PUBLICIDADE

Botafogo vence e impõe primeira derrota de Muricy no Santos

28 mai 2011 - 20h21
(atualizado às 20h47)
Compartilhar

Saiu dos pés de Fábio Ferreira a primeira vitória do Botafogo no Campeonato Brasileiro de 2011. Após derrota para o Palmeiras por 1 a 0 na estreia, a equipe carioca superou o Santos no Engenhão pelo mesmo placar na noite deste sábado. O time paulista atuou com uma escalação reserva, uma vez que está na semifinal da Copa Libertadores, e viu a primeira derrota de Muricy Ramalho. Na quarta-feira, os alvinegros paulistas enfrentam o Cerro Porteño no Paraguai por uma vaga na decisão sul-americana.

Com o resultado, o Botafogo aparece na décima posição da tabela da Série A. Já o Santos, que viu uma série de 15 jogos sem perder cair por terra, é o 12º colocado.

Em semana que anunciou importantes reforços, os meio-campistas Renato e Elkeson, o Botafogo contou com a estreia do último, ex-jogador do Vitória. Ele atuou avançado, auxiliando Alex no ataque - Herrera e Loco Abreu seguem cumprindo suspensão por expulsão na Copa do Brasil.

Já o Santos exibiu seu time reserva, em função da Copa Libertadores, em um 3-5-2. O meio de campo foi formado por Rodrigo Possebon, Charles e Alan Patrick, enquanto Pará e Alex Sandro foram os alas. No ataque, Keirrison e Tiago Alves se encarregaram de dar trabalho à defesa botafoguense.

Na próxima rodada, o time carioca volta a campo contra o Ceará, no Presidente Vargas, em partida que será disputada no sábado, às 18h30. Já o Santos recebe o Avaí na Vila Belmiro no domingo, a partir das 18h30.

O jogo

A partida começou morna, com as equipes buscando tocar a bola no meio de campo. O primeiro lance de perigo veio aos 12min, em finalização de Keirrison que passou por cima do travessão. Três minutos depois, foi a vez de Alan Patrick assustar a torcida carioca, em cobrança de falta que Jefferson espalmou pela linha de fundo.

Após o bom momento do Santos, o Botafogo passou a ditar o ritmo do jogo, buscando passar a bola pelos pés de Elkeson. O estreante teve chance de alçar bola na área aos 22min em cobrança de falta, mas acertou a barreira santista. Seis minutos depois, o meia arriscou de longe e Aranha espalmou para escanteio.

O melhor momento do Botafogo resultou em gol aos 36min. Após escanteio, Fábio Ferreira aproveitou sobra e acertou belo chute de voleio para marcar o primeiro tento do time carioca no Brasileiro. A equipe da casa continuou com a bola no ataque nos instantes finais, e a defesa visitante impediu novos gols.

Depois do intervalo,buscando a vitória, Muricy Ramalho sacou Tiago Alves e Alan Patrick para as entradas de Maikon Leite e Rychely. As alterações permitiram ao Santos jogar com mais calma, trocando passes e diminuindo os erros na saída. Além disso, a presença de Maikon Leite na ponta direita segurou Cortês na defesa, impedindo jogada muito usada pelo Botafogo no primeiro tempo.

Vendo o Santos melhor na partida, Caio Júnior optou por duas substituições: Alex e Everton deram lugar a Caio e Cidinho. Este último, de 18 anos, assustou o Santos aos 24min, em chute de fora da área que passou perto do gol de Aranha. Cinco minutos depois, Cidinho ficou perto de marcar ao completar boa jogada de Cortês, mas a finalização foi por cima do gol.

O jogo passou a ficar morno, e Muricy tentou esquentá-lo com a entrada de Roger, no lugar de Charles. A alteração pouco ajudou o Santos, que viu o Botafogo criar as melhores oportunidades, especialmente com Cortês. Ao fim, a vitória magra ficou com o time da casa.

Botafogo 1 x 0 Santos

Gols

Botafogo:
Fábio Ferreira, aos 35min do primeiro tempo

Botafogo: Jefferson; Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Lucas Zen, Marcelo Mattos, Everton (Cidinho) e Maicosuel; Elkeson (Thiago Galhard) e Alex (Caio). Técnico: Caio Júnior

Santos: Aranha; Bruno Aguiar, Bruno Rodrigo e Vinícius; Pará, Rodrigo Possebon, Charles (Roger), Alan Patrick (Rychely) e Alex Sandro; Tiago Alves (Maikon Leite) e Keirrison. Técnico: Muricy Ramalho

Cartões amarelos
Botafogo: Thiago Galhardo
Santos: Bruno Rodrigo, Vinícius e Alex Sandro

Árbitro
Heber Roberto Lopes (PR)

Local
Estádio do Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade