PUBLICIDADE

Com goleiro inspirado, Figueirense bate Cruzeiro com "ajuda" de Fábio

22 mai 2011 - 17h52
(atualizado às 21h42)
Compartilhar

Após o fraco desempenho no Campeonato Catarinense, o Figueirense estreou no Campeonato Brasileiro com uma importante vitória. Neste domingo, no Estádio Orlando Scarpelli, a equipe derrotou o Cruzeiro por 1 a 0, com boa atuação do goleiro Wilson, que fez grandes defesas durante toda a partida.

Se Wilson brilhou à favor do Figueirense, Fábio teve a boa atuação encoberta pelo erro que resultou no gol da derrota cruzeirense. Aos 2min do segundo tempo, o arqueiro saiu mal do gol e afastou a bola na cabeça de Marquinhos Paraná. Ela bateu no atleta e foi para o próprio gol celeste.

Com três pontos, o Figueirense encara na segunda rodada do Brasileiro o São Paulo, no sábado, às 21h (de Brasília), no Morumbi. Já o Cruzeiro buscará os primeiros pontos na competição um dia depois, contra o Palmeiras, na Arena do Jacaré.

O jogo

Mesmo em Florianópolis, o Cruzeiro começou melhor e obrigou o goleiro Wilson a trabalhar. Aos 4min, Roger, sem ângulo, cobrou falta para o gol. O arqueiro do Figueirense foi bem para a bola e espalmou para escanteio. Dois minutos depois, Thiago Ribeiro recebeu lançamento na área e finalizou para mais uma defesa do camisa 1 do time da casa, desta vez com o rosto.

Com o passar dos minutos o Figueirense equilibrou a partida e passou a tocar bola com facilidade no meio-campo. Aos 16min, o centroavante Héber arriscou de longe e o goleiro Fábio fez a defesa. O Cruzeiro respondeu com Montillo em cobrança de escanteio, aos 19min, quase marcando gol olímpico.

Um minuto depois o time catarinense teve a melhor chance do primeiro tempo. O lateral Bruno avançou pelo lado direito até a linha de fundo e cruzou para a área. Reinaldo dominou livre e arrematou para o gol. À queima roupa, o goleiro Fábio pegou no susto e fez a defesa, justificando a convocação para defender a Seleção Brasileira nos amistosos contra Holanda e Romênia.

Os donos da casa voltaram a ameaçar aos 24min. Wellington Nem cobrou falta de longe e Fábio defendeu com segurança. O Cruzeiro chegou com perigo na mesma moeda, cinco minutos depois. Roger cobrou falta direto para o gol e Wilson foi bem para a bola, fazendo a defesa.

Nos dez minutos finais do primeiro tempo, o Cruzeiro voltou a dominar a partida e ficou próximo de abrir o marcador. Aos 36min, Thiago Ribeiro cruzou e a bola quase enganou o goleiro Wilson, que foi salvo pela trave. No minuto seguinte, Gilberto invadiu a área e finalizou para mais uma defesa de Wilson.

O goleiro Wilson ainda evitou a última chance de gol do Cruzeiro, aos 41min. O argentino Montillo finalizou no canto direito e o goleiro fez outra boa defesa. Thiago Ribeiro aproveitou o rebote, mas chutou para fora.

O Figueirense voltou bem para a segunda etapa, pressionando o Cruzeiro em busca do gol. Logo no primeiro minuto, Bruno tentou avançar pelo meio e a bola sobrou para Héber, que arriscou de fora da área. O chute saiu com perigo, rente à trave.

Ainda em cima, os donos da casa abriram o placar em bobeira da zaga mineira. Wellingon Nem cobrou escanteio, Fábio tentou cortar na primeira trave e espalmou a bola, que bateu em Marquinhos Paraná e entrou para o fundo das redes, aos 2min.

Ainda comemorando, os catarinenses colocaram Fábio para trabalhar dois minutos depois. Héber arriscou de longe e o goleiro cruzeirense defendeu o arremate. A resposta da equipe visitante aconteceu aos 7min. Wallyson soltou uma bomba de longe e Wilson voltou a parar o ataque adversário.

Aos poucos o Cruzeiro se acertou após o baque de ter tomado o gol e passou a dominar. Porém, o Figueirense continuava sendo perigoso, principalmente nos contra-ataques. Aos 16min, Maicon chutou para defesa de Fábio. Um minuto depois, Wellington Nem fez grande jogada e chutou cruzado, rasteiro. Maicon se esticou todo, mas não conseguiu desviar para o gol.

O Cruzeiro pressionou e desperdiçou chances de sair de Florianópolis com pelo menos um empate, mas o goleiro Wilson salvou os três pontos. Aos 26min, Gilberto chutou de fora, com força, e o arqueiro fez a defesa.

O Figueirense respondeu mais uma vez no contra-ataque. Reinaldo recebeu lançamento na entrada da área pelo lado direito e bateu cruzado. A bola passou por Fábio e acertou a trave.

Nos minutos finais, Ortigoza, que entrou no lugar de Montillo, recebeu na entrada da área, girou e chutou para nova defesa de Wilson.

Figueirense 1 x 0 Cruzeiro

Gols

Figueirense Marquinhos Paraná-contra aos 2min do 2º tempo

Figueirense

Wilson; Bruno, João Paulo, Edson Silva e Juninho; Ygor, Túlio (Coutinho), Maicon e Wellington Nem (Wilson Pittoni); Reinaldo (Lenny) e Héber

Técnico: Jorginho

Cruzeiro

Fábio; Leandro Guerreiro, Gil, Léo e Gilberto; Henrique, Marquinhos Paraná (Fabrício), Roger (Dudu) e Montillo (Ortigoza); Thiago Ribeiro e Wallyson

Técnico: Cuca

Cartões Amarelos

Figueirense João Paulo, Túlio, Ygor, Héber e Bruno

Cruzeiro Léo, Gilberto e Leandro Guerreiro

Árbitro

Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)

Local

Estádio Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade