PUBLICIDADE

Grêmio empata no fim, amplia crise e mantém Avaí sem vitória

29 jun 2011 - 21h25
(atualizado em 30/6/2011 às 01h23)
Compartilhar

Em uma partida nervosa, com duas expulsões e muita reclamação contra a arbitragem, o Grêmio conseguiu arrancar um empate no último minuto frente ao Avaí, por 2 a 2, nesta quarta-feira. O resultado, no entanto, amplia a crise da equipe, que não vence há quatro jogos no Campeonato Brasileiro. Além disso, mantém os catarinenses sem vencer na competição após sete rodadas.

O Avaí começou bem e abriu 2 a 0 em pleno Estádio Olímpico, com gols de Gustavo Bastos e Robinho, mas teve a contestada expulsão de Batista no segundo tempo, após choque com Fábio Rochemback. O time esteve perto de vencer pela primeira vez no Brasileiro 2011, mas agora permanece com apenas dois pontos em 21 disputados, ocupando a zona de rebaixamento.

Já o Grêmio diminuiu com um pênalti discutível sofrido por Escudero. Douglas bateu e, pouco depois, foi expulso por perder a cabeça e reclamar com o árbitro. O time só evitou a derrota nos acréscimos, quando Rafael Marques chutou na sobra de cobrança de escanteio. O Grêmio tem oito pontos, na zona intermediária da classificação.

Como a Seleção Brasileira estreia na Copa América neste domingo, contra o Venezuela, o Campeonato Brasileiro só terá rodada novamente no outro meio de semana. Na quarta, o Grêmio enfrenta o Cruzeiro na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), às 19h30 (de Brasília). No mesmo dia e horário, o Avaí pega o Bahia na Ressacada, em Florianópolis (SC).

O jogo

O Avaí abriu o placar logo aos 4min, em cobrança de escanteio. Pedro Ken cruzou da direita e Welton Felipe cabeceou a queima-roupa. Marcelo Grohe fez grande defesa e espalmou para o lado, mas Gustavo Bastos aproveitou a sobra e testou para as redes. O time catarinense quase marcou de novo três minutos depois, em chute de Pedro Ken aproveitando sobra da jogada de William.

O Grêmio tentou sair para o jogo e buscar o empate, mas o Avaí foi quem assustou mais vezes no primeiro tempo. Aos 22min, Romano recebeu pela lateral e bateu cruzado, obrigando Grohe a fazer mais uma boa defesa. Pressionado pelo resultado e pela torcida, o anfitrião errou bastante e irritou os presentes no Estádio Olímpico.

A melhora, efetivamente, só veio pouco antes do intervalo, quando teve dois gols anulados. Aos 42min, Rockemback cruzou, André Lima se antecipou em posição irregular e cabeceou para as redes. Pouco depois, ele novamente se adiantou e desviou de cabeça. Aleks defendeu e Leandro marcou o gol no rebote, mas o auxiliar já anotava a irregularidade.

Logo no início da segunda etapa, uma polêmica comum no futebol brasileiro complicou o Avaí. Batista subiu para disputar bola com Fabio Rochemback com os braços abertos. Acabaram se chocando, e o gremista reclamou de cotovelada. O árbitro Cláudio Mercante interpretou desta forma e expulsou o jogador do time catarinense, aumentando as esperanças gremistas que, logo, voltariam a decair.

Aos 6min, o próprio Rochemback errou ao tentar cortar um cruzamento, deixando a bola para Robinho concluir cruzado, ampliando o placar. Os gremistas partiram para cima e pressionaram o Avaí, que teve boas defesas de Aleks. Aos 26min, o anfitrião finalmente reagiu: Escudero tabelou com o estreante Miralles, invadiu a área e conseguiu um pênalti discutível, gerando reclamação dos catarinenses.

Douglas, um dos atletas contestados no Olímpico, precisou bater duas vezes - o árbitro mandou voltar na primeira tentativa, por invasão. Na segunda, ele cobru no canto esquerdo diminuindo. Pouco depois, o camisa 10 gremista perdeu a cabeça: discutiu com o árbitro e recebeu amarelo. Aplaudiu ironicamente a atitude e acabou expulso, igualando o número de jogadores.

O Grêmio ainda chegou a acertar a trave aos 38min, em chute da entrada da área. Nos acréscimos, o time conseguiu um gol salvador. Rafael Marques aproveitou sobra em cobrança de escanteio, após bate-rebate dentro da área, e chutou com força, de forma indefensável para Aleks. O gol deu alívio aos gremistas, mas irritou muito os catarinenses. O tropeço foi ruim para ambos.

Grêmio 2 x 2 Avaí

Gols

Grêmio:
Douglas, aos 28min do segundo tempo, e Rafael Marques, aos 48min
Avaí:
Gustavo Bastos, aos 4min do primeiro tempo; Robinho, aos 6min do segundo tempo

Grêmio: Marcelo Grohe; Gabriel, Mário Fernandes, Rafael Marques e Bruno Collaço; Fábio Rochemback, Willian Magrão (Miralles), Lúcio (Escudero) e Douglas; Leandro (Roberson) e André Lima. Técnico: Renato Gaúcho

Avaí: Aleks, Daniel, Welton Felipe, Gustavo Bastos e Romano; Batista, Bruno, Cléverson (Fábio Santos) e Pedro Ken; Rafael Coelho (Robinho) e William. Técnico: Alexandre Gallo

Cartões amarelos
Grêmio: Willian Magrão, André Lima, Escudero e Douglas
Avaí: Bruno, Gustavo Bastos, Rafael Coelho, Alekis e Pedro Ken

Cartões vermelhos
Grêmio: Douglas
Avaí: Batista

Árbitro
Cláudio Mercante (PE)

Renda/público:
R$ 131.143,50/ 10.346

Local
Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade