PUBLICIDADE

Bahia vira em Campinas, derrota Ponte e assume ponta da Série B

18 set 2010 - 17h44
(atualizado às 18h12)
Compartilhar

O Bahia aproveitou a superioridade numérica neste sábado e derrotou a Ponte Preta de virada por 2 a 1. A equipe de Campinas perdeu o zagueiro Naldo aos 26min do primeiro tempo, e teve dificuldades para segurar o adversário mesmo atuando no Moisés Lucarelli. O resultado deixa os nordestinos na liderança da Série B, com 40 pontos. Já o time do técnico Jorginho permanece na quinta colocação.

O grande nome da partida foi o lateral direito Jancarlos, autor do segundo gol e criador de boas oportunidades ofensivas para o Bahia. Pela ala esquerda, Ávine também aparece bem, fazendo o primeiro tento dos visitantes.

O time de Salvador contou com o atacante Jael, que é especulado no Grêmio, entre os titulares. Aos 3min, o centroavante arriscou finalização de fora da área em cobrança de falta, mas o chute foi fácil para o goleiro Eduardo Martini. A Ponte teve chance em bola parada no minuto seguinte, mas a cobrança de Bruno Collaço foi por cima do gol. O jogo estava movimentado, com muitos erros de passe, e o gol foi questão de tempo.

Aos 7min, Guilherme fez boa jogada pela direita, cruzou na área e Reis completou para o fundo das redes do Bahia. Após sofrer o gol, a equipe nordestina buscou sair de seu campo de defesa, trocando passes no ataque. A situação da Ponte se complicou aos 26min, quando Naldo fez falta dura em Ananias e recebeu seu segundo cartão amarelo.

Jancarlos ficou perto e empatar a partida em cobrança de falta na sequência, mas Leandro Silva desviou de cabeça para escanteio. Com um a menos, a Ponte teve excelente chance de ampliar o placar os 28min. Bruno Collaço fez excelente lançamento para Reis que, em frente ao goleiro, finalizou à esquerda do gol do Bahia.

A equipe de Campinas povoou o meio de campo, sem dar espaço na sua defesa. O time nordestino apostava na bola aérea para vencer a marcação anfitriã. Aos 39min, Jancarlos cruzou na área e Adriano arriscou bicicleta por cima do gol após corte parcial de Leandro Silva.No segundo tempo, o Bahia ficou perto do empate em cobrança de falta de Jancarlos, que passou pela área da Ponte aos 2min. Sete minutos depois, o gol visitante finalmente saiu. Ávine chutou de fora da área e venceu Eduardo Martini com uma bonita finalização. A vantagem numérica permitiu a entrada do meia Morais, no lugar do volante Bruno Octávio.

Após o empate, a equipe tricolor seguiu pressionando, e deu trabalho à Ponte. Aos 15min, Jael aproveitou erro de Leandro Silva e finalizou perigosamente. O atacante teve outra boa oportunidade quatro minutos depois. Adriano invadiu a área pela esquerda e tocou para Jael que, livre, chutou por cima do gol.

Aos 25min, foi a vez de Morais fazer boa jogada e tocar para Jael. O atacante, porém, foi desarmando antes de finalizar. O gol da virada finalmente saiu aos 32min. Jancarlos cobrou falta da entrada da área e enganou o goleiro Eduardo Martini, que esperava bola alçada na área.

Com o segundo gol, o Bahia passou a jogar com mais calma, tocando bola no meio de campo. A Ponte buscou jogadas ofensivas para tentar o empate, mas a marcação do Bahia conseguiu segurar a vantagem. A última oportunidade do time de Campinas saiu aos 48min, em cobrança de falta de Leandro Silva, que Fernando defendeu.

FICHA TÉCNICA

Ponte Preta 1 x 2 Bahia

Gols
Ponte Preta:

Reis, aos 7min do 1º tempo
Bahia: Ávine, aos 9min do 2º tempo, e Jancarlos, aos 32min

Ponto Forte da Ponte Preta
Antes de perder o expulso Naldo, a equipe controlou a partida, apostando na boa movimentação dos laterais Guilherme e Bruno Collaço.

Ponto Forte do Bahia
Equipe soube usar bem a superioridade numérica e contou com atuação inspirada dos laterais Ávine e Jancarlos .

Ponto Fraco da Ponte Preta
Zagueiro Naldo abusou das faltas no início da partida e foi expulso, atrapalhando sua equipe.

Ponto Fraco do Bahia
Especulado no Grêmio, atacante Jael esteve em dia apagado.

Personagem do jogo
Jancarlos: marcou o segundo gol do Bahia e construiu boas jogadas pela direita.

Esquema Tático da Ponte Preta
4-4-2
Eduardo Martini; Guilherme, Naldo, Leandro Silva e Bruno Collaço; Pirão (Pablo Escobar), Josimar, Souza e Ivo (Eduardo); William (Moacir) e Reis. Técnico: Jorginho

Esquema Tático do Bahia
4-4-2
Renê; Jancarlos, Vagner, Nen e Ávine; Bruno Octávio (Morais), Fábio Bahia, Hélder e Ananias (Rodrigo Gal); Adriano (Diego Corrêa) e Jael. Técnico: Márcio Araújo.

Cartões amarelos
Ponte Preta: Naldo
Bahia: Jancarlos e Vagner

Árbitro
Vinicius Costa da Costa (RS)

Local
Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)

Jogadores do Bahia vibram com gol de Ávine
Jogadores do Bahia vibram com gol de Ávine
Foto: Gustavo Tilio / Futura Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade