PUBLICIDADE

Em reencontro com Dorival, Neymar faz 2 e complica Atlético-MG

6 nov 2010 - 21h35
(atualizado em 7/11/2010 às 01h13)
Compartilhar

Antes da partida, Neymar abraçou Dorival Júnior e deu um beijo no ex-técnico no aguardado reencontro entre os dois. No entanto, quando a bola rolou, o jovem atacante marcou duas vezes e ajudou o Santos a empatar por 2 a 2 com o Atlético-MG neste sábado, na Arena do Jacaré, mantendo o time mineiro em posição delicada no Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, a equipe de Dorival assume provisoriamente a 16ª colocação, com 36 pontos, mesmo número que o Guarani, primeiro na zona do rebaixamento e que só entra em campo no domingo. O time ainda pode ver a aproximação de Avaí (33 pontos) e Goiás (31) no complemento da jornada.

Enquanto o Atlético-MG lutará desesperadamente contra o descenso, o Santos, já garantido na Libertadores após conquistar com Dorival a Copa do Brasil, deve apenas cumprir tabela nas quatro rodadas finais do Brasileiro. O time paulista tem 51 pontos e remotas chances de título.

O duelo foi disputado sob uma insistente chuva no interior mineiro e exigiu muito dos atletas. Só o primeiro tempo teve uma hora de duração. Não bastasse o gramado pesado e o temporal, uma queda de energia elétrica paralisou o jogo por nove minutos pouco depois do início.

O Santos a princípio lidou melhor com as condições adversas e abriu o placar aos 16min, três minutos depois de a luz voltar pela primeira vez. E com Neymar, que recebeu na meia esquerda e chutou forte de fora da área no canto, dando o primeiro golpe da noite na equipe de Dorival (o jogador foi considerado um dos responsáveis pela queda do treinador no clube em setembro).

Após o gol, os donos da casa pressionaram e encurralaram o rival no setor defensivo. Aos 20min, Diego Tardelli desviou de cabeça cruzamento de Rafael Cruz e Rafael fez grande defesa. Já o Santos só assustou em chute de longe de Marquinhos, defendido em dois tempos por Renan Ribeiro. Aos 32min, Dorival teve que fazer a primeira alteração: Zé Luis, machucado, saiu para a entrada de Alê.

O time mineiro seguiu no ataque e buscou a igualdade pouco depois. Serginho cruzou da direita e Diego Tardelli não perdoou aos 33min. Daí até o intervalo, porém, o jogo não foi bom para a torcida atleticana. Marquinhos quase marcou após passe de Neymar e outro apagão deixou a torcida às escuras debaixo de chuva por mais sete minutos.

Mas os donos da casa voltariam a se animar na etapa final. Após Neymar quase marcar em jogada individual, o Atlético-MG foi mais eficiente no ataque e virou. Aos 14min, Renan Oliveira chutou de fora da área, no canto direito, exigindo uma defesa parcial de Rafael. No rebote do goleiro, Obina estava atento e mandou a bola para o fundo das redes.

Em desvantagem no placar, o substituto de Dorival no Santos, Marcelo Martelotte, resolveu colocar o time no ataque. O treinador, que já havia trocado Marquinhos por Alan Patrick, antes do segundo gol atleticano, tirou o volante Rodrigo Possebon para a entrada do atacante Marcel.

Com pouco tempo em campo, aos 22min, Marcel ganhou a dividida de cabeça com a defesa adversária, Renan Ribeiro afastou mal a bola, que caiu nos pés de Neymar. Com frieza, o santista bateu no canto direito, antes de chegada dos zagueiros do Atlético-MG, empatando novamente o duelo.

Nos minutos finais do jogo, o Atlético-MG intensificou a sua pressão, porém, não conseguiu furar o bloqueio rival, perdurando o empate até o apito final do árbitro. Na próxima rodada, o Santos recebe o Grêmio, no próximo sábado, mesmo dia em que os mineiros enfrentam o Flamengo, na Arena do Jacaré.

FICHA TÉCNICA

Atlético-MG 2 x 2 Santos

Gols
Atlético-MG: Diego Tardelli, aos 33min do primeiro tempo, e Obina, aos 14min do segundo tempo
Santos: Neymar, aos 16min do primeiro tempo e aos 21min do segundo tempo

Ponto Forte do Atlético-MG
Na base da disposição, encurralou o Santos em parte da primeira etapa e no fim do jogo

Ponto Forte do Santos
Marcou forte na primeira etapa e melhorou com a entrada de Alan Patrick no segundo tempo

Ponto Fraco do Atlético-MG
Lentidão na saída de bola e Diego Souza, muito apagado

Ponto Fraco do Santos
Falta de criatividade, especialmente nos primeiros 45 minutos,

Personagem do jogo
Neymar, que marcou duas vezes no reencontro com Dorival Júnior

Lance polêmico
Os atleticanos reclamam de dois pênaltis de Bruno Aguiar: sobre Obina no primeiro tempo e Tardelli no segundo

Esquema Tático do Atlético-MG
4-4-2
Renan Ribeiro; Rafael Cruz, Réver, Werley e Leandro; Zé Luís (Alê), Serginho, Renan Oliveira e Diego Souza (Nikão); Diego Tardelli e Obina (Ricardo Bueno); técnico Dorival Júnior

Esquema Tático do Santos
4-4-2
Rafael; Maranhão, Bruno Aguiar, Durval e Pará; Adriano, Rodriguinho, Rodrigo Possebon (Marcel) e Marquinhos (Alan Patrick); Neymar e Zé Eduardo (Jefferson); técnico Marcelo Martelotte

Cartões Amarelos
Atlético-MG: Serginho, Nikão e Alê

Santos: Adriano e Neymar

Público:
16.771 pagantes

Árbitro
Wilton Pereira Sampaio (DF)

Local
Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade