PUBLICIDADE

Botafogo tenta conter Cruzeiro em confronto direto no RJ

18 set 2010 - 11h16
Compartilhar

Em um confronto direto dentro da zona de classificação para a Copa Libertadores, Botafogo e Cruzeiro se enfrentam neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Engenhão, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Pelo que mostraram até aqui, as duas equipes têm tudo para protagonizar um grande espetáculo.

O Cruzeiro é o terceira colocado com 40 pontos, um a menos que Fluminense e Corinthians, que dividem a liderança. Em caso de triunfo, os mineiros, que vêm de vitória de 4 a 2 sobre o Guarani, podem assumir a ponta, dependendo de uma combinação de resultados.

Além disso, o time do técnico Cuca pode alcançar a maior série de vitórias da atual edição do Brasileiro: seis no total. Ao vencer o Guarani na quarta passada, o Cruzeiro igualou a sequência de cinco triunfos, que pertencia somente ao Botafogo.

Para isso, o Cruzeiro aposta ainda em um excelente retrospecto fora de casa. O time mineiro é o melhor visitante do Campeonato Brasileiro, tendo conquistado 18 pontos em 11 confrontos longe de Minas Gerais. Mas o Botafogo também tem suas armas. O clube alvinegro, quarto colocado com 37 pontos e que tenta se recuperar da derrota de 4 a 1 para o Goiás, é o único anfitrião invicto do Brasileiro. O clima de confronto direto contagiou os dois times.

"É um jogo decisivo, pois o Cruzeiro é um concorrente direto do Botafogo e atravessa um grande momento. O time deles nos passou na tabela de classificação na rodada passada e agora temos a oportunidade, em nossa própria casa, de recuperarmos a posição. Vamos fazer de tudo para vencer esse duelo de seis pontos, pois assim ganhamos três e impedimos um rival direto de pontuar", afirmou o zagueiro botafoguense Fábio Ferreira.

O atacante cruzeirense Thiago Ribeiro concorda com o caráter decisivo do jogo. "O Botafogo deverá lutar conosco pelas primeiras posições até o fim do Campeonato Brasileiro e por isso mesmo temos que derrotá-lo, apesar de sabermos que o time deles está invicto em casa e conta com grandes jogadores. Mas temos nossos objetivos dentro da competição e ele passa por vitórias importantes", afirmou Thiago.

A boa fase cruzeirense realmente tem deixado os jogadores mais confiantes. Porém, o técnico Cuca, com a experiência de quem dirigiu o Botafogo por dois anos e meio, entre 2006 e 2008, alertou seus comandados sobre os problemas que eles encontrarão no Engenhão.

"O Botafogo é muito forte dentro de casa e montou um grande time para este Campeonato Brasileiro. Vamos precisar mostrar ainda mais atenção do que contra o Guarani, senão não conseguiremos vencer. Passamos por um grande fase, mas ainda tem muita coisa para ser feita se quisermos brigar pelo título", lembrou Cuca.

Se o Cruzeiro não quer se empolgar com a boa fase, o Botafogo deixa claro que não vai se abater com a goleada sofrida para o Goiás. A ordem para esquecer o tropeço é superar os mineiros.

"Nós precisamos superar o Cruzeiro por ser um confronto direto e estamos prontos para isso, apesar de sabermos as dificuldades do duelo. Porém já deixamos para trás o que aconteceu contra o Goiás, pois passou. Temos que focar apenas em somar esses três pontos", disse Joel Santana.

Para este jogo seguem vetados o lateral esquerdo Marcelo Cordeiro, com lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo, o volante Marcelo Mattos, com lesão na parte posterior da coxa direita, e o atacante Jobson, com lesão no músculo posterior da coxa esquerda. Em compensação, retornam o volante Somália e o atacante Herrera.

Com isso, Somália jogará improvisado na lateral esquerda, com Herrera formando dupla de frente com Loco Abreu. Joel não confirmou a escalação, mas a única dúvida está no meio, com Renato Cajá e Edno disputando posição.

Pelo lado dos visitantes, o Cruzeiro terá o retorno dos laterais Jonathan e Diego Renan, que cumpriram suspensão contra o Guarani e voltam nas vagas de Rômulo e Pablo, respectivamente. O desfalque em relação ao último jogo fica por conta do atacante Wellington Paulista, com entorse no joelho esquerdo e que foi vetado pelo departamento médico. Wallyson deve ser o escolhido para o setor.

O goleiro Fábio, se recuperando de luxação do dedo mínimo da mão esquerda, é dúvida e Rafael pode ser mantido no setor. Os zagueiros Caçapa e Leonardo Silva, o meia Marquinhos Paraná e o atacante Robert continuam sem ser relacionados por conta de lesões musculares.

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, as duas equipes se enfrentaram no Mineirão, em Belo Horizonte. Na ocasião, o Cruzeiro ganhou por 1 a 0, gol de Thiago Ribeiro.

Loco Abreu deve formar ataque botafoguense com Herrera
Loco Abreu deve formar ataque botafoguense com Herrera
Foto: Agência Lance
Fonte: Gazeta Press
Compartilhar
Publicidade