PUBLICIDADE

Atlético-PR bate Avaí e consegue melhor campanha em 6 anos

5 dez 2010 - 19h03
(atualizado às 21h48)
Compartilhar

Sem pretensões no torneio, Atlético-PR e Avaí se enfrentaram na Arena da Baixada, e o time da casa venceu por 1 a 0 com um gol de Paulo Baier, o décimo do meia no Campeonato Brasileiro. Dessa forma, o clube paranaense terminou o torneio na quinta colocação e fez sua melhor campanha desde 2004, quando brigou pelo título com o Santos.

Na ocasião, o time rubro-negro ficou com o vice-campeonato. No ano seguinte, foi sexto e, daí em diante, não fez mais nenhuma campanha honrosa. De 2006 a 2009, a melhor posição do Atlético-PR foi um 12º lugar em 2007.

Desta vez, graças a uma arrancada iniciada por Paulo César Carpeggiani e continuada por Sérgio Soares, a equipe rubro-negra fez 60 pontos e, graças à derrota do Botafogo, ficou em quinto.

Já o Avaí fica na 15ª colocação e não consegue vaga na Copa Sul-Americana. Com 43 pontos, ele ficou um abaixo do Flamengo, último classificado ao torneio continental caso o Goiás não seja campeão da edição deste ano.

O jogo

Sem pretensões, os dois times começaram a partida ligados, mas a zaga catarinense vacilou logo aos 6min, e Paulo Baier completou cruzamento da esquerda de cabeça e abriu o placar. O clube paranaense seguiu pressionando, mas levava pouco perigo ao goleiro Renan. No entanto, o Avaí também não ameaçava Neto, e a partida seguiu sem grandes emoções.

Paulo Baier era a principal arma do Atlético-PR e, aos 31min, protagonizou um cruzamento perigoso, bem desviado por Renan. Pouco depois, a equipe catarinense trocou passes, mas, na hora da finalização, Chico protagonizou um belo desarme, terminando as ações da primeira etapa.

O Avaí voltou a campo apostando muito nas laterais e contando com as subidas constantes de Patric e Eltinho. Aos 12min, a jogada deu certo e a bola chegou em Caio, na segunda trave, que cabeceou mal. O time visitante seguiu pressionando. Aos 16min, Caio bateu de fora da área, mas errou a meta de Neto. Na sequência, o meia chegou finalizando de primeira e acertou o poste.

Sérgio Soares respondeu colocando Heracles no lugar de Márcio Azevedo, para tentar impedir tantas subidas de Patric. O Avaí dominava completamente a segunda etapa, e o Atlético não exigia defesas de Renan.

Inoperante ofensivamente, Soares queimou a última substituição, colocando Marcelo no lugar de Bruno Mineiro. No outro lado, Váger Benazzi trocou Vandinho por Dinélson. O Atlético-PR melhorou, e Paulo Baier recebeu na entrada da área e chutou rasteiro, muito próximo da trave de Renan, mas o placar continuou igual.

FICHA TÉCNICA

Atlético-PR 1 x 0 Avaí

Gols
Atlético-PR: Paulo Baier, aos 6min do primeiro tempo

Esquema Tático do Atlético-PR
3-5-2
Neto; Chico, Rafael Santos e Márcio Azevedo (Heracles); Wagner Diniz, Vitor (Claiton), Paulinho e Paulo Baier; Iván González e Bruno Mineiro (Marcelo); técnico Sérgio Soares

Esquema Tático do Avaí
4-4-2
Renan; Patric, Émerson, Émerson Nunes e Eltinho; Bruno, Rudnei (Laércio), Batista e Caio; Davi (Daniel) e Vandinho (Dinélson); técnico Vágner Benazzi

Cartões Amarelos
Atlético-PR: Iván González

Avaí: Vandinho, Bruno e Daniel

Árbitro
Paulo César Oliveira (SP)

Local
Arena da Baixada, em Curitiba (PR)

Com informações da agência Gazeta Press

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade