PUBLICIDADE

Goleiro faz lambança, Figueirense vence Ponte e é novo líder

1 out 2010 - 22h51
(atualizado às 23h38)
Compartilhar

O Figueirense não está disposto a perder a vaga para a Série A do Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira, em jogo pela 26ª rodada da Série B, o time recebeu a Ponte Preta em Santa Catarina e venceu por 4 a 2, graças a uma falha do goleiro Eduardo Martini. Assim, alcançou - ainda que de forma provisória - a liderança da competição.

Com o placar desta sexta-feira, o time do técnico Márcio Goiano chegou aos 48 pontos, contra 47 do Coritiba - que joga neste sábado e depende de si para reassumir a ponta. A Ponte, por sua vez, segue com 41 pontos, mas perdeu o quinto lugar para o Sport (que venceu o América-RN) e torce contra o São Caetano para não ser ainda mais ameaçada na briga pelo G-4.

Apesar de jogar fora de casa, a Ponte começou se mostrando disposta para o jogo e até mesmo dominando os catarinenses. Aos 16min do primeiro tempo, Ivo avançou pela direita e cruzou para a área, mas o goleiro Wilson saiu para cortar o perigo. Porém, sem se assustar, o time catarinense logo foi para a frente e abriu vantagem confortável para buscar os três pontos.

Primeiro, fez 1 a 0 aos 21min, em pênalti que o ex-palmeirense Souza cometeu sobre Túlio - Reinaldo bateu alto, no ângulo de Eduardo Martini, e fez. Depois, aos 24min, Juninho cobrou falta pela direita e mandou a bola na cabeça de Roger Carvalho, que colocou no canto esquerdo do goleiro campineiro para ampliar.

No segundo tempo, porém, a Ponte mostrou que ainda queria jogo, e diminuiu logo aos 4min: após ganhar da marcação pela direita, Souza arriscou um chute rasteiro e contou com o gramado molhado para vencer Wilson. Porém, os anfitriões logo abafaram com pressão - com um chute de Maicon na trave aos 13min e com uma bela defesa de Eduardo Martini aos 14min na cabeçada de Fernandes.

Talvez sentindo a pressão, Eduardo Martini falhou feio no terceiro gol catarinense. Aos 32min, o goleiro recebeu o recuo da defesa e, sozinho, tentou sair jogando. Porém, Willian aproveitou e interceptou o toque de Martini, avançando sozinho para o gol vazio e marcando o terceiro.

O Figueirense consolidou sua vitória com o gol de Maicon, concluindo o cruzamento rasteiro de João Felipe aos 46min. A Ponte, derrotada, diminuiu em cobrança de falta de Bruno Collaço aos 47min, mas tentará a reação na próxima sexta-feira, quando visita o América-RN pela 27ª rodada. No dia seguinte, o Figueirense encara o Vila Nova no Serra Dourada.

FICHA TÉCNICA

Figueirense 4 x 2 Ponte Preta

Gols

Figueirense: Reinaldo, aos 21min, e Roger Carvalho, aos 24min do primeiro tempo; Willian, aos 32min, e Maicon, aos 46min do segundo tempo

Ponte Preta: Souza, aos 4min, e Bruno Collaço, aos 47min do segundo tempo

Ponto Forte do Figueirense

Contou com um setor ofensivo que se movimentou bem e confundiu a marcação

Ponto Forte da Ponte Preta

Ivo, motor do meio de campo, responsável pela criação de boas jogadas

Ponto Fraco do Figueirense

Usou pouco as laterais do campo

Ponto Fraco do Ponte Preta

A defesa, muito vulnerável na partida

Personagem do jogo

Eduardo Martini, que falhou feio e jogou um balde de água fria na reação

Lance polêmico

No lance do pênalti para o Figueirense no primeiro tempo, Souza alegou não ter derrubado Túlio. Apesar do aparente toque na área, o volante reclamou não ter tido contato suficiente para levar o rival ao chão.

Esquema Tático do Figueirense

4-4-2

Wilson; Lucas, João Paulo, Roger Carvalho e Juninho; Ygor, Túlio (João Filipe), Maicon e Fernandes (Helder); Reinaldo (Vinícius Pacheco) e Willian. Técnico: Márcio Goiano

Esquema Tático da Ponte Preta

4-4-2

Eduardo Martini; Everton Silva (Moacir), Naldo, Diego Jussani e Bruno Collaço; Guilherme, Josimar, Souza e Ivo; Kieza (Pablo Escobar) e Reis. Técnico: Jorginho

Cartões Amarelos

Figueirense: João Paulo, Maicon, Helder e Roger Carvalho

Ponte Preta: Reis, Souza e Naldo

Árbitro

João Batista de Arruda (RJ)

Local

Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)

De pênalti, Reinaldo marcou o primeiro da vitória do Figueirense em casa
De pênalti, Reinaldo marcou o primeiro da vitória do Figueirense em casa
Foto: Rubens Flôres / Futura Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade