PUBLICIDADE

Coritiba massacra lanterna e garante festa dos 101 anos

12 out 2010 - 21h18
(atualizado em 13/10/2010 às 10h23)
Compartilhar

No dia em que completou 101 anos, o Coritiba goleou o América-RN por 5 a 1 nesta terça-feira, garantindo a festa da torcida presente ao Couto Pereira. Líder da Série B, o time paranaense garante sua boa vantagem na ponta da tabela, e espera o resultado do confronto entre Náutico e América-MG para saber quantos pontos terá em relação ao segundo colocado.

Já o América-RN caiu para a última colocação da tabela, uma vez que o Ipatinga derrotou o Vila Nova também nesta terça. Os potiguares têm 26 pontos na lanterna.

A vitória do Coritiba foi traçada no primeiro tempo, em que a equipe da casa abriu vantagem de 3 a 0. Após o intervalo, o time passou a errar muitas finalizações e viu o América-RN esboçar uma reação, mas marcou mais duas vezes, garantindo a goleada. Na próxima rodada, o Coritiba terá pela frente o Sport Recife, sábado, no Ilha do Retiro, na capital pernambucana. Já o América-RN enfrenta o Bragantino, no mesmo dia, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.

O jogo

O Coritiba queria completar a festa do torcedor e iniciou pressionando. Aos dois minutos, Jeci tentou resolver sozinho no meio da defesa e foi desarmado. No lance seguinte, o zagueiro desviou cruzamento de cabeça, pela linha de fundo. O gol parecia questão de tempo e aconteceu aos nove minutos. Depois de jogada de Rafinha, Leonardo apareceu para desviar para o fundo das redes.

O América-RN não se encontrava em campo e apenas assistia o adversário jogar. Aos 12min, Fabinho Capixaba recebeu ótimo lançamento, mas se enrolou com a bola. O jogo, no entanto, ficou truncado, ainda com posse de bola maior do time da casa. Aos 22min, em cobrança de falta, Enrico fez o levantamento fechado e o ataque derrubou o goleiro Rodolpho. Mas, aos 25min, Triguinho recebeu com o gol escancarado e não perdeu a chance para ampliar.

A pior defesa da competição deixava o Coritiba jogada e a goleada começou a ser escrita aos 30min, mais uma vez com Leonardo, que aproveitou cruzamento para desviar para o fundo do gol. O América finalmente chutou em direção ao gol aos 37min, em cobrança de falta de Saulo, que carimbou a barreira e ganhou escanteio.

Depois do intervalo, o Coritiba voltou em busca do quarto gol e quase conseguiu aos 3min, com Rafinha, que abriu espaço na defesa e mandou a bomba no travessão. A resposta veio aos 5min, com Vélber, que tentou duas vezes e parou nas mãos de Edson Bastos.

O ritmo do jogo diminuiu, com o Coritiba ainda superior, mas administrando o resultado, sem correr riscos. Aos 13min, lançamento para Enrico, que chutou forte, pro cima do gol. Vendo a possibilidade de ampliar, o técnico Ney Franco mudou o esquema, tirando um dos zagueiros para a entrada do atacante Marcos Aurélio. O efeito foi contrário e, Vavá, que havia acabado de entrar, descontou aos 21min. O gol fez o treinador coxa-branca mudar de idéia e colocar mais um defensor.

Passado o susto, o Coritiba voltou ao ataque e o goleiro Rodolpho apareceu com destaque, parando Marcos Aurélio duas vezes, aos 27min e aos 30min, ambas às vezes na cara do gol. Porém, aos 35min, não teve perdão. Depois de cobrança de escanteio, a bola sobrou para Tcheco lançar Rafinha, que tocou na saída do goleiro para ampliar. Ainda houve tempo de Marcos Aurélio, aos 47min, marcar o seu e dar números finais ao jogo.

FICHA TÉCNICA

Coritiba 5 x 1 América-RN

Gols
Coritiba:

Leonardo, aos 9min e aos 30min, Triguinho, aos 25min do 1º tempo, Rafinha, aos 34min do 2º tempo, e Marcos Aurélio, aos 46min
América-RN: Vavá, aos 21min do 2º tempo

Ponto Forte do Coritiba
Liderado por Rafinha, o setor ofensivo do time controlou o adversário e conseguiu a goleada.

Ponto Forte do América-RN
A equipe esboçou uma reação no segundo tempo com a entrada de Vavá .

Ponto Fraco do Coritiba
No início do segundo tempo, a equipe diminuiu de ritmo e abusou dos erros de finalizações.

Ponto Fraco do América-RN
Defesa demonstrou fragilidade e permitiu a goleada.

Personagem do jogo
Leonardo: marcou duas vezes e se destacou no primeiro tempo.

Esquema Tático do Coritiba
4-4-2
Edson Bastos; Pereira, Jeci e Lucas Mendes (Marcos Aurélio); Fabinho Capixaba, Leandro Donizete (Tcheco), Léo Gago, Rafinha e Triguinho; Enrico (Andrade) e Leonardo.Técnico: Ney Franco

Esquema Tático do América-RN
4-4-2
Rodolpho; Richardson (Carlos Alberto), Cléber, Luizão e Negretti; Eliélton, Saulo, Esley e Reinaldo (Vavá); Vélber (Roni Dias) e Marcelo Brás.Técnico: Dado Cavalcanti

Cartões amarelos
América-RN: Negretti, Richardson

Árbitro
Anderson Daronco (RS)

Local
Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)

Com informações da Gazeta Press.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade