PUBLICIDADE

Botafogo bate Prudente e segue vivo na briga por Libertadores

28 nov 2010 - 18h53
(atualizado às 22h38)
Compartilhar

O Botafogo segue firme na briga pela "quarta" vaga do Campeonato Brasileiro à Copa Libertadores da América de 2011. Atuando no Estádio Engenhão, o clube carioca derrotou o lanterna, e já rebaixado, Grêmio Prudente pelo placar de 3 a 1 e se manteve na perseguição ao Grêmio, que terminou a 37ª rodada da competição no quarto posto da tabela - o 4º lugar irá ao torneio continental caso o Goiás não seja campeão da Sul-Americana.

Em quinto lugar com 59 pontos, o Botafogo vai encarar o Grêmio, no Olímpico, rival direto e que tem 60. Para a equipe de General Severiano, só o triunfo fora interessa. Por outro lado, o Prudente permanece com 28 tentos somados e terminará na lanterna.

O jogo:

Diferentemente da empolgação na arquibancada, esvaziada pela violência no Rio, o jogo começou quente na casa alvinegra. A primeira tentativa do Bota aconteceu aos seis minutos, quando Marcelo Cordeiro errou cruzamento e sem querer deixou Loco Abreu livre. De frente para o gol, o uruguaio bateu forte, mas o arqueiro Sidney levou a melhor.

No entanto, mesmo ofensivo na escalação, com apenas Lucas Zen de volante, o clube carioca também mostrou cautela ao partir para cima. Edno até tentou, aos 10, mas o bom ritmo do jogo esfriou aos poucos e o rebaixado Prudente não deu espaços para o clube da Estrela Solitária chegar na área.

Sem responsabilidade, o lanterna da competição se manteve na defesa e esperou o Botafogo avançar. Fórmula para disputa com raras emoções. Além disso, o forte calor na cidade cadenciou as ações. Emoção novamente só aos 28min, quando Lucio Flavio bateu falta na frente da área e colocou rente ao poste esquerdo.

A bola parada parecia a solução. E foi. Aos 30, escanteio pela direita cobrado com perfeição por Lucio Flavio achou a cabeça de Antônio Carlos. Entre os defensores, o camisa 3 subiu seguro e empurrou para o fundo da rede, o sétimo dele no Brasileirão. Gol para ligar o Botafogo, daí mais calmo em campo, apesar de levar sustos em duas faltas do adversário.

Cabia mais e a fragilidade prudentina ficou exposta. Aos 44, Caio trabalhou pela direita e serviu Edno, que olhou para a meta e soltou a bomba. Sem chances, no canto esquerdo do goleiro Sidney.

Na volta do intervalo, a vantagem não freou o ímpeto do clube alvinegro. Aos 3min, Antônio Carlos lançou Caio, que entrou pela área e deu serviço para Sidney, que tirou no reflexo. Pelo Prudente, nada de esboçar reação e assim o tempo, sob vaias da torcida do Bota.

Mal pressentimento do público, convertido em gol. Aos 24, Willian José aproveitou vacilo da zaga e deixou o placar menos elástico, após chute de fora da área. Com o susto, Joel Santana procurou dar novo fôlego ao time com as entradas de Alex e Renato Cajá nos lugares de Loco Abreu e Lucio Flavio.

Já na reta final, o enfrentamento ficou mais brigado. Coração na ponta dos pés e muita disposição. A organização tática de ambos os clubes deu lugar à correria e o Botafogo aproveitou. Na velocidade, Alex foi derrubado dentro da área. Pênalti marcado, convertido por Marcelo Cordeiro no canto direito do goleiro Sidney, aos 45min.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 3 x 1 Grêmio Prudente

Gols

Botafogo: Antônio Carlos, aos 30min do primeiro tempo, Edno, aos 44min do primeiro tempo, e Marcelo Cordeiro, aos 45min do segundo tempo
Grêmio Prudente: Willian José, aos 24min do segundo tempo

Ponto Forte do Botafogo

O time dominou boa parte do jogo e não permitiu reação ao Prudente.

Ponto Forte do Grêmio Prudente

As jogadas individuais de Rhayner e Willian, que criaram as melhores jogadas do time.

Ponto Fraco do Botafogo

Abdicou demais da partida depois de abrir 2 a 0 de vantagem.

Ponto Fraco do Grêmio Prudente

Equipe muito fraca tecnicamente, com extremas dificuldades para criar as jogadas.

Personagem do jogo

Caio. O atacante foi o jogador mais efetivo do Botafogo da equipe no jogo.

Lance polêmico

Não houve

Esquema Tático do Botafogo

3-5-2

Jefferson; Fahel, Antônio Carlos e Márcio Rosário; Alessandro, Lucas Zen, Lucio Flavio (Renato Cajá), Edno (Tulio Souza) e Marcelo Cordeiro; Caio e Loco Abreu (Alex). Técnico: Joel Santana

Esquema Tático do Grêmio Prudente

4-4-2

Sidney; Saldanha, Anderson Luís, Diego e Marcelo Oliveira; Rodrigo Mancha, Roberto (Renan), Anderson e Serginho (Juan); Willian José e Rhayner (William Henrique). Técnico: Fábio Giuntini.

Cartões Amarelos

Botafogo: Márcio Rosário
Grêmio Prudente: Marcelo Oliveira

Árbitro

André Luiz Castro (GO)

Local

Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Com informações do Lance! Press

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade