PUBLICIDADE

Cruzeiro supera "caldeirão" do Vitória e esquenta briga pela ponta

7 nov 2010 - 18h59
(atualizado às 19h40)
Compartilhar

O Cruzeiro superou a forte pressão do Vitória neste domingo e colecionou importante resultado na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Jogando em Salvador, a equipe do técnico Cuca venceu por 1 a 0, com gol solitário de Thiago Ribeiro. Esta foi apenas a quarta derrota da equipe baiana no Barradão durante o torneio.

O triunfo deixa o Cruzeiro com 60 pontos, mesmo número que o Corinthians, que venceu o clássico com o São Paulo no Morumbi. Os mineiros aguardam o resultado do Fluminense para descobrir se assume a vice-liderança. Já o Vitória continua preocupado com o descenso, seguindo com 38 pontos.

Na próxima rodada, o Cruzeiro vai ao Pacaembu para fazer o esperado confronto com o Corinthians, em jogo fundamental na briga pelo título nacional. O jogo será no próximo sábado, às 19h30. O Vitória, por sua vez, visita o Guarani em Campinas, partida importante entre os candidatos ao rebaixamento.

Enfrentando muito desfalques por lesão, o Vitória contou com o retorno de Ramon neste domingo. O Cruzeiro, por sua vez, também teve ausências em Salvador. Cláudio Caçapa, Wellington Paulista e Leonardo Silva seguem fora por contusão, enquanto Fabrício ficou fora pelo terceiro cartão amarelo. O time ao menos teve o retorno de Marquinhos Paraná.

O jogo

Declaradamente insatisfeito com as últimas atuações de sua equipe, Cuca mudou a cara do Cruzeiro. Além da volta de Marquinhos Paraná na vaga do suspenso Fabrício, Rômulo atuou na vaga de Jonathan pela direita.

A intenção do treinador cruzeirense era liberar o avanço dos laterais, mas o time mineiro pouco utilizou-se deste artifício para chegar à frente durante o primeiro tempo. Sendo assim, a maior parte dos lances de perigo foi do Vitória. Aos 9min, Egídio cruzou, Kleber Pereira se antecipou a Edcarlos e mandou por cima. Vinte minutos depois, Ramón cobrou escanteio da esquerda, Henrique desviou contra a própria meta e Fábio fez linda defesa.

Quando o time rubro-negro vivia seu melhor momento na partida, Thiago Ribeiro aproveitou bobeira da defesa, invadiu a área pela direita e cruzou para o meio, onde estava o zagueiro Jonas, que tentou cortar de cabeça, tirou Viáfara da jogada e marcou contra. O árbitro Paulo Godoy Bezerra, porém, creditou o gol ao atacante.

No intervalo, Antônio Lopes mudou sua dupla de frente: Kleber Pereira e Adaílton por Henrique e Schwenck. No Cruzeiro, a mudança foi na lateral direita, com Jonathan no lugar de Rômulo. Por 20min, a equipe mineira dominou o jogo e deu trabalho à defesa rubro-negra, principalmente em jogadas de Thiago Ribeiro pela direita.

Insatisfeito, Antônio Lopes colocou o meia-atacante Elkeson na vaga de Egídio e lançou o time à frente para pressionar o rival. Aos 22min, Ramón cobrou falta da esquerda, Uellinton se antecipou a Gilberto e cabeceou no travessão. Para esfriar os ânimos dos anfitriões, Cuca trocou Diego Renan por Everton, aos 28min.

A equipe mineira conseguiu conter rapidamente conter o ímpeto dos baianos e voltou a tomar conta do jogo e, apesar de não impor grande pressão, continuou levando perigo com Thiago Ribeiro. No fim do jogo, Cuca ainda colocou Roger no lugar de Gilberto, mas o meia teve pouco tempo para criar alguma coisa. 

FICHA TÉCNICA

Vitória 0 x 1 Cruzeiro

Gols

Cruzeiro: Thiago Ribeiro, aos 35min do 1º tempo

Ponto Forte do Vitória
Não deu espaço ao setor ofensivo do Cruzeiro, que criou muito pouco no Barradão.

Ponto Forte do Cruzeiro
Soube segurar o Vitória, que, mesmo apoiado pela torcida, não conseguiu reagir e empatar

Ponto Fraco do Vitória
O time comandou as ações em campo durante grande parte do jogo, mas pouco ameaçou o goleiro cruzeirense.

Ponto Fraco do Cruzeiro
Mesmo sem construir uma vantagem tranquila, a equipe mineira abdicou do ataque por muito tempo.

Personagem do jogo
Thiago Ribeiro: se destacou em um ataque cruzeirense sem brilho e foi premiado no fortuito lance do gol.

Esquema Tático do Vitória
4-4-2
Viáfara; Nino Paraíba, Gabriel Paulista, Jonas e Egídio (Elkeson); Ricardo Conceição, Uelliton, Bida e Ramón; Adaílton (Shwenck) e Kleber Pereira (Henrique).Técnico: Antônio Lopes

Esquema Tático do Cruzeiro
3-6-1
Fábio; Léo, Gil e Edcarlos; Rômulo (Jonathan), Marquinhos Paraná, Henrique, Gilberto (Roger), Montillo e Diego Renan (Everton); Thiago Ribeiro. Técnico: Cuca

Cartões amarelos
Vitória: Ramón e Schwenck
Cruzeiro: Rômulo, Gil, Diego Renan e Gilberto

Árbitro
Paulo Godoy Bezerra (SC)

Local
Estádio do Barradão, em Salvador (BA)

Com informações da Gazeta Press.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade