PUBLICIDADE

Corinthians mantém tabu, bate São Paulo e segue na cola do Flu

7 nov 2010 - 18h55
(atualizado às 21h31)
Compartilhar

Em um duelo decisivo para os dois arquirrivais, o Corinthians bateu o São Paulo por 2 a 0 em pleno Morumbi, neste domingo, e seguiu na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro. O time alvinegro soma 60 pontos, um de desvantagem para o Fluminense, quelevou a melhor contra o Vasco e segurou a primeira posição.

Mais do que seguir viva na briga pelo título nacional, a equipe do técnico Tite manteve um longo tabu contra os tricolores: a última vitória são-paulina no clássico foi no distante dia 11 de fevereiro de 2007. De lá para cá, foram sete vitórias alvinegras e quatro empates.

O Corinthians não se intimidou na casa do adversário e construiu o triunfo com um gol em cada tempo. Elias abriu o placar aos 39min da etapa inicial, enquanto Dentinho ampliou aos 39min da final. Com a derrota, o São Paulo permanece com 50 pontos, mais longe da briga por vaga na Libertadores.

Os dois times entraram em campo com novidades. Do lado tricolor, o técnico Paulo César Carpegiani decidiu escalar o jovem Diogo na vaga de Richarlyson na lateral esquerda, deixando no banco Renato Silva, que poderia ser improvisado no setor. Já para o lugar do suspenso Carlinhos Paraíba, outra revelação: Casemiro. No Corinthians, a surpresa foi Dentinho, que, recuperado de uma série de lesões, formou dupla de ataque com Ronaldo. Iarley foi para a reserva.

O início da partida foi eletrizante, com três chutes a gol em quatro minutos. O São Paulo arriscou duas vezes, mas quem levou mais perigo foi o Corinthians, com Ronaldo, que tabelou com Bruno César e viu a bola sair perto da trave esquerda de Rogério Ceni. Pouco depois, porém, o ritmo diminuiu, com ambas as equipes marcando forte.

O time alvinegro voltou a assustar aos 15min, em chute cruzado de Dentinho defendido pelo goleiro e capitão dos donos da casa. Logo em seguida, Ronaldo arriscou mais um chute de fora da área e errou o alvo. Já o São Paulo tentava furar a defesa rival, principalmente com investidas de Lucas, pela direita, mas não conseguia oferecer perigo à meta de Júlio César.

A tranquilidade do goleiro corintiano não duraria muito tempo. Aos 32min, Lucas exigiu boa defesa do rival em chute forte. Logo em seguida, mais duas intervenções: Jean mandou de fora da área e Júlio César defendeu. Ricardo Oliveira ainda cabeceou no rebote e o arqueiro segurou de novo. O clássico voltou a ficar movimentado, com os times se alternando no ataque, e os corintianos foram mais eficazes.

Aos 34min, Chicão cobrou falta com precisão e Rogério Ceni fez bela defesa. Cinco minutos depois, porém, o goleiro nada pôde fazer após Elias receber bom passe de Jucilei na área e chutar forte para abrir o placar. No intervalo, Carpegiani trocou Casemiro por Ilsinho, deslocando Jean para o meio-campo, e colocou Jorge Wagner na vaga de Diogo. E o São Paulo voltou pressionando.

Logo no começo, Ilsinho fez boa jogada individual, mas chutou fraco, facilitando o trabalho de Júlio César. Na base de cruzamentos, o time tricolor encurralava o rival no campo defensivo. Aos 13min, o lateral cobrou falta e Ricardo Oliveira chutou de primeira, para excelente defesa do goleiro corintiano. O Corinthians só chegou dois minutos depois. Elias pegou sobra da defesa, viu a bola passar de Rogério, mas não de Miranda, que afastou.

Os visitantes ainda assustaram em chute de Dentinho, que o goleiro tricolor espalmou para frente, antes que os dois técnicos mexessem nos times. Carpegiani trocou Fernandão por Marlos, enquanto Tite tirou Bruno César e mandou Danilo a campo. O São Paulo seguiu tentando pressionar, mas, diferentemente do início do segundo tempo, era neutralizado pela defesa alvinegra.

Tanto que a equipe só levantou novamente a torcida no Morumbi aos 34min. Jorge Wagner acertou chute de primeira de fora da área e Júlio César foi buscar no canto esquerdo. No entanto, os donos da casa sofreram um golpe fatal aos 39min: Alessandro fez grande jogada pela direita e cruzou para Dentinho balançar as redes e garantir três pontos e a manutenção do tabu no clássico paulista.

O Corinthians volta a campo no próximo sábado, quando faz no Pacaembu um duelo direto contra o Cruzeiro, que também tem 60 pontos, mas leva desvantagem nos critérios de desempate. Um dia depois, o São Paulo desafia o Vasco em São Januário.

FICHA TÉCNICA

São Paulo 0 x 2 Corinthians

Gols
Corinthians:
Elias, aos 39min do primeiro tempo, e Dentinho, aos 39min do segundo tempo

Ponto Forte do São Paulo
Empurrou o Corinthians no segundo tempo, levando perigo na bola aérea

Ponto Forte do Corinthians
Marcou de forma eficiente e saiu bem para o jogo, com Elias e Jucilei

Ponto Fraco do São Paulo
Deu espaços para o Corinthians, principalmente no lado esquerdo, por onde saíram os gols alvinegros

Ponto Fraco do Corinthians
Recuou demais no início do segundo tempo e levou sufoco

Personagem do jogo
Júlio César, que, com importantes defesas, foi decisivo para a vitória corintiana

Esquema Tático do São Paulo
4-4-2
Rogério Ceni; Jean, Alex Silva, Miranda e Diogo (Jorge Wagner); Rodrigo Souto, Casemiro (Ilsinho), Lucas e Fernandão (Marlos); Dagoberto e Ricardo Oliveira; técnico Paulo César Carpegiani

Esquema Tático do Corinthians
4-4-2
Júlio César; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias (Paulinho) e Bruno César (Danilo); Dentinho (Iarley) e Ronaldo; técnico Tite

Cartões Amarelos
São Paulo: Alex Silva, Dagoberto e Ilsinho

Corinthians: Roberto Carlos, Ronaldo e William

Renda:
R$ 1.262.401,59

Público:
42.667 pagantes

Árbitro
Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)

Local
Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade