PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Botafogo vence Grêmio e mantém boa campanha no Brasileiro

26 jun 2011 - 18h16
(atualizado às 21h09)
Compartilhar

No jogo que marcou mais um apagão no Estádio do Engenhão, o Botafogo manteve a boa fase no Campeonato Brasileiro, neste domingo, pela sexta rodada. A equipe derrotou o Grêmio por 2 a 1 e está provisoriamente dentro do G-4 da competição.

O volante Marcelo Mattos abriu o placar aos 25min do segundo tempo, após aproveitar cruzamento de Elkeson. Depois das luzes serem religadas no Engenhão, Elkeson ampliou a vantagem, aos 57min. Já aos 64min, Rafael Marques descontou para o Grêmio, mas já era tarde para reagir na partida.

O jogo ficou interrompido por 22 minutos no segundo tempo por causa de uma pane no fornecimento de energia elétrica no Estádio do Engenhão.

Com a vitória, o Botafogo pula para a quarta posição, com 11 pontos. O próximo desafio do time alvinegro será contra o São Paulo, na quarta, às 21h50 (de Brasília), no Morumbi.

Com campanha instável, o Grêmio está no 12º lugar, com sete pontos. A equipe gaúcha também joga na quarta, às 19h30 (de Brasília), contra o Avaí, no Estádio Olímpico.

O jogo

Os dois times começaram a partida com esquemas semelhantes, com apenas um atacante isolado entre os zagueiros adversários. E com isso as duas equipes encontravam dificuldades para chegar ao ataque. Só aos cinco minutos é que o time da casa criou o primeiro lance de perigo em chute de Marcelo Mattos da entrada da área que obrigou Marcelo Grohe a praticar grande defesa.

O lance animou o time dirigido por Caio Júnior, que passou a pressionar em busca do primeiro gol. Já o Grêmio se limitava apenas a defender. Maicosuel teve a chance de concluir, aos 7min, mas o chute foi facilmente defendido pelo goleiro gremista.

O time comandado por Renato Gaúcho não conseguia fazer a bola chegar aos pés do atacante Lins, que era facilmente dominado pela dupla de zaga alvinegra. O Botafogo seguia controlando as ações, mas com Herrera isolado na frente a opção era chutar de longa distância. Isso aconteceu aos 15min, em chute de Lucas Zen que encobriu a meta defendida por Marcelo Grohe.

Aos 19min, Maicosuel ganhou a disputa pela direita e cruzou para a entrada de Herrera, que cabeceou em cima do goleiro. Aos 21min, o estreante meia Marquinhos sentiu um problema no tornozelo e teve que deixar o campo para a entrada de Roberson. O Botafogo voltou a ter boa chance aos 25min, em desvio de Herrera que passou muito perto da trave esquerda de Renan.

O Grêmio teve a melhor chance na primeira etapa aos 30min, quando Fernando se aproveitou da falha de Alessandro, que não conseguiu cortar um lançamento longo, e entrou livre na área carioca.

O chute, todavia, foi bem defendido por Renan. Um minuto depois, pressão na área carioca e Gabriel cruzou para Lúcio, que bateu de primeira mas a bola tocou em Marcelo Mattos e acabou saindo.

Nos minutos finais do primeiro tempo, os dois times voltaram a cometer muitos equívocos para irritação da torcida presente ao Engenhão, mas o Botafogo ainda conseguiu criar uma boa chance. Aos 41min, Everton cruzou da esquerda, Rafael Marques tocou para trás e Marcelo Grohe evitou o gol. No rebote, Neuton chegou antes de Maicosuel e mandou para escanteio.

Os dois times voltaram sem alterações para o segundo tempo e o Botafogo retornou mais agressivo, tentando a marcação do primeiro gol. Aos cinco minutos, depois de boa troca de passes, Herrera recebeu de costas para o gol, girou e bateu por cima do travessão.

O time carioca dominava, mas continuava esbarrando na ausência de atacantes fixos para disputar bolas altas porque Herrera, além da baixa estatura, era bem marcado pela zaga gremista. O time sulista, que estava muito recuado, só conseguiu chegar na área carioca aos 15min, em chute rasteiro de Lins.

Aos 18min, William Magrão foi lançado entre os zagueiros alvinegros, entrou na área e bateu forte, mas Renan fez a defesa. O Grêmio continuava melhor e, aos 22min, Renan mandou para escanteio um cruzamento de Douglas.

Aos 23min, Cidinho, na sua primeira aparição, tentou a jogada individual, mas foi derrubado por Fernando, que recebeu o segundo cartão amarelo e deixou o Grêmio com dez jogadores em campo.

Com um jogador a mais, o Botafogo chegou ao primeiro gol no Engenhão. O meia-atacante Elkeson mandou uma bomba pela direita. A bola foi de encontro à cabeça de Marcelo Mattos, que desviou para o fundo das redes.

Aos 31min, Cidinho, que entrou empolgado, fez outra jogada pela esquerda, mas o chute foi desviado para escanteio. No minuto seguinte, faltou luz no Engenhão e a partida foi interrompida.

Depois de 22 minutos de paralisação, a partida foi reiniciada. E o Botafogo marcou o segundo gol aos 57min. Caio fez ótima jogada pela direita e rolou para Elkeson acertar um petardo, sem defesa para o goleiro do Grêmio.

O Grêmio ainda descontou com Rafael Marques, aos 64min, após jogada confusa na área, mas o Botafogo soube segurar a vantagem e garantir a vitória.

Botafogo 2 x 1 Grêmio

Gols

Botafogo: Marcelo Mattos aos 25min e Elkeson aos 57min do 2º tempo

Grêmio: Rafael Marques aos 64min do 2º tempo

Botafogo

Renan; Alessandro, Fábio Ferreira, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos (Thiago Galhardo), Lucas Zen, Everton (Caio) e Elkeson; Maicosuel (Cidinho) e Herrera

Técnico: Caio Júnior

Grêmio

Marcelo Grohe; Gabriel, Mário Fernandes, Rafael Marques e Neuton; Fernando, William Magrão, Lúcio e Marquinhos (Roberson); Douglas e Lins (Leandro)

Técnico: Renato Gaúcho

Cartões amarelos

Botagogo: Caio e Elkeson

Grêmio: Mário Fernandes

Árbitro

Jailson Macedo Freitas (BA)

Local

Engenhão, Rio de Fernandes (RJ)

Com informações de Gazeta Esportiva

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade