PUBLICIDADE

Zé Eduardo faz três, Santos vence e Flu vê ponta ameaçada

6 out 2010 - 21h22
(atualizado em 7/10/2010 às 02h29)
Compartilhar

No retorno de Fred, quem brilhou foi Zé Eduardo. O atacante marcou três vezes e garantiu a vitória do Santos nesta quarta-feira, no Engenhão, por 3 a 0 sobre o Fluminense. Com o resultado, a equipe "ajuda" o rival Corinthians, que disputa a liderança do Campeonato Brasileiro com o time tricolor.

O Fluminense segue na ponta com a derrota, mas perde a chance de abrir vantagem. Para a sorte da equipe do técnico Muricy Ramalho, o time do Parque São Jorge foi derrotado pelo Atlético-MG de virada fora de casa por 2 a 1, o que impediu a ascensão corintiana.

Sem Mariano, que está em Abu Dhabi com a Seleção Brasileira, o Fluminense contou com a estreia de Marquinhos na lateral direita. Deco foi outro desfalque de Muricy Ramalho, este por lesão - Marquinho o substituiu. No ataque, Washington vestiu a 99, uma vez que a 9 ficou com Fred no banco.

Já o Santos não contou com os defensores Edu Dracena e Bruno Rodrigo, ambos no departamento médico, e Vinícius formou a dupla de zaga com Durval. As lesões foram fundamentais para a escalação da equipe, que não contou com nove atletas, entre eles o meia Marquinhos e o atacante Marcel. Alan Patrick e Zé Eduardo foram titulares.

Começo sem gols

O jogo começou animado, com as duas equipes trocando passes rápidos. A bola ficava na intermediária, com os times buscando chances. A primeira boa oportunidade do Santos saiu aos 6min, quando Neymar invadiu a área e foi desarmado por Gum. No minuto seguinte, Marquinho fez boa jogada e tocou para Rodriguinho finalizar: Rafael defendeu.

O Fluminense ameaçou novamente aos 11min, em cobrança de falta de Marquinho que obrigou Rafael a fazer nova defesa. Os times aproveitavam o vazio no meio pelo esquema aberto de ambos, fazendo com que as defesas trabalhassem bastante. O Santos apostava na troca de passes, enquanto os anfitriões usavam a bola em profundidade e a jogada aérea.

Aos 21min, Conca desviou após lance pelo alto e a bola passou perto do gol de Rafael. Apesar do jogo aberto no meio de campo, as zagas demonstravam eficiência, dificultando o trabalho dos atacantes. Zé Eduardo chutou da entrada da área para evitar a defesa, e mandou a bola perto do travessão.

O time da casa voltou a ameaçar aos 29min, em cobrança de escanteio, quando a bola passou por Leandro Euzébio e Conca mandou por cima do travessão. A resposta do Santos saiu aos 36min, em chute de Neymar que passou próximo do gol rival.

Show de Zé Eduardo

No segundo tempo, o Flu voltou com duas mudanças. Fred retornou à equipe substituindo Washington, enquanto o setor defensivo foi reforçado com André Luis no lugar de Marquinhos.

Com três minutos de jogo, Fred fez sua primeira jogada, com toque de calcanhar para Conca, que chutou para a defesa do goleiro Rafael.

O Fluminense começou melhor o segundo tempo, mantendo a posse de bola e deixando o Santos somente com a alternativa do contra-ataque. Mesmo assim, quem marcou foi o time visitante.

Neymar invadiu a área aos 11min, tocou na saída do goleiro e acertou a trave. No rebote, o próprio atacante arriscou novamente, para bater no poste. A bola, então, sobrou para Zé Eduardo, que acertou uma bicicleta para abrir o placar.

Dois minutos depois, o Fluminense ficou muito perto do empate, em chute de primeira de Rodriguinho após cruzamento de Carlinhos que passou rente à trave direita de Rafael. A próxima boa oportunidade saiu sete minutos depois, em chute de Carlinhos da entrada da área que explodiu na trave.

O Santos passou a jogar com mais calma, buscando gastar o tempo. Com dificuldades para tocar a bola, o Fluminense arriscou novamente a bola aérea, mas sem conseguir vencer os defensores paulistas. O castigo veio aos 29min, em novo gol. Zé Eduardo aproveitou chutão de Durval para dominar a bola e bater cruzado na saída de Rafael, fazendo um golaço no Engenhão.

O segundo gol de Zé Eduardo diminuiu o ímpeto rival. O time carioca passou a jogar com mais timidez, assustando somente em bola parada. Aos 32min, Conca chutou da entrada da área e Rafael pegou. Três minutos depois, o argentino teve nova oportunidade em cobrança de falta, e dessa vez o goleiro do Santos precisou fazer grande defesa.

O golpe de misericórdia do time paulista saiu aos 42min. Alex Sandro fez boa jogada pela ponta esquerda e cruzou para Zé Eduardo apenas empurrar para o fundo das redes. Nos minutos finais, o Fluminense buscou o gol de honra em bola aérea, mas a defesa santista, garantiu a boa vitória.

FICHA TÉCNICA

Fluminense 0 x 3 Santos

Gols

Santos: Zé Eduardo, aos 11min, aos 29min e aos 42min do 2º tempo

Ponto Forte do Fluminense
Marcação esteve eficiente durante o primeiro tempo, dando pouco espaços ao Santos.

Ponto Forte do Santos
Defesa deu poucos espaços ao Fluminense, especialmente na bola áerea.

Ponto Fraco do Fluminense
Se no primeiro tempo a defesa esteve bem, na etapa complementar sucumbiu aos contra-ataques do Santos, permitindo os três gols de Zé Eduardo.

Ponto Fraco do Santos
Erros de finalização no primeiro tempo impediram uma vitória mais cedo.

Personagem do jogo
Zé Eduardo: marcou três vezes e deu a vitória ao Santos.

Esquema Tático do Fluminense
4-4-2
Rafael; Marquinhos, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Valencia, Diogo, Marquinho (André Luís) e Darío Conca; Rodriguinho e Washington (Fred).Técnico: Muricy Ramalho

Esquema Tático do Santos
4-4-2
Rafael; Pará, Vinícius, Durval e Léo (Breitner); Roberto Brum, Arouca, Danilo e Alan Patrick (Alex Sandro); Neymar e Zé Eduardo (Felipe Anderson).Técnico: Marcelo Martelotte

Cartões amarelos
Fluminense: Valencia, André Luís e Rodriguinho
Santos: Vinícius, Léo e Roberto Brum

Árbitro
Sandro Meira Ricci (DF)

Local
Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade