PUBLICIDADE

ABC surpreende e derrota a Portuguesa no Canindé

3 jun 2011 - 22h55
(atualizado às 23h29)
Compartilhar

A Portuguesa começou a rodada como líder do Campeonato Brasileiro da Série B. Jogando no Estádio do Canindé, porém, a equipe paulista sucumbiu e perdeu a invencibilidade ao ser derrotado pelo ABC por 3 a 2, nesta sexta-feira à noite, em jogo válido pela terceira rodada.

O time potiguar começou a partida surpreendendo e Cascata abriu o marcador aos 10min do primeiro tempo, com Elionar Bombinha ampliando a vantagem cinco minutos depois. A Portuguesa reagiu e conseguiu empatar antes dos 30min da etapa inicial com Marco Antônio e Rogério. Nos acréscimos, Elionar Bombinha marcou o terceiro gol do ABC, garantindo a vitória do clube alvinegro.

O ABC dorme no G-4 da Série B com cinco pontos, mas pode ser ultrapassado por diversos adversários nas partidas de sábado. Já a Portuguesa caiu para o quinto lugar com 4 pontos.

O time potiguar volta a campo pela quarta rodada já na terça-feira quando recebe o Goiás no Estádio Frasqueirão. A Portuguesa joga apenas no próximo sábado contra o Grêmio Barueri, fora de casa.

Com os dois gols marcados nesta sexta-feira, Elionar Bombinha empatou na artilharia com Ribinha, do Icasa, e Guto, do Goiás. Todos com três gols.

O jogo

Apesar do frio na cidade de São Paulo, o ABC se aclimatizou mais cedo na partida e começou melhor, conseguindo abrir o marcador no Canindé aos 10min. Malaquias recebeu passe na ponta direita e tocou para a área. Cascata foi mais rápido que o marcador e completou para o fundo das redes para alegria dos torcedores do time potiguar.

A superioridade dos visitantes no começo da partida ficou evidente aos 15min. O lateral direito Pio se aventurou no campo de ataque e cruzou para a área. Elionar Bombinha apareceu bem e se esticou para desviar a bola para o fundo das redes, marcando o segundo gol do ABC com um terço do primeiro tempo.

Depois de sofrer o segundo gol, a Portuguesa acordou e diminuiu a desvantagem no Canindé. Após jogada pela direita, Luis Ricardo dominou na área, protegeu do marcador e rolou para trás. Marco Antônio chutou colocado e acertou o canto direito da meta de Wellington, fazendo o primeiro tento do time paulista.

A Portuguesa melhorou e passou a presionar me busca do empate, que aconteceu aos 29min. Marco Antônio cobrou escanteio da direita. Houve um desviou na primeira trave e o zagueiro Rogério apareceu bem na segunda trave para completar para o fundo das redes do ABC.

Depois de reagir rapidamente, a Portuguesa assumiu o domínio da partida e foi o único time a jogar. Aos 37min, em lance idêntico ao segundo gol, o time da casa desperdiçou grande chance novamente com o zagueiro Rogério. Dois minutos depois, Henrique recebeu lançamento em profundidade, invadiu a área e finalizou cruzado na saída do goleiro do ABC, mas o chute foi para fora.

Quando a partida se encaminhava para o intervalo, o ABC aproveitou desatenção da defesa da equipe mandante para voltar a liderança do marcador. Elionar Bombinha fez jogada individual e chutou da entrada da área para o marcar o terceiro gol do time potiguar, aos 47min.

O domínio na segunda etapa foi todo da Portuguesa, mas quem teve que assustou o adversário foi o ABC, que aproveitou os contra-ataques. Aos 5min, Malaquias finalizou forte de fora da área e acerta a trave da meta defendida por Weverton. Aos 15min, Cascata recebeu passe na área e arrematou para boa defesa do arqueiro do time rubro-verde.

Sem objetividade, a Portuguesa rondou a área adversária, mas não conseguiu entrar na defesa do ABC e assustar o goleiro Wellington. Pelo contrário, foram os visitantes que chegaram novamente com perigo aos 36min. Tiago Garça arriscou de longe e Weverton defendeu em dois tempos.

Portuguesa 2 X 3 ABC

Gols

Portuguesa: Marco Antônio aos 19min e Rogério aos 29min do 1º tempo

ABC: Cascata aos 10min e Elionar Bombinha aos 15min e aos 47min do 1º tempo

Portuguesa

Weverton; Marcos Pimentel, Rogério, Mateus (Ivo) e Marcelo Cordeiro; Guilherme, Ademir Sopa, Henrique e Marco Antônio (Kleiton); Luis Ricardo (Leandro Love) e Ananias

Técnico: Jorginho

ABC

Wellington; Pio (Nego), Tiago Garça, Alessandro Lopes e Renatinho; Basílio, Bileu, Marcus Vinicius e Cascata (Chimba); Elionar Bombinha e Malaquias (Rafael Martins)

Técnico: Leandro Campos

Cartões Amarelos

Portuguesa: Ademir Sopa

ABC: Pio, Wellington e Basílio

Árbitro

Renato Cardoso da Conceição (MG)

Local

Estádio do Canindé, São Paulo (SP)

Luis Ricardo lamenta chance desperdiçada pela Portuguesa
Luis Ricardo lamenta chance desperdiçada pela Portuguesa
Foto: Ale Cabral / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade