PUBLICIDADE

Figueirense goleia lanterna e fica próximo do acesso

9 nov 2010 - 21h26
(atualizado às 22h36)
Compartilhar

Dono de uma campanha regular no Campeonato Brasileiro da Série B, o Figueirense se aproximou nesta terça-feira da elite do futebol nacional. Atuando em casa, o clube catarinense goleou com tranquilidade o América-RN por 4 a 0 e ficou a uma vitória de retornar à Primeira Divisão. Reinaldo, aos 46min da etapa inicial, Willian, aos 29min da complementar, e Pedro Carmona e Maicon, nos acréscimos, sacramentaram o triunfo dos mandantes.

O resultado positivo fez o Figueirense alcançar os 63 pontos e abrir uma vantagem de sete em relação à Portuguesa, que vence o Brasiliense por 2 a 1. Restando três rodadas para o término da competição, o time de Florianópolis precisa de um simples triunfo diante do líder Coritiba, fora de casa, no sábado, às 17h (de Brasília) para subir de divisão.

Por outro lado, o América-RN parece destinado a disputar a Terceira Divisão em 2011. Estacionado com 35 pontos, o time potiguar ocupa a lanterna, com seis pontos de desvantagem em relação ao Icasa, primeiro time fora da degola.

Na próxima rodada, o América terá pela frente o Guaratinguetá no sábado, a partir das 21h (de Brasília), no estádio Machadão.

O jogo

Buscando o triunfo para continuar brigando por sua permanência na Série B do Brasileiro, o América-RN começou a partida com ritmo acelerado e teve a primeira grande chance do jogo, aos 14min. Marcelo Brás recebeu passe dentro da área e bateu cruzado, para boa defesa de Wilson.

A equipe potiguar seguiu em atrás do gol, mantendo a posse de bola, mas encontrou dificuldades para levar perigo à meta do Figueirense. Aos poucos, os donos da casa passaram a obter o controle do meio-campo e também criaram suas chances.

O gol veio de pênalti, aos 46min. Após jogada confusa dentro da área do América-RN, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira marcou toque de mão do zagueiro Negretti, que tentava tirar a bola de Fernandes. Na cobrança, Reinaldo mandou no canto esquerdo do goleiro Tutti e fez a alegria do torcedor presente no Estádio Orlando Scarpelli.

Na segunda etapa, foram os donos da casa que começaram com ritmo forte. Lucas e Juninho passaram perto de aumentar a vantagem no placar, mas pararam, respectivamente, na falta de pontaria e na boa defesa de Tutti.

Aos 26min de partida, no entanto, Willian não perdoou. O atacante recebeu em velocidade passe de Reinaldo, invadiu a área, driblou o goleiro adversário e marcou o segundo gol do Figueirense. O América-RN ainda perdeu o lateral Airton, que cometeu recebeu cartão vermelho após cometer falta dura em Bruno Vieira.

Nos acréscimos, os donos da casa alcançaram a goleada. Aos 45, Pedro Carmona apareceu bem e mandou para as redes. Dois minutos mais tarde, foi a vez de Maicon completar cruzamento de Reinaldo e dar números finais à partida.

FICHA TÉCNICA

Figueirense 4 x 0 América-RN

Gols

Figueirense: Reinaldo, aos 46min do primeiro tempo, Willian, aos 26min do segundo tempo, Pedro Carmona, aos 45min do segundo tempo, e Maicon, aos 47min do segundo tempo

Ponto Forte do Figueirense

O experiente atacante Reinaldo, que teve a calma necessária para cobrar a penalidade e ainda deu duas assistências na etapa final.

Ponto Forte do América-RN

Em uma jornada infeliz da equipe de Natal, o destaque foi o goleiro Tutti, que não teve culpa nos gols e ainda fez boas defesas.

Ponto Fraco do Figueirense

O time catarinense começou a partida de maneira afoita, forçou muitas jogadas e apenas abriu o placar nos acréscimos do primeiro tempo.

Ponto Fraco do América-RN

O time visitante atacou em raros momentos e, mesmo concentrado na defesa, deixou espaços para os atacantes rivais.

Personagem do jogo

O atacante Reinaldo comandou as ações no Orlando Scarpelli.

Lance polêmico

No lance do pênalti para o Figueirense, os jogadores do América-RN reclamaram de um toque de mão de Fernandes.

Esquema Tático do Figueirense

4-4-2

Wilson; Lucas (Bruno Vieira), Roger Carvalho, João Paulo e Juninho; Ygor, Baraka, Maicon e Fernandes (Roberto Firmino); Willian (Pedro Carmona) e Reinaldo. Técnico: Márcio Araújo

Esquema Tático do América-RN

4-4-2

Tutti; Wanderson Cafu, Cléber, Edson Rocha (Negretti) e Airton; Eliélton, Éverton, Rone Dias e Berg (Reinaldo); Marcelo Brás e Washington (Vavá). Técnico: Dado Cavalcanti

Cartões Amarelos

Figueirense: Lucas e Pedro Carmona

América-RN: Berg

Cartões Vermelhos

América-RN: Aílton

Árbitro

Luiz Flávio de Oliveira (SP)

Local

Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis

Com informações da Gazeta Esportiva

Reinaldo abriu o caminho para a tranquila vitória Figueirense
Reinaldo abriu o caminho para a tranquila vitória Figueirense
Foto: Antonio C. Mafalda / Mafalda Press / Futura Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade