PUBLICIDADE

Após oito empates, Botafogo bate Vitória e mira Libertadores

23 out 2010 - 20h23
(atualizado às 23h38)
Compartilhar

Os triunfos enfim voltaram ao caminho do Botafogo. A equipe carioca recebeu o Vitória no Engenhão e venceu por 1 a 0, encerrando longa sequência de oito empates. Além disso, o time do técnico Joel Santana reaviva o sonho por uma vaga na Copa Libertadores com o triunfo deste sábado.

O Botafogo dorme em quinto na tabela do Campeonato Brasileiro, dentro da zona de classificados para o torneio sul-americano, uma vez que o quarto posicionado Santos já tem vaga na competição. Já o Vitória segue ameaçado, próximo à zona do rebaixamento. Os baianos estão na 16ª colocação, com 34 pontos.

A forte chuva que castigou o Rio de Janeiro diminuiu as condições de jogo, além de deixar o gramado encharcado. As equipes se basearam na bola parada para ameaçar no início do jogo. Aos 8min, Jefferson correu para defender falta, espalmou para dentro da área e viu Wallace cabecear para fora.

O Vitória esboçou uma pressão e, aos 10min, Ramon por cima do travessão ao receber bola na entrada da área. Com o passar da partida, o Botafogo passou a tomar controle da partida, mantendo os baianos em seu campo de defesa e tendo como opção o contra-ataque.

Apesar de não ter o controle da partida, o Vitória era quem mais ameaçava. Aos 17min, Júnior finalizou cruzado e Jefferson espalmou para dentro da área. Na sequência, Adaílton arriscou o chute e acertou Márcio Rosário. O Botafogo respondeu nove minutos depois, em cruzamento que buscou Jobson e foi afastado por Nino Paraíba.

A bola parada voltou ser o meio explorado pelas equipes. Aos 37min, Ramon arriscou pela ponta esquerda e mando próximo ao travessão. Na tentativa de Marcelo Cordeiro, saiu o primeiro gol do jogo. O lateral esquerdo acertou ângulo direito de Viáfara aos 44min, fazendo um bonito tento no Engenhão.

O Botafogo voltou do intervalo determinado a ampliar rapidamente. Aos 4min, Marcelo Mattos aproveitou sobra de Lúcio Flávio e finalizou para longe do gol após cortar a marcação. O lance deixou Loco Abreu irritado, uma vez que o uruguaio estava em posição melhor para finalizar.

A resposta do Vitória saiu somente aos 14min, em rápida troca de passes na área carioca que terminou em finalização de Ramon em cima da marcação. O jogo começou a ficar mais aberto, especialmente a partir da entrada de Edno. O meia substituiu o lesionado Marcelo Cordeiro, e começou a dar espaços para ataques do time baiano.

Aos 22min, Alessandro enfiou para Somália que finalizou fraco, facilitando a defesa de Viáfara. O Botafogo passou a atacar mais, mas perdia as oportunidades que criava, o que incomodava a torcida. Aos 27min, Jobson optou por finalizar para a defesa do goleiro do Vitória, em vez de tocar para o livre Loco Abreu completar.

O Vitória seguiu perigoso em contra-ataques, mas perdia as poucas chances criadas. Enquanto isso, o Botafogo abusava dos erros no ataque, dando chance ao empate. Aos 41min, Renato Cajá cobrou falta, a bola sobrou na área após desvio de Leandro Guerreiro e ninguém do time carioca apareceu para completar. Nos instantes finais, a equipe baiana partiu para uma pressão, mas parou no goleiro Jefferson.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 1 x 0 Vitória

Gols
Botafogo:

Marcelo Cordeiro, aos 44min do 1º tempo

Ponto Forte do Botafogo
A marcação fez trabalho eficiente, dando poucos espaços ao time do Vitória.

Ponto Forte do Vitória
Goleiro Viáfara esteve bem quando foi exigido .

Ponto Fraco do Botafogo
Quando chegaram em frente ao gol, os atacantes do Botafogo abusaram dos erros de finalização, tornando o fim da partida dramático. Além disso, os atletas foram "egoístas" em alguns lances, deixando de tocar para um companheiro mais bem posicionado e arriscando finalizações erradas..

Ponto Fraco do Vitória
Atacantes pouco fizeram, facilitando a marcação do Botafogo.

Personagem do jogo
Marcelo Cordeiro: marcou o gol da vitória do Botafogo em linda cobrança de falta.

Esquema Tático do Botafogo
4-4-2
Jéfferson; Leandro Guerreiro, Danny Morais e Márcio Rosário; Alessandro, Somália, Marcelo Mattos, Lucio Flavio (Renato Cajá) e Marcelo Cordeiro (Edno); Jobson (Fahel) e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana

Esquema Tático do Vitória
4-4-2
Viáfara; Nino Paraíba, Wallace, Anderson Martins e Rafael Cruz; Neto Coruja (Vanderson), Bida, Jonas e Ramon (Henrique); Adailton e Júnior (Elkesson) Técnico: Antônio Lopes

Cartões amarelos
Botafogo: Somália
Vitória: Bida, Neto Coruja, Júnior, Nino Paraíba e Adaílton

Árbitro
Márcio Chagas da Silva (RS)

Local
Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade