PUBLICIDADE

Volante faz dois, Vasco vence lanterna e alivia PC Gusmão

4 nov 2010 - 22h53
(atualizado em 5/11/2010 às 07h10)
Compartilhar

Depois de um início de semana conturbado, em que o cargo do técnico Paulo César Gusmão foi colocado à prova, o Vasco conseguiu apagar a confusão externa e retomou o caminho das vitórias no Campeonato Brasileiro após três rodadas de jejum. Na noite desta quinta-feira, o clube de São Januário venceu o Grêmio Prudente por 2 a 1 e aliviou a situação do treinador.

O grande herói do confronto no Rio de Janeiro acabou sendo o volante Rômulo. Autor de dois gols, o jogador promoveu a reviravolta do Vasco no duelo. O clube de São Januário, já pressionado pela torcida, passou a ser perseguida depois de os paulistas abrirem o marcador logo no início do duelo. No entanto, diante do lanterna, o Vasco se impôs e conseguiu os três pontos.

O resultado positivo faz o Vasco terminar a 33ª rodada da Série A com 45 pontos. A vitória deixa o time alvinegro uma posição acima da qual iniciou a jornada - 11º. Em contrapartida, o Grêmio Prudente conta os jogos para se despedir da elite do futebol nacional. Com somente 24 tentos somados e na lanterna, o clube do interior paulista já sofre com uma desvantagem de 12 em relação ao Guarani, primeiro clube fora da zona do rebaixamento.

Embalado pela vitória, o Vasco volta a campo no próximo final de semana para um clássico. No domingo, a partir das 19h30 (de Brasília), a equipe de PC Gusmão terá pela frente o líder Fluminense, no estádio do Engenhão. Por outro lado, o Grêmio Prudente buscará a reabilitação diante do Goiás na mesma data, mas às 17h.

Precisando da vitória para aliviar a situação de PC Gusmão, que chegou a afirmar que não estava à vontade no clube, o Vasco começou a partida pressionando, mas sofreu um castigo logo aos 9min. Depois de perder pelo menos duas oportunidades claras de gol, o time de São Januário viu Adriano Pimenta receber pela ponta esquerda, driblar dois zagueiros e chutar de bico para fazer 1 a 0.

Atrás no marcador logo com 10min, o Vasco sofreu com algumas manifestações de insatisfação nas arquibancadas. E, pressionado, o clube de São Januário dependeu da habilidade e experiência do meia Felipe para reagir. Do pé canhoto do camisa 6, a equipe carioca conseguiu reverter o marcador de uma maneira impressionante.

Aos 29min, Felipe cobrou falta para dentro da área e viu o goleiro Sidney errar na saída. Bem posicionado, o volante Rômulo antecipou ao camisa 1 do Grêmio Prudente e empatou. Dois minutos depois, em jogada praticamente semelhante, o mesmo meio-campista venceu novamente a defesa adversária pelo alto para virar o marcador.

A vantagem trouxe a tranquilidade necessária para o Vasco administrar até o final da primeira etapa. A qualidade técnica superior e o apoio da torcida fez o time de PC Gusmão controlar a partida e amenizar qualquer tipo de pressão do Grêmio Prudente.

Durante a segunda etapa, precisando do resultado, o time paulista externou o desânimo que aproxima o Grêmio Prudente do rebaixamento à Série B. Melhor em campo, o Vasco ficou próximo de marcar o terceiro gol por diversas oportunidades. A melhor delas ocorreu logo aos 7min, quando Zé Roberto tentou tocar de letra dentro da área, mas furou e viu a bola ultrapassar toda a área.

Em desvantagem no marcador, o Grêmio Prudente tentou pressionar o Vasco. Todavia, uma fraca atuação do setor de criação e, especialmente dos atacantes, impediu o time paulista de buscar o empate. Melhor para o time carioca, que segurou o resultado construído na primeira etapa, aliviando a situação de Paulo César Gusmão.

FICHA TÉCNICA

Vasco 2 x 1 Grêmio Prudente

Gols

Vasco: Rômulo, aos 29min e aos 31min do primeiro tempo

Grêmio Prudente: Adriano Pimenta, aos 9min do primeiro tempo

Ponto Forte do Vasco

Eficiência nas bolas aéreas e nas jogadas pela ala direita, especialmente com Fagner

Ponto Forte do Grêmio Prudente

A marcação sobre Zé Roberto e Éder Luís, principais atletas ofensivos do Vasc

Ponto Fraco do Vasco

Éder Luís e Zé Roberto em noite pouco inspirada

Ponto Fraco do Grêmio Prudente

Falta de criação no meio-campo e pouca objetividade no ataque

Personagem do jogo

Rômulo, do Vasco, autor de dois gols no jogo

Lance polêmico

A principal polêmica do jogo ocorreu por volta dos 10min do segundo tempo, quando o meia-atacante Rhayner foi derrubado por Jumar dentro da área. O árbitro, longe do lance, não marcou a infração

Esquema Tático do Vasco

4-4-2

Fernando Prass; Fagner, Dedé, Cesinha e Max; Jumar, Rafael Carioca (Rafael Carioca) (Fumagalli), Rômulo e Felipe; Eder Luis (Jonathan) e Zé Roberto. Técnico: Paulo César Gusmão

Esquema Tático do Grêmio Prudente

4-4-2

Sidney; Diego (Cleidson), Bruno Ribeiro, Leonardo e Anderson Luis; Roberto, João Vitor (Rafael Martins), Adriano Pimenta e Rhayner (Renan); Wesley e VanderleyTécnico: Fábio Giuntini

Cartões Amarelos

Vasco: Felipe e Zé Roberto

Grêmio Prudente: Leonardo e Diego

Árbitro

André Luiz Castro (GO)

Local

Estádio de São Januário

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade