PUBLICIDADE

Vasco vira contra o Goiás e escapa da "maldição do empate"

1 out 2010 - 22h53
(atualizado em 2/10/2010 às 09h25)
Compartilhar

O torcedor presente no estádio de São Januário viu uma grande reação do Vasco contra o Goiás. O time da casa superou as falhas da defesa, derrotou os visitantes por 3 a 2 de virada e evitou mais um empate. Em caso de igualdade, seria o 13º resultado do tipo para a equipe carioca no Campeonato Brasileiro.

Felipe abriu o placar para os goianos e viu Éder Luís empatar. Jones pôs os visitantes novamente em vantagem, com Max igualando o placar. Por fim, Zé Roberto fez o gol da vitória.

O triunfo deixa o Vasco na décima colocação do Brasileiro, com 36 pontos. Já o Goiás, que buscava recuperar-se de seu primeiro turno ruim, segue na zona de rebaixamento, com 25 pontos na 18ª posição.

Falhas na defesa

A partida começou morna, com a equipe do Vasco tocando a bola no meio de campo enquanto o Goiás assistia. A falta de animação no jogo, porém, durou apenas sete minutos. Marcão cobrou falta de longe, em direção à área, e Felipe dominou livre nas costas de Titi para finalizar sem chances para Fernando Prass.

O Vasco voltou a controlar a posse da bola após ser vazado, mas quem levou perigo novamente foi o Goiás. Jones passou por Titi, invadiu a área e foi desarmado por Dedé. O time visitante apostava no erro do adversário, estratégia que funcionava, uma vez que o Vasco falhava constantemente

As oportunidades do time carioca surgiam em chutes de fora da área. Aos 16min, Felipe arriscou de longe e Harlei defendeu. Cinco minutos depois, o goleiro do Goiás agarrou novamente em finalização perigosa de Éder Luís.

Na primeira boa jogada que o Vasco conseguiu tramar saiu o gol de empate. Aos 25min, Zé Roberto deixou Éder Luís na cara do gol com ótimo passe e viu o atacante tocar na saída de Harlei. A pressão carioca prosseguiu, e aos 31min, Fagner chutou de primeira por cima do travessão após boa jogada de Douglas.

Apesar do momento melhor, o Vasco acabou vazado novamente aos 34min. Em nova bobeira da zaga, Valmir Lucas deixou Jones em ótima posição para fuzilar o gol de Prass e correr para a comemoração. A situação do time da casa se complicou ainda mais quando Felipe sentiu dores no tornozelo e precisou ser substituído por Jonathan.

Ainda no primeiro tempo, o Vasco teve excelente chance de empatar aos 44min. Max recebeu passe de Rafael Carioca, passou pela marcação e chutou para a boa defesa de Harlei. O goleiro impediu o gol do time da casa e permitiu as vaias da torcida carioca ao apito de Carlos Eugênio Simon.

Zé Roberto garante a vitória

Após o intervalo, o Vasco voltou sem Titi, que fez um fraco primeiro tempo. Cesinha dividiu a zaga com Dedé. O time carioca aproveitou os minutos iniciais para pressionar o Goiás e deu trabalho à defesa visitante. A primeira boa chance saiu aos 11min, em bonito chute de Fagner que Harlei espalmou.

A pressão prosseguiu, mas sem passar pela forte marcação goiana. Apagado, Rafael Coelho deu lugar a Allan sob vaias. Aos 18min, o empate vascaíno enfim saiu. Fagner cruza pela direita e a zaga afasta para a entrada da área. Max esperava no setor e chutou de primeira para fazer um belo gol.

O Goiás apostava no contra-ataque e Douglas precisou ser parado com falta na entrada da área aos 21min. Na cobrança, Wellington Monteiro manda à esquerda da trave de Prass. Três minutos depois, o Vasco desperdiçou ótima chance de virar. Éder Luis caiu pela esquerda, fugiu de Harlei e tocou para Zé Roberto, em frente ao gol, furar o chute e deixar a bola sair pela linha de fundo.

Zé Roberto perdeu nova boa chance aos 28min, ao receber bola pela esquerda e chutar por cima do travessão de Harlei. A pressão vascaína prosseguiu, apostando nas laterais. Fagner e Max subiam bastante, e Éder Luis dava opções para o time carioca.

O gol da virada finalmente saiu aos 37min. Éder Luis tocou na área, Zé Roberto girou sobre a marcação na área e chutou para vencer Harlei. Nos minutos finais, o Goiás esboçou sair mais para o ataque em busca do empate, mas não foi capaz de superar a marcação vascaína.

FICHA TÉCNICA

Vasco 3 x 2 Goiás

Gols
Vasco:

Éder Luís, aos 26min do 1º tempo, Max, aos 18min do 2º tempo, e Zé Roberto, aos 37min
Goiás: Felipe, aos 7min, e Jones, aos 35min do 1º tempo

Ponto Forte do Vasco
Jogadas pelas laterais com Max e Fagner deram trabalho à defesa do Goiás.

Ponto Forte do Goiás
Aproveitou os espaços na defesa do Vasco no primeiro tempo e conseguiu marcar duas vezes. .

Ponto Fraco do Vasco
Com Titi em dia ruim, defesa falhou nos dois gols do Goiás.

Ponto Fraco do Goiás
Equipe não atacou no segundo tempo, sendo incapaz de passar pela forte pressão vascaína.

Personagem do jogo
Éder Luis: fez o primeiro gol do Goiás e deu passe para o tento de Zé Roberto, que garantiu a vitória.

Esquema Tático do Vasco
4-4-2
Fernando Prass; Fagner, Titi (Cesinha), Dedé e Max; Rafael Carioca, Rômulo, Felipe (Jonathan) e Zé Roberto; Eder Luis e Rafael Coelho (Allan). Técnico: Paulo César Gusmão

Esquema Tático do Goiás
3-5-2
Harley, Marcão, Valmir Lucas e Ernando; Wendell (Rithelly), Jonilson, Amaral e Wellington Monteiro e Junior (Douglas); Jones e Felipe (Éverton Santos). Técnico: Jorginho

Cartões amarelos
Goiás: Rithelly

Árbitro
Carlos Eugênio Simon (RS)

Local
Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade