PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Renato Gaúcho prevê "sol brilhante" em domingo decisivo

1 dez 2010 - 10h53
(atualizado às 11h32)
Compartilhar
João Paulo Fontoura
Direto de Porto Alegre

Não, Renato Gaúcho não está querendo dar uma de meteorologista. Verdade que o treinador do Grêmio já atuou como psicólogo e dirigente para citar apenas duas outras funções que ele exerceu em pouco tempo de trabalho no clube. Mas agora não é o caso. A "previsão" de Renato para o clima no domingo de decisão contra o Botafogo precisa de uma contextualização. No dia 11 de setembro quando o Grêmio bateu o Corinthians no Pacaembu por 1 a 0, com um golaço de Douglas, ele desafiou a todos cogitando o time, então 12º colocado, onze pontos atrás do Cruzeiro, então quarto, na briga por uma vaga na Copa Libertadores.

"Vejo uma luzinha no fim do túnel", disse Renato na época. Na semana passada, o treinador admitiu arrependimento em relação a declaração. Não ao conteúdo, mas ao momento inapropriado. O tempo passou e... "Essa luzinha começou pequena e foi crescendo. Vai virar um sol e que brilhe bastante no domingo. Depois vamos esperar a Sul-Americana", diz.

Hoje, o Grêmio está a um empate contra o Botafogo no Olímpico para terminar o Campeonato Brasileiro no G-4. "Zero a zero para nós já é goleada. Mas vamos jogar para vencer", afirma o técnico. "Se tentarmos jogar para empatar, a chance de perder é muito grande", alerta o volante Adilson.

O adversário de domingo, curiosamente, faz parte das conversas de Renato com o grupo de jogadores antes de cada partida há exatas 19 rodadas. "Sempre antes de a equipe entrar em campo eu cito o jogo do Botafogo, aquele 2 a 2 (jogo no Engenhão no primeiro turno). Toda vez que o Grêmio entra em campo, não pode entrar daquela maneira. Nosso time estava dormindo em campo. Tem que entrar ligado. Assim as dificuldades do Botafogo vão ser maiores ainda", destaca Renato, relembrando a partida em que o Grêmio saiu perdendo por 2 a 0 e buscou o empate no segundo tempo.

A últma vaga para a Libertadores 2011 ficou entre dois amigos. Renato e Joel Santana, técnico do Botafogo, dividem, conforme a torcida que analisa, o posto de "Rei do Rio". Os dois trabalharam juntos um bom tempo no futebol carioca e foram campeões no Fluminense, em 1995. Também por conhecer bem o comandante do rival, Renato sabe o que lhe espera às 17h (de Brasília) do próximo domingo, no Olímpico.

"Eles têm a jogada na bola parada, têm o Loco Abreu, a jogada pelas laterais e o Joel Santana, que é um bom treinador. Temos que nos preocupar com o todo do Botafogo. Mas pode ter certeza de que eles estão quebrando a cabeça do outro lado para saber como parar a equipe do Grêmio", avisa.

O Grêmio volta a treinar na tarde desta quarta-feira. Gabriel, ainda com dores na perna direita, deve ficar de fora. A programação prevê que o lateral volte no treinamento desta quinta. Caso não sinta nada, fica à disposição. Se não se recuperar a tempo, Ferdinando e Souza brigam pela vaga do lado direito defensivo.

Até ontem à noite, 13 mil dos 20.500 ingressos colocados à venda pela internet haviam sido vendidos para os integrantes dos programas Exército Gremista e para o Sócio Torcedor. Os bilhetes restantes estarão à venda para o torcedor comum nas bilheterias do Olímpico a partir de amanhã.

Treinador do Grêmio acredita em vaga na Libertadores de 2011
Treinador do Grêmio acredita em vaga na Libertadores de 2011
Foto: Roberto Vinícius / Gazeta Press
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade