PUBLICIDADE

Com gol de Maicosuel, Botafogo vence e aumenta baque do Coritiba

12 jun 2011 - 20h27
(atualizado às 23h02)
Compartilhar

Com o primeiro gol de Maicosuel desde que se recuperou de complicada lesão, uma jogada surpreendente de Elkeson e um belo gol de Alex, o Botafogo venceu mais uma no Campeonato Brasileiro neste domingo. Atuando no Engenhão, a equipe virou para cima do Coritiba por 3 a 1, aumentando o baque do time paranaense, que na última quarta-feira perdeu o título da Copa do Brasil para o Vasco.

O Coritiba não jogou mal e chegou a pressionar o Botafogo no final do jogo, mas amargou seu primeiro tropeço após ficar amargar o vice-campeonato. Tem sido uma constante que o baque pela perda de uma final prejudique o desempenho no Brasileiro. Desde 2003, quando o nacional começou a ser disputado no sistema de pontos corridos, os derrotados da Copa do Brasil não conseguiram se dar bem.

A única exceção foi o Corinthians, em 2008: depois de perder a decisão para o Sport, teve sucesso no segundo semestre, mas na Série B, ficando com o título. Nenhum outro vice conseguiu sequer a vaga à Copa Libertadores, prêmio maior buscado na Copa do Brasil. Flamengo (2003 e 2004), Fluminense (2005), Vasco (2006), Figueirense (2007), Inter (2009) e Vitória (2010) falharam. O time baiano foi ainda pior: acabou rebaixado à Série B.

A vitória do Botafogo ainda foi marcante para Maicosuel, que quebrou longo jejum e marcou pela primeira vez em jogos oficiais desde que rompeu os ligamentos do joelho esquerdo, em 8 de setembro de 2010. O atleta ficou cerca de sete meses parado e, em sua terceira partida, voltou a balançar as redes. Seu último gol tinha sido anotado em 1º de setembro do ano passado, contra o então Grêmio Prudente, também pelo Campeonato Brasileiro.

Na próxima rodada, o Botafogo, que chega aos 10 pontos, volta ao Engenhão para fazer o clássico carioca com o Flamengo. A partida está marcada para as 16h (de Brasília) do domingo. No mesmo dia, o Coritiba, que tem apenas três pontos, vai receber o Internacional no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, às 18h30, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogo

Com apenas dois minutos de jogo no Engenhão, o Coritiba surpreendeu o Botafogo e abriu o placar. Bill recebeu cruzamento de Everton Ribeiro e aproveitou o cochilo da zaga para, livre, cabecear para o gol. O Botafogo não se abalou e foi para cima, virando o placar ainda no primeiro tempo. Aos 15min, criou boa chance com Herrera, que quase marcou ao recuperar uma bola dentro da área e chutar para fora.

Aos 16min, Elkeson fez excelente lançamento para Maicosuel, que invadiu a área pela direita e bateu cruzado, rasteiro, marcando seu primeiro gol em partidas oficiais desde que se recuperou de cirurgia no joelho. O time quase marcou de novo aos 18min, quando Everton recebeu dentro da área, girou sobre a marcação e bateu com força. Edson bastos fez excelente defesa.

O Coritiba teve boa chance aos 35min: Jefferson saiu mal do gol em cruzamento e, no rebote, Everton Ribeiro cabeceou. O goleiro conseguiu se recuperar e evitar um gol por cobertura. Pouco depois, aos 38min, o Botafogo conseguiu a virada: Elkeson bateu falta pelo lado esquerdo do ataque e surpreendeu Edson Bastos ao bater direto para o gol. A bola entrou alta, sem chance para o arqueiro do Coritiba.

No segundo tempo, Coritiba e Botafogo seguiram fazendo confronto equilibrado até os 18min, quando Émerson dividiu com o pé uma bola que Lucas Zen tentava tocar com a cabeça. O jogador do Coritiba acertou o corpo do botafoguense com a sola da chuteira e acabou expulso. Apesar disso, os botafoguenses se arriscaram pouco e terminaram o confronto sob pressão forte dos paranaenses.

Aos 31min, Geraldo recebeu passe dentro da área, cortou Fábio Ferreira e bateu rasteiro, acertando a trave de Jefferson. Com um homem a menos, o time vice-campeão da Copa do Brasil mostrou empenho e garra, mas não foi capaz de evitar uma derrota que aumenta o baque após o fracasso. Já nos acréscimos, Alex acertou belo chute de fora da área, fez o terceiro do Botafogo e encerrou a contagem.

Botafogo 3 x 1 Coritiba

Gols

Botafogo:
Maicosuel, aos 15min, e Elkeson, aos 36min do primeiro tempo; Alex, aos 48min do segundo tempo
Coritiba:
Bill, aos 2min do primeiro tempo

Botafogo: Jéfferson; Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Lucas Zen, Marcelo Mattos, Maicosuel (Caio) e Everton (Cidinho); Elkeson e Herrera (Alex). Técnico: Caio Junior

Coritiba: Edson Bastos; Jonas, Jeci, Emerson e Lucas Mendes (Eltinho); Willian, Léo Gago (Tcheco), Rafinha e Davi (Geraldo); Everton Ribeiro e Bill. Técnico: Marcelo Oliveira

Cartões amarelos
Botafogo: Marcelo Mattos, Herrera
Coritiba: Léo Gago, Rafinha

Cartões vermelhos
Coritiba: Émerson

Árbitro
Francisco Carlos Nascimento (AL)

Local
Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade