PUBLICIDADE

Em jogo de viradas e pênalti polêmico, Portuguesa bate América-MG

28 set 2010 - 23h44
(atualizado em 29/9/2010 às 00h18)
Compartilhar

O torcedor presente na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, nesta terça-feira, viu uma emocionante partida com duas viradas e pênalti duvidoso. A inconstante Portuguesa derrotou o América-MG por 3 a 2, recuperando-se da derrota para o Bragantino na última sexta-feira. O jogo valeu pela 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Na partida, os paulistas saíram na frente com Marco Antônio, mas tomaram a virada. Os dois gols da equipe da casa foram marcados pelo veterano Fábio Junior, todos na etapa complementar.

Marco Antônio foi o responsável pelo empate, convertendo pênalti polêmico sofrido por Fabinho quando o time visitante estava com um jogador a menos devido à expulsão de Gláuber. No fim, Athirson marcou e selou o resultado.

O resultado deixa a Portuguesa na oitava posição do torneio, com 37 pontos. Já o América-MG fica na quarta colocação, com 43 pontos. Em caso de vitória, a equipe mineira assumiria a segunda colocação.

Na próxima rodada, a Portuguesa recebe o Paraná na sexta-feira, às 21h. O América-MG, por sua vez, enfrenta o embalado Vila Nova no Serra Dourada.

O jogo

Os primeiros 20 minutos de partida transcorreram sem que as equipes chegassem com muito perigo ao gol. As exceções foram uma cabeçada do zagueiro Gabriel, depois de cobrança de escanteio de Irênio, aos 8min, e um chute da entrada da área do atacante visitante Malaquias, aos 18min.

Melhor organizada em campo, a Portuguesa quase marcou aos 24min. Fabinho avançou pela direita e cruzou para a área. Glauber soltou a bomba, mas Flávio mandou para escanteio. Dois minutos depois, foi a vez de Marco Antônio obrigar o goleiro americano a fazer outra grande defesa, novamente espalmando para a linha de fundo.

A pressão da Portuguesa surtiu efeito e, aos 36min, abriu o placar. Glauber avançou pela esquerda e foi parado com falta. Na cobrança, o meio-campo Marco Antônio bateu forte no ângulo esquerdo, sem chances para o goleiro Flávio.

Aos 45min, a Portuguesa teve uma chance clara de ampliar o marcador. Marco Antônio entrou livre na grande área, bateu forte, mas Flávio evitou o segundo gol dos paulistas.

Insatisfeito com a pouca produtividade do seu ataque na primeira etapa, o técnico do América-MG, Mauro Fernandes, voltou para o segundo tempo com o atacante Thiago Silvy no lugar de Jandson. A alteração deu mais movimentação ao ataque do Coelho, contudo, sem objetividade.

Aos 15min, o América-MG ganhou novo alento na partida com a expulsão do volante Glauber. O jogador fez falta dura em Dudu e levou o cartão vermelho. Três minutos depois, o zagueiro Maurício cometeu pênalti. Ao tentar interceptar um cruzamento da direita, o defensor a mão na bola. Fábio Júnior cobrou e empatou a partida.

Com um jogador a mais em campo, Mauro Fernandes foi para cima da Portuguesa. O técnico do América-MG sacou o zagueiro Preto e colocou o atacante Laécio. Já Vadão reforçou o meio-campo, trocando o armador Héverton pelo volante Marcos Paulo.

A virada do América-MG passou a ser uma questão de tempo. E, aos 28min, o time mineiro chegou ao segundo gol. Laécio fez boa assistência e Fábio Júnior empurrou para o fundo das redes. Logo na sequência, a Portuguesa ressurgiu na partida. Fabinho foi lançado na área e o árbitro Célio Amorim marcou falta de Otávio. Marco Antonio cobrou e igualou o placar.

Aos 38min, porém, a Lusa voltou a ficar em vantagem no placar. Athirson, que havia acabado de entrar em campo recebeu cruzamento e cabeceou para o fundo das redes de Flávio.

FICHA TÉCNICA

América-MG 2 x 3 Portuguesa

Gols
América-MG:

Júlio César, aos 19min e aos 28min do 2º tempo
Portuguesa: Marco Antônio, aos 36min do 1º tempo e aos 31min do segundo tempo, e Athirson, aos 38min

Ponto Forte do América-MG
Jogadas pela direita com Marcos Rocha e presença de Fábio Júnior no ataque.

Ponto Forte da Portuguesa
Equipe mostrou poder de reação ao conseguir virar o jogo mesmo com um a menos.

Ponto Fraco do América-MG
Não soube segurar a vitória mesmo com a superioridade numérica.

Ponto Fraco da Portuguesa
Jogou pouco pelas alas, com os laterais quase não subindo.

Personagem do jogo
Marco Antônio: comandou o meio de campo da Portuguesa e fez dois gols.

Lance polêmico
O pênalti assinalado pelo árbitro Celio Amorim aos 29min do segundo tempo provocou a ira do time do América-MG. Otávio desarmou Fabinho dentro da área e o juiz viu falta no lance. Na sequência, Marco Antônio converteu a penalidade, obtendo o segundo gol da Portuguesa.

Esquema Tático do América-MG
3-5-2
Flávio; Gabriel, Preto (Laécio) e Otávio; Marcos Rocha, Dudu, Leandro Ferreira, Irênio e Jean Batista; Jandson (Thiago Silvy) e Fábio JúniorTécnico: Mauro Fernandes

Esquema Tático da Portuguesa
4-4-2
Weverton; Paulo Sergio, Mauricio, Preto Costa e Fabrício (Guigov); Rai, Marco Antonio, Glauber e Heverton (Marcos Paulo); Malaquias e Fabinho (Athirson)Técnico: Vadão

Cartões amarelos
América-MG: Héverton, Malaquias, Fabrício, Maurício e Marco Antônio
Portuguesa: Leandro Ferreira, Marcos Rocha, Otávio e Irênio

Cartão vermelho
Portuguesa: Glauber

Árbitro
Célio Amorim (SC)

Local
Estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)

Público
207 pagantes

Com informações da Gazeta Press.

Marco Antônio marcou duas vezes na vitória da Portuguesa
Marco Antônio marcou duas vezes na vitória da Portuguesa
Foto: Agência Lance
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade