PUBLICIDADE

Cruzeiro bate Vasco, segue na luta por título e garante Libertadores

21 nov 2010 - 21h20
(atualizado às 23h25)
Compartilhar

Com excelente atuação do meia Roger, o Cruzeiro derrotou o Vasco em Sete Lagoas por 3 a 1, sendo que conseguiu todos os seus gols ainda no primeiro tempo. A etapa complementar foi sem grandes chances de marcar, diferentemente do que ocorreu antes do intervalo. Com o resultado deste domingo, a equipe celeste se mantém na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, acompanhando Fluminense e Corinthians na disputa.

Depois da controversa derrota para o time de Parque São Jorge no Pacaembu, na última semana, o Cruzeiro se mantém na caça à dupla. O time de Belo Horizonte tem 63 pontos na terceira colocação, um a menos que o Corinthians e dois a menos que o líder Flu.

De quebra, os mineiros garantiram sua classificação à Copa Libertadores de 2011, uma vez que não podem mais ser ultrapassados no G-3. Para o Vasco, a derrota deixa o time na 11ª colocação, ainda com 46 pontos.

Os desfalques do Cruzeiro foram decisivos para a partida deste domingo. Sem Gilberto e Gil, expulsos no polêmico jogo com o Corinthians, e Fabrício, machucado, o time foi montado com Roger, Edcarlos e Diego Renan. Já o Vasco contou com o retorno de Carlos Alberto em seu meio de campo.

O jogo

O Cruzeiro começou melhor na partida e perdeu duas boas chances logo no começo. Aos 5min, Thiago Ribeiro cruzou na área e Wellington Paulista cabeceou para fora. Dois minutos depois, Fernando Prass deu rebote em chute de Diego Renan e camisa nove perdeu outra grande chance.

O gol, porém, não tardou a sair. Aos 13min, Montillo cobrou escanteio e Roger finalizou de primeira, fazendo um bonito tento. Seis minutos depois, o argentino bateu novo corner, mas desta vez foi Henrique que completou, agora de cabeça.

Com Roger e Thiago Ribeiro inspirados, o Cruzeiro seguiu dominando a partida e passou a ensaiar uma goleada. O Vasco não conseguia criar jogadas e via buracos em sua defesa. Aos 32min, em novo escanteio cobrado por Montillo, Edcarlos superou a marcação e fez o terceiro gol da equipe da casa.

Os cariocas passaram a atacar mais no final do primeiro tempo, mas pararam em Fábio. Aos 34min, o goleiro espalmou depois de chute de Jonathan. Dois minutos depois, o arqueiro socou cruzamento de Fagner para longe. Aos 45min, porém, Fábio não defendeu. Renato Augusto finalizou à distância e o camisa 1 aceitou o belo chute.

Segundo tempo

Depois do intervalo, o Vasco acertou sua marcação e deixou a partida equilibrada. Quem ficou perto do gol, porém, foi o Cruzeiro. Aos 3min, Jonathan alçou bola na área e Thiago Ribeiro finalizou em cima da defesa. Carlos Alberto teve boa oportunidade quatro minutos depois, mas chutou longe do gol de Fábio após driblar dois defensores cruzeirenses.

O jogo ficou aberto no meio de campo, mas as zagas levavam a melhor, desarmando as jogadas ofensivas. Aos 19min, Thiago Ribeiro fez boa jogada pela ponta direita e rolou para Montillo, que chutou por sobre o travessão de Fernando Prass.

Ainda que a partida fosse movimentada, os goleiros passaram a trabalhar cada vez menos. Fábio teve que participar do jogo novamente somente aos 30min, ao defender falta cobrada por Fumagalli. Buscando melhorar a presença no ataque, Cuca lançou Farías no lugar de um apagado Wellington Paulista. O volume de jogo pouco mudou, e o resultado se manteve em Sete Lagoas.

FICHA TÉCNICA

Cruzeiro 3 x 1 Vasco

Gols
Cruzeiro:

Roger, aos 13min, Henrique, aos 19min, e Edcarlos aos 32min do 1º tempo
Vasco: Renato Augusto, aos 44min do 1º tempo

Ponto Forte do Cruzeiro
Jogadas pelo lado direito procurando a presença e Jonathan e Thiago Ribeiro.

Ponto Forte do Vasco
Equipe acertou a marcação no segundo tempo e parou de dar espaços ao Cruzeiro.

Ponto Fraco do Cruzeiro
Em uma partida em que o Cruzeiro criou muitas chances, Wellington Paulista pecou na finalização e impediu uma vitória maior.

Pontos Fracos do Vasco
Zé Roberto esteve em péssimo dia, sem criar oportunidades ou ajudar o ataque do Vasco.

Defesa exagerou nos espaços durante o primeiro tempo e permitiu ao Cruzeiro fazer três gols em escanteio.

Personagem do jogo
Roger: em seu melhor jogo na temporada, o meia fez um gol, criou boas jogadas e até mesmo participou da marcação.

Esquema Tático do Cruzeiro
4-4-2
Fábio; Jonathan, Leo, Edcarlos e Diego Renan; Henrique, Marquinhos Paraná, Roger e Montillo (Everton); Thiago Ribeiro (Wallyson) e Wellington Paulista (Farias). Técnico: Cuca

Esquema Tático do Vasco
4-4-2
Fernando Prass, Fagner, Dedé, Cesinha e Diogo; Rafael Carioca (Fumagalli), Renato Augusto, Carlos Alberto e Zé Roberto, Éder Luís (Caíque) e Jonathan (Allan). Técnico: PC Gusmão

Cartões amarelos
Cruzeiro: Edcarlos e Diego Renan

Árbitro
Leandro Pedro Vuaden (RS)

Local
Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade