o clube ocupa a décima posição, com 29 pontos. O time catarinense, que não vence há oito partidas, soma 25 pontos e está na 15ª posição.

Na próxima rodada, o equipe carioca vai a Porto Alegre enfrentar o Internacional. Já o Avaí receberá o Grêmio, jogando no Estádio da Ressacada.

O jogo

O Vasco foi a campo com duas novidades na equipe titular. Afastado dos gramados, por conta de uma lesão na coxa esquerda, o lateral esquerdo Ramon voltou a ser titular da equipe carioca, após quase dois meses. O atacante Rafael Coelho também retornou ao time.

Já o Avaí veio a campo cheio de mudanças. O esquema foi o 3-5-2, diferente da equipe que foi derrotada pelo Cruzeiro, na última rodada, quando atuou no 4-4-2. O meia Caio deixou o time titular para a entrada do jovem zagueiro Gabriel. As outras alterações foram a entrada de Diogo Orlando no lugar de Rudnei e do meia Leandro Bonfim para a saída do lateral esquerdo Eltinho. Com isso, Davi atuou pelo setor.

Sem perder tempo, o Vasco iniciou em cima do Avaí, pressionando o adversário na saída de bola. A equipe catarinense sentiu e começou a marcar mais forte para sair com rápidos contra-ataques.

No momento em que a partida estava bem equilibrada, o Vasco abriu o placar com gol do lateral esquerdo Ramon. Aos 24min, Éder Luis recebeu belo passe na esquerda e cruzou para o lateral esquerdo, que apareceu na área como elemento surpresa. O gol deixou a equipe catarinense desnorteada e três minutos depois, Rafael Coelho foi empurrado por Émerson e o árbitro marcou pênalti.

O atacante assumiu a responsabilidade e foi para a cobrança, porém sem sucesso. Coelho bateu fraco e Renan, que foi convocado por Mano Menezes para o amistoso da Seleção Brasileira diante dos Estados Unidos, defendeu com facilidade.

Com o desperdício da penalidade máxima, o Vasco encolheu e passou a ver o Avaí tomar a iniciativa do duelo. Aos 32min, Leandro Bonfim bateu falta com categoria e a bola raspou na trave direita de Fernando Prass.

No lance seguinte um princípio de confusão foi armado. Após chute forte de Felipe Bastos, o goleiro Renan não segurou na primeira. Na sobra, o goleiro segurou a bola, antes da chegada de Éder Luis que o atingiu na cabeça. Os jogadores do Avaí ficaram exaltados e foram tirar satisfação com os vascaínos. Ramon e Marcinho Guerreiro foram advertidos com o cartão amarelo.

O Avaí, que perdeu o atacante Vandinho por lesão após pancada de Dedé, seguiu pressionando e aos 42min viu Patric perder ótima chance. Davi avançou pela esquerda e bateu cruzado, o lateral ex-Benfica, sozinho, pegou mal na bola e mandou para fora.

Mais uma vez em jogada pelas laterais, o Avaí quase marcou. Patric, desta vez, fez bom cruzamento e o experiente atacante Sávio, que já estava pronto para empurrar a bola para as redes foi surpreendido por Nilton, que voltou para mandar a bola para escanteio.

Para a segunda etapa, PC Gusmão tirou os dois jogadores que voltaram após longos períodos afastados, por lesão. Rafael Coelho saiu para a entrada do jovem Jonathan e Ramon deixou o gramado para dar lugar a Jumar, que foi mais uma vez improvisado na ala esquerda.

Com as alterações, a equipe carioca conseguiu neutralizar as principais ações dos catarinenses e voltou a dominar a partida. E logo aos 10min, Felipe Bastou obrigou Renan a fazer bela defesa. O meia que vem sendo titular nas últimas partidas, devido às ausências de Carlos Alberto e Felipe, recebeu bom passe de Eder Luis, chutou forte e o goleiro do Avaí espalmou.

O Vasco seguiu pressionando e, no lance seguinte, perdeu mais uma boa oportunidade de ampliar sua vantagem. Zé Roberto foi acionado por Jonathan, invadiu a área e chutou, de perna esquerda, rente à trave.

Após os sustos, a equipe comandada por Antônio Lopes teve chance de igualar o placar, com Rafael Costa, que recebeu passe na área, dominou no peito e chutou para excelente defesa de Fernando Prass.

Como no primeiro tempo, no momento em que a partida tendia para o equilíbrio aconteceu algo que mudaria o destino das duas equipes. Desta vez, em vez do gol foi uma expulsão. Émerson colocou a mão na bola, na entrada da área, recebeu o segundo cartão amarelo e foi para os vestiários mais cedo.

Zé Roberto, que realizou bela partida desperdiçou mais duas chances de gol. Na primeira, aos 22min, o camisa 10 vascaíno chutou forte e Renan defendeu em dois tempos. Dois minutos depois, na segunda, o meia-atacante dominou na risca da área, se livrou do marcador e concluiu para mais uma boa intervenção de Renan.

O Vasco foi penalizado por ter desperdiçado boas chances e sofreu o empate, com gol de Caio, que entrou no lugar de Davi, em boa mudança feita pelo técnico Antônio Lopes. O meia aproveitou rebote de Fernando Prass em chute de Laércio, aos 29min, e empurrou para a meta vazia.

O gol sofrido deixou os cariocas desesperados em busca da vitória. Porém a equipe não conseguiu transformar a vontade em gols e amargou mais um empate no Campeonato Brasileiro, com direito a vaias do bom público que compareceu a São Januário.

FICHA TÉCNICA

Vasco 1 x 1 Avaí

Gols

Vasco:Ramon, aos 24min do primeiro tempo

Avaí: Caio, aos 29min do segundo tempo

Ponto Forte do Vasco

As boas investidas pelo lado direito, com o lateral Fágner e o meia Zé Roberto, que infernizaram a defesa catarinense

Ponto Forte do Avaí

As boas mudanças promovidas pelo técnico Antônio Lopes, que deixaram a equipe bastante ofensiva

Ponto Fraco do Vasco

O fraco aproveitamento nas finalizações, incluindo o pênalti perdido por Rafael Coelho

Ponto Fraco do Avaí

Na primeira etapa, a equipe jogou muito recuada e permitiu que o Vasco mandasse no jogo

Personagem do jogo

Ramon, que marcou o gol do Vasco, após ficar quase dois meses afastado por conta de uma lesão

Esquema Tático do Vasco
4-4-2

Fernando Prass; Fágner, Dedé, Titi e Ramon (Jumar); Nilton, Rafael Carioca, Fellipe Bastos (Jeferson) e Zé Roberto; Éder Luis e Rafael Coelho (Jonathan). Técnico: PC Gusmão

Esquema Tático do Avaí
3-5-2

Renan; Émerson, Rafael e Gabriel; Patric, Marcinho Guerreiro, Diogo Orlando e Davi (Caio); Sávio (Laércio) e Vandinho (Rafael Costa). Técnico: Antônio Lopes.

Cartões amarelos
Vasco: Titi, Ramon e Jumar

Avaí: Émerson, Gabriel, Marcinho Guerreiro, Patric e Davi

Cartões vermelhos
Avaí: ÉmersonÁrbitro

Sandro Meira Ricci (DF)

Local
Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

Zé Roberto tentou, mas não conseguiu balançar as redes na partida
Zé Roberto tentou, mas não conseguiu balançar as redes na partida
Foto: Agência Lance
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade