PUBLICIDADE

Com gol de Morais, Bahia vence e segue sonhando com Série A

9 out 2010 - 18h05
(atualizado às 20h44)
Compartilhar

O Bahia conquistou uma importante vitória na briga pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Guaratinguetá por 2 a 1 neste sábado, no Estádio de Pituaçu. O resultado manteve a equipe nordestina no G-4 da segunda divisão, na terceira colocação do certame com 48 pontos - mesmo número do Figueirense, vice-líder, que foi derrotado pelo Vila Nova por 3 a 1.

Adriano abriu o placar aos 8min do primeiro tempo e fez explodir a torcida baiana, que lotou o local e apoiou o time do início ao fim. O meia Morais fez o segundo, aos 3min da etapa complementar, de pênalti. Guaru descontou para o time visitante, aos 37min.

Atuando no Estádio de Pituaçu o Bahia, conseguiu se recuperar, neste sábado, da goleada por 4 a 2 sofrida contra o Icasa, em seu último jogo como mandante.

O time nordestino dominou o jogo durante todo o primeiro tempo e por boa parte do segundo, mas isso não foi suficiente para que a equipe não sofresse um sufoco no final, quando o Guaratinguetá teve chances de empatar a partida.

Logo aos quatro minutos de jogo o Bahia conseguiu criar a sua primeira chance de gol. Após uma tabela com Adriano, o atacante Everton teve condições de finalizar, mas foi travado a tempo pelo zagueiro Jorge Luiz. Dois minutos depois, Adriano invadiu a área e acertou um lindo chute no travessão, que ainda bateu em cima da linha do gol, mas não entrou.

A pressão inicial deu resultado para a equipe da casa aos oito minutos, quando o atacante Adriano apareceu novamente livre na frente do goleiro Jailson. Desta vez, ele não titubeou, e bateu de primeira, de perna esquerda, para abrir o placar.

Após o primeiro gol a partida ficou mais aberta, e o Guaratinguetá melhorou no jogo. Aos 22 minutos o lateral Régis foi o responsável pela primeira boa chance do clube paulista. Ele bateu forte de fora da área e a bola passou perto do gol de Fernando.

Porém, o Bahia seguiu mais perigoso na partida, e teve duas chances seguidas de aumentar a vantagem. Na primeira, aos 25 minutos o atacante Adriano recebeu na área, driblou o goleiro Jaílson e rolou para Morais, que desperdiçou a oportunidade batendo fraco para o meio.

Dois minutos mais tarde o lateral direito Jancarlos bateu cruzado para a área e Adriano, com o gol livre, conseguiu mandar a bola por cima da meta.

Nos minutos restantes do primeiro tempo o Guaratinguetá não se intimidou com a desvantagem, e buscou levar perigo à meta de Fernando. No entanto, a equipe paulista falhava nas finalizações.

A última chance do primeiro tempo foi favorável ao Bahia, em um chute forte de fora da área do meia Hélder que foi bem defendido pelo goleiro Jaílson.

Na volta para o segundo tempo, a equipe da casa conseguiu, logo no começo, um pênalti ao seu favor. O lateral Ávine invadiu a área e foi derrubado por Léo Silva. Na cobrança, o meia Morais cobrou e ampliou o placar para o Bahia: 2 a 0.

O gol fez com que o Guaratinguetá se arriscasse mais no ataque e passasse a dominar a partida. Aos 26 minutos, Jhon saiu cara do gol, mas o goleiro Fernando fechou bem o ângulo e conseguiu espalmar a bola.

Aos 35 minutos a pressão do Guaratinguetá deu resultado. Após o zagueiro Nen aplicar um carrinho em Jhon, o árbitro marcou pênalti para a equipe paulista. Na cobrança, dois minutos mais tarde, Guarú bateu, o goleiro Fernando defendeu mas, no rebote, o mesmo Guarú diminuiu para os visitantes.

O gol animou os paulistas, que tiveram uma chance de empatar o jogo logo no minuto seguinte, numa cabeçada perigosa de Gustavo Bastos.

Com muita disposição, o Guaratinguetá foi para cima do Bahia nos minutos finais, e quase conseguiu a sua meta. Aos 42 minutos, o meia Morais, da equipe da casa, tentou simular um pênalti e acabou levando o segundo cartão amarelo, que resultou em sua expulsão de campo. Logo em seguida, Guaru marcou para os paulistas, mas o assistente marcou impedimento.

Muito ofensivo, o Guaratinguetá oferecia os contra-ataques para o adversário. Em um deles, o lateral Jancarlos cruzou para Marcone que, livre, conseguiu cabecear por cima do travessão.

No fim, apesar da pressão do time visitante, o Bahia conseguiu manter a vitória, que levou a equipe para a terceira posição da Série B. O Guaratinguetá, por sua vez, se manteve na décima posição, na zona intermediária da tabela.

Com o revés, o Guaratinguetá permaneceu com 38 pontos, na 10ª colocação do torneio nacional. A equipe paulista encara o Paraná Clube na próxima rodada, em São Paulo. O Bahia, por sua vez, encara o São Caetano, no ABC paulista. Ambas as partidas serão na terça-feira, dia 12 de outubro.

Com informações da Gazeta Esportiva.

FICHA TÉCNICA

Bahia 2 x 1 Guaratinguetá

Gols
Bahia:

Adriano, aos 8min do 1º tempo, e Morais, aos 3min
Guaratinguetá: Guaru , aos 37min do 2º tempo

Ponto Forte do Bahia
O atacante Adriano, que desequilibrou a partida.

Ponto Forte do Guaratinguetá
As substituições do técnico deram resultado e a equipe quase empatou,

Ponto Fraco do Bahia
Relaxou após marcar o segundo gol e passou sufoco no fim.

Ponto Fraco do Guaratinguetá
Desatenção no início dos tempos foi crucial para o resultado

Personagem do jogo
Adriano, que foi muito bem no ataque do Bahia.

Lance polêmico
No começo do jogo, Adriano chutou uma bola no travessão e ficou a dúvida se o lance entrou ou não na meta adversária

Lance bizarro
Aos 32min do segundo tempo o árbitro tropeçou sozinho e caiu de bunda na grama do estádio

Esquema Tático do Bahia
4-4-2
Fernando; Jancarlos, Alison, Nen e Ávine; Fábio Bahia, Marcone, Hélder (Vander) e Morais; Adriano (Rodrigo Gral) e Everton (Luizão). Técnico: Márcio Araújo

Esquema Tático do Guaratinguetá
4-4-2
Jailson; Éder, Jorge Luiz, Gustavo Bastos e Régis; Goéber, Gercimar (Guarú), Léo Silva e Marcinho (Luis Felipe); Serginho e Vagner Carioca (Jhon). Técnico: Roberto Fonseca

Cartões amarelos
Bahia: Nen, Morais e Adriano
Guaratinguetá: Gercimar, Léo Silva e Jorge

Cartões vermelhos
Bahia: Morais

Árbitro
Wladyerisson Silva de Oliveira (CE)

Local
Estádio Pituaçu, em Salvador (BA)

Adriano foi um dos melhores em campo na vitória do Bahia
Adriano foi um dos melhores em campo na vitória do Bahia
Foto: Eduardo Martins/A Tarde / Futura Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade