PUBLICIDADE

Portuguesa vence, segue na briga e rebaixa Ipatinga

20 nov 2010 - 18h52
(atualizado às 20h08)
Compartilhar

A Portuguesa adiou para a última rodada da Série B a definição do quarto time promovido para a Série A. Neste sábado, jogando em casa pela 37ª rodada da segunda divisão nacional, o time do técnico Sérgio Guedes fez sua parte, derrotou o Ipatinga por 2 a 1 e se manteve vivo na briga pelo acesso.

O resultado, porém, rebaixou o Ipatinga para a Série C do Campeonato Brasileiro. Com 40 pontos, o time mineiro termina a rodada na 19ª colocação. O Vila Nova, 16º, tem 43 pontos e supera a equipe do Vale do Aço no número de vitórias: 12 a 11. Porém, mesmo vencendo, os mineiros não passam da 17º posição, já que América-RN (41 pontos) e Brasiliense (43) se enfrentam.

À equipe paulistana, resta a esperança da última rodada, quando enfrenta o já eliminado Sport no Estádio da Ilha do Retiro. Se vencer, torce por uma derrota do América-MG para a Ponte Preta em Campinas. Os dois jogos acontecem no próximo sábado, às 17h (de Brasília).

Apesar de fazer um começo de jogo apático, a Portuguesa abriu o placar aos 28min do primeiro tempo, com Maurício. Paulo Sérgio cobrou escanteio pela direita, e o zagueiro subiu mais alto que a defesa mineira para mandar rente à trave direita de Douglas.

Maurício, porém, nem teve tempo para aproveitar. Dois minutos depois, o defensor rubro-verde entrou de carrinho em Walter Minhoca, e por pouco não machucou o rival. Mesmo assim, o árbitro Péricles Bassol Cortez não teve dúvidas e expulsou o autor do gol.

A baixa obrigou o técnico Sérgio Guedes a mudar seu time, sacando Dodô para a entrada do zagueiro Thiago Gomes. Mesmo assim, os dois times pouco criaram até o intervalo.

No segundo tempo, a Portuguesa ampliou aos 14min em situação mais do que polêmica: Fabinho, em condição duvidosa, foi lançado no ataque; o atacante disparou, puxou para a esquerda e tocou na saída do goleiro Douglas - a defesa ainda se esticou para evitar, mas a arbitragem marcou bola além da linha e validou o gol.

Mas se a partida começava a ser tranquila para a equipe do Canindé, voltou a ser emocionante aos 31min, graças a um lance infeliz de Paulo Sérgio. Preto recebeu na entrada da área, deslocou-se para a direita e cruzou; sozinho na área, o lateral lusitano tentou afastar, mas "espirrou o taco" e jogou contra o próprio patrimônio, marcando o gol mineiro.

O Ipatinga ainda assustou no fim, aos 44min, em cabeçada de Duílio que passou perto do gol de Weverton, mas não evitou sua mais amarga derrota. Batido e rebaixado, o time joga sua despedida no próximo sábado, quando encara o Icasa no Estádio Ipatingão, também às 17h.

FICHA TÉCNICA

Portuguesa 2 x 1 Ipatinga

Gols

Portuguesa: Maurício, aos 28min do primeiro tempo, e Fabinho, aos 14min do segundo tempo

Ipatinga: Paulo Sérgio (contra), aos 31min do segundo tempo

Ponto Forte da Portuguesa

Jogou boa parte da partida com um jogador a menos, e graças à velocidade de Fabinho, segurou bem o resultado

Ponto Forte do Ipatinga

Soube utilizar bem as descidas dos laterais

Ponto Fraco da Portuguesa

Perdeu o meio de campo e permitiu que os armadores mineiros jogassem com liberdade

Ponto Fraco do Ipatinga

Mesmo com um jogador a mais, equipe não conseguiu chegar a vitória

Personagem do jogo

Maurício: fez um gol, foi expulso e ajudou a criar um ambiente particular para o duelo

Lance polêmico

No segundo gol rubro-verde, Fabinho tocou na saída do goleiro; a defesa do Ipatinga ainda se esticou para evitar, mas a arbitragem assinalou bola além da linha do gol e decretou temporariamente 2 a 0 para a equipe do Canindé.

Lance bizarro

No gol do Ipatinga, Preto cruzou pela direita para a área; Paulo Sérgio, sozinho, encheu o pé para tirar - mas errou feio e mandou para o gol do goleiro Weverton, marcando contra e dando esperanças ao time do Vale do Aço.

Esquema Tático da Portuguesa

4-4-2

Weverton; Paulo Sérgio, Maurício, Preto Costa e Fabrício; Gláuber, Ademir Sopa, Marco Antonio e Héverton (Malaquias); Fabinho (Athirson) e Dodô (Thiago Gomes). Técnico: Sérgio Guedes

Esquema Tático do Ipatinga

4-4-2

Douglas; Luizinho, Duílio, Max e Marinho Donizete (Chiquinho), Max Carrasco, Léo Mineiro (Preto), Leandro Brasília e Walter Minhoca; Alessandro e Fabiano (Amilton). Técnico: Gerson Evaristo

Cartões Amarelos

Portuguesa: Fabrício e Ademir Sopa

Ipatinga: Léo Mineiro, Marinho Donizete e Duílio

Cartões Vermelhos

Portuguesa: Maurício

Árbitro

Péricles Bassol Cortez (RJ)

Local

Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)

Maurício fez o primeiro da Portuguesa, mas foi expulso; na etapa final, vitória veio com gol polêmico
Maurício fez o primeiro da Portuguesa, mas foi expulso; na etapa final, vitória veio com gol polêmico
Foto: Djalma Vassão / Gazeta Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade