PUBLICIDADE

Figueirense aproveita "ressaca" santista, vence e volta ao G-4

29 jun 2011 - 23h46
(atualizado em 30/6/2011 às 01h04)
Compartilhar

O Figueirense retornou ao G-4 do Campeonato Brasileiro na noite desta quarta-feira. Contando com o apoio da torcida, o clube catarinense aproveitou a "ressaca" do Santos, campeão da Copa Libertadores da América há uma semana, e derrotou o adversário por 2 a 1, em confronto válido pela sétima rodada. Aloísio marcou os dois gols mandantes e assegurou o resultado positivo - Rychely descontou para o time de Muricy Ramalho.

O resultado fora de casa deixa o Santos em péssima situação na tabela de classificação. Com somente cinco pontos somados, o clube paulista ocupa a modesta 16ª colocação, perto da zona de rebaixamento. Em contrapartida, totalmente focado na Série A, o Figueirense manteve a boa campanha: a equipe catarinense soma 13 pontos e dormirá nesta quarta no quarto lugar.

Ainda sob "ressaca" do título da Copa Libertadores, o Santos apresentou um ritmo extremamente lento diante do Figueirense na primeira etapa. Mais ligado na partida do que o rival paulista, o time de Santa Catarina aproveitou e conseguiu, por intermédio de dois gols de Aloísio, terminar o tempo inicial à frente no placar.

A vitória parcial na primeira etapa não mudou o panorama do jogo na parte final. Com um ritmo lento, o Santos buscou o empate sem exercer o futebol apresentado durante o título da Libertadores. Melhor para o Figueirense, que seguiu acelerando o jogo. No entanto, os catarinenses pararam em Rafael, que evitou uma derrota ainda maior para a equipe de Muricy.

Depois do compromisso em Santa Catarina, o Santos retorna a campo no próximo final de semana, quando terá pela frente um dos compromissos adiados por conta da decisão da Copa Libertadores contra o Peñarol.

A equipe comandada por Muricy Ramalho joga no próximo sábado, às 18h30 (de Brasília), contra o América-MG, na Vila Belmiro, em confronto válido pela sexta rodada da Série A.

Após contar com o apoio da torcida neste meio de semana, o Figueirense volta a campo somente na quinta-feira, dia 7 de julho, às 19h30, quando o clube alvinegro enfrentará o Coritiba, no Estádio Couto Pereira.

O jogo

Muricy Ramalho encontrou dificuldades em escalar o Santos no primeiro jogo após o clube de Vila Belmiro conquistar o tricampeonato da Copa Libertadores. Sem Neymar, Paulo Henrique Ganso e Elano, que servem a Seleção Brasileira, e Jonathan, que deve reforçar a Inter de Milão na próxima temporada, o treinador precisou recorrer a reservas, e a falta de entrosamento ficou evidente nos instantes iniciais da partida em Santa Catarina.

No entanto, justamente o individual fez a diferença contra o Santos, e não o coletivo. Aos 4min, após lançamento para a entrada da área, Danilo tentou o domínio e entregou a bola nos pés de Aloísio. De primeira, o camisa 9 acertou um lindo chute e conseguiu vencer o seguro goleiro Rafael, um dos destaques na terceira conquista continental do clube paulista.

O gol do Figueirense acordou o Santos para a realidade do clube a partir desta quarta-feira. Focado somente no Campeonato Brasileiro, o time de Vila Belmiro respondeu aos mandantes praticamente no primeiro ataque. Aos 6min, Rychely, substituto de Neymar, recebeu bom passe dentro da área e bateu rasteiro, de canhota, para igualar o marcador no Orlando Scarpelli.

O empate trouxe tranquilidade ao time santista, que diminuiu o ritmo do encontro. Tal estratégia, no entanto, acabou facilmente bloqueada pelo Figueirense. O clube de Santa Catarina acelerava as jogadas ofensivas, e passou a ameaçar a área comandada pelo goleiro Rafael. Aos 21min, por exemplo, Maicon carimbou o travessão do camisa 1 visitante.

A sorte santista, no entanto, durou apenas 10min. Melhor em campo, o Figueirense ampliou o placar, novamente com Aloísio. Depois de um desvio da zaga paulista, o camisa 9, mostrando grande senso de posicionamento e oportunismo, finalizou com precisão para colocar o Figueirense em vantagem ao final da primeira etapa do confronto.

A diferença no marcador não mudou a postura do Figueirense para a segunda etapa. A equipe de Santa Catarina procurou acelerar o jogo, mas falhou na criação de jogadas. Entretanto, o Santos sentiu o ritmo diferenciado do adversário, e não conseguiu dominar o confronto em busca do empate.

Aos poucos, o próprio Figueirense diminuiu o ritmo de jogo. Mais cauteloso, o clube catarinense segurou a posse de bola e não sofreu sustos. O Santos, por outro lado, não conseguiu impor seu estilo e externou a queda de rendimento com os muitos desfalques, principalmente Elano, Paulo Henrique Ganso e Neymar.

FICHA TÉCNICA

Figueirense 2 x 1 Santos

Gols:

Figueirense: Aloísio, aos 4min do primeiro tempo, e aos 31min do primeiro tempo
Santos: Rychely, aos 6min do primeiro tempo

Figueirense
Wilson; Bruno, João Paulo, Edson Silva (Roger Carvalho) e Juninho; Ygor, Túlio, Maicon e Fernandes (Rhayner); Aloísio (Coutinho) e Héber.
Técnico: Jorginho

Santos
Rafael; Pará (Tiago Alves), Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Adriano, Arouca, Danilo e Roger (Felipe Anderson); Rychely (Renan Mota) e Borges.
Técnico: Muricy Ramalho

Cartões Amarelos
Figueirense: Edson Silva
Santos: Edu Dracena

Árbitro
Márcio Chagas da Silva (RS)

Local
Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade