PUBLICIDADE

Botafogo fica no zero com Avaí e aumenta distância de líderes

7 nov 2010 - 18h56
(atualizado às 19h38)
Compartilhar

Em uma partida de muitas chances desperdiçadas, Avaí e Botafogo empataram sem gols neste domingo, na Ressacada, em um resultado que não foi bom para nenhum dos times. Na quarta colocação do Campeonato Brasileiro, os cariocas viram Corinthians e Cruzeiro vencerem suas partidas, e ficaram mais longes da briga pelo título; já os catarinenses seguem na zona de rebaixamento.

O 0 a 0 deixou o Botafogo com 55 pontos, a três do Fluminense - que ainda enfrenta o Vasco nesta rodada - e a cinco de cruzeirenses e corintianos. Já o Avaí foi a 34 pontos, dois atrás do Atlético-MG, primeiro time fora da degola.

As duas equipes vieram a campo com esquemas de três zagueiros e pareciam mais confortáveis em esperar o adversário para sair no contra-ataque do que em tomar a iniciativa do jogo. Aos 5min, Edno errou passe no meio, os catarinenses roubaram a bola e chegaram com um chute perigoso de Válber.

Mesmo em casa,era o Avaí quem mais se plantava na defesa e saía rapidamente no contragolpe. Aos 13min, o zagueiro Rafael subiu ao ataque e arriscou de longe para defesa tranquila de Jefferson.

Diante da marcação sólida do adversário, o Botafogo sofria para criar jogadas e forçava Loco Abreu a recuar, dificultando os ataques alvinegros. O primeiro lance de perigo dos cariocas foi aos 25min, na bola parada: Lucio Flavio ergueu na área e Antônio Carlos cabeceou firme, mas o goleiro Zé Carlos praticou a defesa.

A melhor chance botafoguense da primeira etapa caiu nos pés de Loco Abreu aos 32min. Alessandro lançou Jobson na direita, o atacante escapou da marcação e tocou para o meio da área, onde o uruguaio chegou batendo de primeira e desviou por cima do travessão.

O segundo tempo começou da mesma forma como terminou o primeiro: o Avaí se encolhendo na defesa e aproveitando a velocidade dos meias para sair no contragolpe. Aos 3min, Válber entrou driblando na área e se jogou pedindo pênalti, corretamente não marcado. Na sequência, o Botafogo contra-atacou e Lucio Flavio aproveitou sobra para finalizar, mas para fora.

Os catarinenses tinham as melhores oportunidades, mas erravam no último passe. Joel Santana tentou dar mais agressividade ao Botafogo com Renato Cajá e Caio nas vagas de Lucio Flavio e Alessandro, mas o time visitante seguia sem inspiração. Do outro lado, Benazzi desmontou o sistema com três zagueiros colocando o meia Jéferson o lugar de Bruno Silva, mas o time seguiu perdendo chances até o apito final.

FICHA TÉCNICA

Avaí 0 x 0 Botafogo

Ponto Forte do Avaí

Explorou bem os contra-ataques e colocou a defesa botafoguense em situações de perigo

Ponto Forte do Botafogo

Melhorou com as substituições de Joel no segundo tempo

Ponto Fraco do Avaí

Errou os passes decisivos e desperdiçou várias chances de marcar

Ponto Fraco do Botafogo

Esbarrou na marcação forte do Avaí e não conseguiu criar oportunidades

Personagem do jogo

Jefferson, que fez boas intervenções e evitou a derrota alvinegra

Esquema Tático do Avaí
3-4-2-1

Zé Carlos; Emerson Nunes, Rafael e Bruno Silva (Jéferson); Patric, Diogo Orlando, Rudnei (Davi) e Eltinho; Válber (Daniel) e Caio; Roberto. Técnico: Vágner Benazzi

Esquema Tático do Botafogo
3-4-1-2

Jefferson; Danny Morais, Leandro Guerreiro e Antônio Carlos; Alessandro (Caio), Fahel, Marcelo Mattos e Edno; Lucio Flavio (Renato Cajá); Jobson e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana

Cartões amarelos
Botafogo: Danny Morais, Antônio Carlos e Marcelo Mattos

Árbitro

Sálvio Spinola Fagundes Filho (Fifa/SP)

Local
Estádio da Ressacada, Florianópolis (SC)

Loco Abreu atuou muito recuado no primeiro tempo e perdeu bolas fáceis
Loco Abreu atuou muito recuado no primeiro tempo e perdeu bolas fáceis
Foto: Eduardo Valente / Gazeta Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade