PUBLICIDADE

Atlético-PR vence no fim, entra no G-4 e rebaixa Prudente

14 nov 2010 - 21h40
(atualizado em 15/11/2010 às 01h10)
Compartilhar

O Atlético-PR, no sufoco, conseguiu, enfim, entrar no G-4 do Campeonato Brasileiro. Com um gol marcado pelo experiente Paulo Baier, aos 48min do segundo tempo, o clube paranaense derrotou o Grêmio Prudente pelo placar de 2 a 1 e entrou no grupo que garante a classificação à próxima Copa Libertadores da América. De quebra, o resultado positivo dos sulistas rebaixa matematicamente os paulistas à segunda divisão.

Com o terceiro resultado positivo consecutivo na Série A, o Atlético-PR subiu para a quarta colocação ao alcançar os 56 pontos, ultrapassando no número de vitórias o Botafogo, que empatou na última quarta-feira com o Ceará por 2 a 2. O time rubro-negro possui 16 triunfos no Brasileiro, contra 13 dos cariocas.

O Grêmio Prudente, com a derrota, sacramentou o iminente rebaixamento à Série B do Brasileiro. Lanterna do torneio com 27 pontos somados, o time do interior paulista possui 12 de desvantagem em relação ao Vitória, primeiro time fora da zona de risco, no momento em que só apenas nove tentos serão disputados.

Ainda na briga por um lugar na Libertadores, o Atlético Paranaense volta a campo no próximo sábado para uma verdadeira "decisão". A partir das 19h30 (de Brasília), o clube rubro-negro terá pela frente o Grêmio, sexto colocado, fora de casa. Caso seja derrotada, a equipe de Sérgio Soares se complicará na luta por um lugar na competição continental.

Em contrapartida, o Grêmio Prudente só terá compromissos para cumprir a tabela. Já com o destino selado de jogar a Série B em 2011, o clube prudentino entra em campo também no sábado, às 19h30, para enfrentar o Ceará, no interior paulista.

O jogo:

Com muita correia, os dois times mostravam muita disposição e vontade de abrir o placar rapidamente. Aos 2min, depois de boa triangulação, Márcio Azevedo não entendeu a jogada e desperdiçou o ataque. Mais Furacão no ataque e Paulo Baier, de falta, levantou na área para a defesa tirar. O ritmo inicial caiu, com as ações concentradas no meio campo.

Aos 13min, Bruno Mineiro disparou em velocidade para pegar lançamento de Baier e parou na forte marcação paulista. Na resposta, contra-ataque rápido, aos 15 min, com Roberto arrematando para boa defesa de João Carlos, com os pés. O panorama começou a mudar aos 19 min, com João Vitor derrubando Branquinho dentro da área. O árbitro marcou pênalti, que Paulo Baier converteu para abrir o placar.

A situação do Prudente que já era mais do complicada, piorou aos 25 minutos, quando Wesley chutou Manoel em jogada perdida e foi expulso de campo. O que o torcedor não esperava era um efeito colateral. Aos 31 minutos, ataque veloz dos visitantes, William deixou a defesa para trás e tocou na saída do goleiro para empatar. Aos 33 min, a partida foi paralisada por uma lesão no ombro do árbitro Renato Cardoso da Conceição.

Dez minutos depois, bola rolando. Aos 52 min, João Vítor cobrou falta nas mãos do goleiro. Aos 56min, Baier cruzou e acertou o travessão.

Na segunda etapa, o Grêmio Prudente voltou com Rainer, apostando em sangue novo para ir à busca do resultado. O Atlético já não tinha a mesma superioridade da primeira etapa, mesmo com um jogador a mais em campo. Aos sete minutos, Paulo Baier cobrou falta fechada na área e a defesa tirou o perigo. Em mais uma chance de bola parada, aos 11, o meia do time rubro-negro carimbou a barreira.

Depois de um momento de sonolência, o Atlético-PR voltou a pressionar. Aos 14min o equatoriano Guerrón partiu para a jogada individual e a defesa do Prudente afastou na hora certa. Na resposta, William apareceu com liberdade para disparar na trave atleticana. Aos 21 foi a fez de Ivan Gonzalez tentar resolver sozinho e arrematar para defesa de Sidney.

O Atlético-PR até balançou as redes aos 26 min, com Guerrón, mas o impedimento foi marcado.

O resultado era péssimo para os dois times, aumentado o nervosismo nos minutos finais. Aos 31 min, Branquinho recebeu, chutou prensado e obrigou Sidney a fazer boa defesa. Aos 36 minu, novamente Branquinho, agora na rede pelo lado de fora.

Os ataques do Grêmio-SP eram perigosos, como aos 37 min, com um arremate de Roberto na trave. O time da casa teve grande chance aos 44, com levantamento de Branquinho na lateral da área e ninguém aproveitou. Quando o resultado parecia definido, Paulo Baier, aos 47 min, de cabeça, decretou a vitória.

FICHA TÉCNICA

Atlético-PR 2 x 1 Grêmio Prudente

Gols

Atlético-PR: Paulo Baier, aos 21min do primeiro tempo e aos 47 min do segundo tempo

Grêmio Prudente: William, aos 31 minutos do primeiro tempo

Ponto Forte do Atlético-PR

A determinação da equipe na segunda etapa. Diante de um adversário retrancado, o time de Sérgio Soares pressionou e acabou presenteado no final do jogo.

Ponto Forte do Grêmio Prudente

A rapidez na saída do campo de defesa. O time paulista levou muito perigo ao gol atleticano nos contra-ataques.

Ponto Fraco do Atlético-PR

O lento reagrupamento da equipe. Com uma postura muito ofensiva, o time paranaense ficou muito exposto às rápidas investidas prudentinas.

Ponto Fraco do Grêmio Prudente

O meia Wesley, que acabou expulso de uma maneira infantil ainda na primeira etapa.

Personagem do jogo

O meia Paulo Baier, que anotou, no último minuto, o gol que deu a vitória ao Atlético-PR

Lance bizarro

Por volta dos 33min do primeiro tempo, o juiz Renato Cardoso da Conceição sentiu uma lesão no ombro e precisou deixar o gramado para receber atendimento. Ao invés de ser substituído, o árbitro ficou sob cuidado do médico do Grêmio Prudente por dez minutos antes de voltar ao apito.

Esquema Tático do Atlético-PR

4-4-2

Neto; Wagner Diniz, Manoel, Rhodolfo e Márcio Azevedo (Héracles); Deivid (Ivan Gonzalez), Chico, Paulo Baier e Branquinho; Guerrón e Bruno Mineiro (Marcelo). Técnico: Sérgio Soares

Esquema Tático do Grêmio Prudente

4-4-2

Sidney; Bruno Ribeiro, Leonardo, Anderson Luis e Diego Giareta; Anderson Pedra, João Vitor (Rafael Martins), Roberto e Renan (Rainer); Wesley e Willian José (Juan). Técnico: Fábio Giuntini

Cartões Amarelos

Atlético-PR: Bruno Mineiro e Guerrón

Grêmio Prudente: Leonardo e Bruno Ribeiro

Cartões Vermelhos

Grêmio Prudente: Wesley

Árbitro

Renato Cardoso da Conceição (MG)

Local

Arena da Baixada, em Curitiba (PR)

Com informações da Gazeta Esportiva

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade