PUBLICIDADE

Grêmio aproveita falhas do São Paulo e volta a vencer em casa

30 set 2010 - 00h01
(atualizado às 01h06)
Compartilhar

O Grêmio apostou em sua eficiência ofensiva para superar o São Paulo nesta quarta-feira. A equipe gaúcha derrotou os paulistas por 4 a 2 em duelo tricolor no Olímpico, garantindo o retorno das vitórias em Porto Alegre após derrota e empate consecutivos. Os gols gremistas foram marcados por André Lima (duas vezes), Jonas e Diego, com Rogério Ceni e Marlos descontando.

Para construir sua expressiva vitória, o Grêmio apostou nas falhas defensivas do São Paulo, que voltou a demonstrar inconsistência em sua zaga. O time paulista chegou a conseguir uma reação após estar perdendo por 2 a 0, empatando a partida, mas cedeu a vitória aos gaúchos.

Com o resultado, o Grêmio prossegue sua boa arrancada no Campeonato Brasileiro sobe para a nona colocação da tabela, com 36 pontos. Já o São Paulo, em sua segunda derrota seguida, cai para décimo, com 34 pontos.

Enfrentando problemas com lesões e suspensões, o time gaúcho foi escalado por Renato Gaúcho com Lúcio no meio de campo ao lado de Adilson. Na armação, Douglas e Gilson forneciam a bola a Jonas e André Lima.

Já o São Paulo reforçou sua defesa após a derrota por 3 a 0 para o Goiás. Miranda, Alex Silva e Xandão formaram o trio de zaga, com Rodrigo Souto caindo pela lateral direita. Pelo lado esquerdo, Carleto fez seu segundo jogo seguido como titular, enquanto Marlos e Lucas se revezavam no apoio a Ricardo Oliveira no ataque.

André Lima abre vantagem

O jogo começou morno e truncado, com as equipes tocando bola no meio de campo e cometendo faltas. O primeiro lance de perigo saiu aos 9min, em falta cobrada na intermediária por Carleto que saiu à direita do gol de Victor. O Grêmio aproveitava o erro do adversário, e passou a ameaçar com mais eficiência.

Aos 14min, Jonas cruzou e André Lima cabeceou por cima do travessão são-paulino. No minuto seguinte, Lúcio bateu cruzado e Rogério Ceni fez boa defesa. Na sequência, o lateral cobrou falta e obrigou o goleiro são-paulino a espalmar para fora da área.

A partida seguiu truncada e brigada, e o Grêmio só foi ameaçar novamente aos 27min. Jonas recebeu lançamento pela direita, cortou sobre a marcação e viu Alex Silva cortar a finalização. Dois minutos depois, o atacante aproveitou bola após cobrança de escanteio e cruzou para André Lima empurrar ao fundo do gol.

Após ser vazado, o time do São Paulo passou a atacar mais, tocando bola no campo de ataque, mas não conseguia passar pela bem postada defesa gremista. O time da casa apostava em ataques velozes e conseguiu seu segundo gol aos 39min. Edilson cobrou falta da intermediária e André Lima aproveitou indecisão da defesa para completar.

O São Paulo, porém, descontou três minutos depois. Marlos caiu na área ao ser marcado por Paulão e Gilson. O árbitro assinalou a penalidade, e Rogério Ceni cobrou no canto direito, deslocando o goleiro Victor. O Grêmio ainda teve chance de ampliar aos 44min, em bola parada de Edilson, mas o chute saiu pela linha de fundo.

Jonas e Diego ampliam

No segundo tempo, Sergio Baresi sacou Carleto, deslocando Richarlyson à lateral esquerda e lançando Cleber Santana em campo. A etapa começou animada, com o Grêmio criando boas chances ofensivas. Jonas recebeu bola na área aos 2min e chutou cruzado para a defesa de Ceni.

Quem marcou, porém, foi o São Paulo. Marlos recebeu bola pela direita aos 6min, conduziu em frente à área e chutou no canto direito de Victor para empatar a partida. Após a igualdade, o Grêmio prosseguiu com maior posse de bola, apostando em jogadas pela lateral esquerda com Lúcio. No meio de campo, o que se via era o excesso de faltas duras.

O time visitante abusava das infrações perto da área, facilitando o trabalho do Grêmio. Aos 19min, Edilson chutou da intermediária e Ceni mandou para escanteio após quase se complicar.

Quem realmente se complicou foi Cleber Santana. Aos 21min, o meio-campista errou no domínio dentro da área e bateu o braço na bola. O árbitro indicou pênalti e Jonas cobrou forte no canto direito de Rogério, garantindo seu 14º gol na competição.

Autor de dois gols, André Lima deu lugar ao estreante Diego. E o atacante conseguiu seu primeiro gol com a camisa gremista aos 28min. Lúcio passou pela marcação de Xandão e chutou no meio do gol. Ceni falhou, deu a bola nos pés de Diego e viu o quarto gol do Grêmio.

Com a vitória garantida, o time da casa manteve a bola no ataque, pressionando o São Paulo em busca de uma goleada. Aos 33min, a situação dos visitantes se complicou quando Alex Silva foi expulso após cometer falta na ponta direita do ataque gremista. A equipe anfitriã teve excelente chance de ampliar aos 38min em chute de Jonas, mas Ceni espalmou para fora.

FICHA TÉCNICA

Grêmio 4 x 2 São Paulo

Gols
Grêmio:

André Lima, aos 29min e aos 40min do 1º tempo, Jonas aos 23min do 2º tempo, e Diego, aos 28min
São Paulo: Rogério Ceni, aos 43min do 1º tempo, e Marlos, aos 6min do 2º tempo

Ponto Forte do Grêmio
Dominou o meio de campo e apostou em jogadas velozes pela esquerda para superar o São Paulo.

Ponto Forte do São Paulo
Equipe esboçou reação no início do segundo tempo.

Ponto Fraco do Grêmio
Erros de finalização impediram uma goleada no Olímpico.

Ponto Fraco do São Paulo
Defesa voltou a mostrar falhas e facilitou os ataques do Grêmio.

Isolado no ataque, Ricardo Oliveira esteve inoperante na partida.

Personagem do jogo
André Lima: marcou duas vezes e iniciou a vitória do Grêmio no Olímpico.

Lance polêmico
Aos 42min do primeiro tempo, Marlos caiu na área do Grêmio após tranco de Paulão e Gilson. O juiz marcou pênalti, convertido por Rogério Ceni.

No segundo tempo, aos 21min, a bola bateu no braço de Cleber Santana dentro da área e a arbitragem assinalou penalidade.

Esquema Tático do Grêmio
4-4-2
Victor; Edilson, Paulão, Rafael Marques e Gílson; Vilson, Adilson (Willian Magrão), Lúcio e Douglas (Maylson); Jonas e André Lima (Diego Clementino).Técnico: Renato Gaúcho

Esquema Tático do São Paulo
3-5-2
Rogério Ceni; Xandão (Bruno), Alex Silva e Miranda; Rodrigo Souto, Casemiro, Richarlyson, Lucas e Thiago Carleto (Cléber Santana); Marlos e Ricardo Oliveira. Técnico: Sérgio Baresi

Cartões amarelos
Grêmio: Paulão, André Lima, Vilson, Douglas e Rafael Marques
São Paulo: Alex Silva, Xandão, Casemiro e Cléber Santana

Cartão vermelho
São Paulo: Alex Silva

Árbitro
Ricardo Marques Ribeiro (MG)

Local
Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)

Público
25.322 espectadores

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade