PUBLICIDADE

Coritiba bate Portuguesa e garante festa na volta ao Couto Pereira

18 set 2010 - 17h45
(atualizado às 18h12)
Compartilhar

De volta ao Couto Pereira após dez partidas como mandante longe da capital paranaense, o Coritiba bateu a Portuguesa por 2 a 0 neste sábado e assegurou a festa dos torcedores que lotaram o estádio. De quebra, ainda subiu para a vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro.

A equipe alviverde, que contou com a estreia do meia Tcheco na partida e gols de Leonardo e Léo Gago, chegou a 40 pontos, mesmo número que o Bahia, que assumiu a liderança ao bater a Ponte Preta em Campinas. Já a Portuguesa permanece com 31 pontos, na nona colocação.

Apesar da grande festa da torcida, o Coritiba se mostrou nervoso no início da reestreia em casa, abusando dos erros de passes e de faltas. A Portuguesa também marcava forte, o que tornou o primeiro tempo bastante truncado, com poucas chances de gol. Na melhor dos donos da casa, Enrico fez bela jogada individual, mas bateu em cima do goleiro Weverton. Já do lado visitante, Fabinho, sozinho na área, tentou um voleio e mandou a bola por cima.

Os dois times voltaram para a etapa final sem alterações, e o Coritiba começou assustando, em chute perigoso de Léo Gago. No entanto, o time alviverde não manteve o embalo e começou a irritar os torcedores, que pegaram no pé de alguns jogadores, como o lateral Ângelo, substituído por Ney Franco logo aos 7min - Triguinho foi a campo. Pouco depois, Enrico ganhou de Domingos e bateu forte. Weverton espalmou.

O lance animou a torcida, que voltou a fazer barulho, empurrando a equipe. O Coritiba aproveitou o momento favorável e conseguiu abrir o placar. Leonardo recebeu na área, limpou Domingos e bateu forte para balançar as redes do time rubro-verde aos 14min. Após o gol, a Portuguesa se lançou para o ataque, mas de forma desorganizada. A equipe paulista ainda assustou com Athirson, que recebeu nas costas da defesa e parou em Edson Bastos.

Porém, o Coritiba rapidamente se acertou atrás e retomou o controle da partida. Aos 24min, Ney Franco colocou Geraldo no lugar de Tcheco, que deixou o campo ovacionado pela torcida alviverde. Dois minutos depois, o angolano por pouco não marcou, após cruzamento de Rafinha.

Na sequência, Vadão arriscou ao tentar três alterações de uma vez na Portuguesa (Malaquias, Henrique e Ronaldo foram a campo). No entanto, quem marcou mais uma vez foi o Coritiba. Léo Gago, em linda cobrança de falta, fez a torcida explodir nas arquibancadas aos 41min.

Após reencontrar o Couto Pereira, o Coritiba atuará como visitante na próxima terça-feira, contra o Brasiliense, às 21h (de Brasília). Já a Portuguesa tenta a reação em casa, contra o Santo André, às 19h30.

FICHA TÉCNICA

Coritiba 2 x 0 Portuguesa

Gols
Coritiba:
Leonardo, aos 14min, e Léo Gago, aos 41min do segundo tempo

Ponto Forte do Coritiba
Foi organizado no segundo tempo, encaixando melhor os passes, e soube aproveitar as chances que teve para marcar

Ponto Forte da Portuguesa
Marcou forte no primeiro tempo, quase não dando espaços para o Coritiba chegar com perigo

Ponto Fraco do Coritiba
Mostrou nervosismo no primeiro tempo, tanto no abuso de faltas como no erro de passes

Ponto Fraco da Portuguesa
Péssimo desempenho na etapa final; time teve dificuldades para segurar a bola nos pés

Personagem do jogo
Léo Gago, que criou boas jogadas na etapa final e ainda fez um golaço

Esquema Tático do Coritiba
3-5-2
Edson Bastos; Cleiton, Jeci e Pereira; Ângelo (Triguinho), Andrade (Marcos Paulo), Léo Gago, Tcheco (Geraldo) e Enrico; Rafinha e Leonardo; técnico Ney Franco

Esquema Tático da Portuguesa
4-4-2
Weverton; Paulo Sérgio, Domingos, Preto Costa e Fabrício; Ademir Sopa (Henrique), Marco Antônio, Athirson e Héverton; Fabinho (Malaquias) e Zé Carlos (Ronaldo); técnico Vadão

Cartões Amarelos
Coritiba: Pereira, Andrade e Rafinha

Portuguesa: Paulo Sérgio, Zé Carlos e Domingos

Árbitro
José de Caldas Souza (DF)

Local
Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)

Leonardo comemora 1º gol do Coritiba no Couto Pereira
Leonardo comemora 1º gol do Coritiba no Couto Pereira
Foto: Robertson Luz / Gazeta Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade