PUBLICIDADE

Ciro desencanta, faz 2 e Fluminense afunda lanterna Atlético-PR

30 jun 2011 - 22h54
(atualizado às 23h35)
Compartilhar

Um dos reforços mais aguardados pela torcida do Fluminense para esta temporada, o atacante Ciro, enfim, desencantou pelo clube das Laranjeiras. Na noite desta quinta-feira, o jogador assinalou dois gols e assegurou a vitória por 3 a 1 do clube tricolor sobre o Atlético-PR, no Estádio Engenhão. O resultado positivo dos cariocas afundou ainda mais a equipe rubro-negra na lanterna da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro.

O resultado negativo no Estádio do Engenhão mantém o clube paranaense com apenas um ponto, na última colocação da Série A. Sem vitórias ainda na elite do futebol brasileiro em 2011, o Atlético-PR, comandado nesta quinta-feira pelo auxiliar Leandro Niehues, já soma uma desvantagem de seis para o Ceará, primeiro clube fora da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Em contrapartida ao adversário desta noite, que convive com uma péssima situação na competição, o Fluminense, com o resultado positivo, subiu para a sétima colocação na tabela, com 12 pontos. Atual campeão brasileiro, o time dirigido por Abel Braga está quatro tentos atrás do Corinthians, líder da Série A.

Apesar de toda a comemoração pelo ótimo placar, o torcedor do Fluminense não deixou o Engenhão totalmente satisfeito nesta quinta-feira. Grande símbolo da conquista do Brasileiro do ano passado, o argentino Darío Conca pode ter se despedido do clube diante do Atlético-PR. Com uma proposta do futebol chinês, o camisa 11 não escondeu a emoção com os pedidos de "fica" da torcida.

Sem saber se poderá contar com Conca até o final do Campeonato Brasileiro, o Fluminense retornará às atividades somente no próximo dia 10, quando terá pela frente o clássico contra o Flamengo - o confronto contra o Santos, válido pela oitava rodada, acabou adiado por conta de um pedido do time paulista, que cedeu seis jogadores às Seleções principal e Sub-20 (Neymar, Ganso e Elano disputam a Copa América, e Danilo, Alex Sandro e Felipe Anderson defenderão o País no Mundial Sub-20).

Por outro lado, o Atlético-PR volta a campo na próxima quarta-feira, às 19h30, contra o Internacional, no Estádio Beira-Rio. O clube colorado chegará embalado por conta da goleada por 4 a 0 aplicada sobre o Atlético-MG, em Sete Lagoas, nesta quinta-feira.

O jogo

As duas equipes começaram a partida com bastante cautela, tocando a bola no meio de campo e os dois goleiros quase não trabalhando nos primeiros dez minutos. Com apenas um atacante em suas formações, Fluminense e Atlético-PR encontravam muitas dificuldades na finalização das jogadas.

Aos 19min, o primeiro lance de perigo do clube tricolor. Após cobrança de escanteio batida por Souza, o zagueiro Márcio Rosário cabeceou com perigo, passando perto da trave do goleiro rival. Aos 25 foi a vez do Atlético-PR responder com uma cabeçada perigosa de Cleber Santana, mas sem sucesso.

O Fluminense mostrava mais poder de fogo e levava perigo com as investidas dos meias. Souza, aos 29, mandou uma bomba, assustando o goleiro Márcio. O tricolor também incomodava nos escanteios. Aos 37, Gum cabeceou com força, mas a bola passou pelo lado direito do gol atleticano.

Quando parecia que o primeiro tempo ficaria no 0 a 0, o Fluminense conseguiu dois gols para tranquilizar a torcida, que já estava impaciente. Após rápido contra-ataque, aos 40 min, Souza deu um belo toque para Mariano, que entrou com velocidade na área, cortou o zagueiro adversário e chutou com força, para o fundo das redes de Márcio.

Dois minutos depois foi a vez do estreante Ciro receber belo passe de Marquinho, chutar com categoria, marcar o segundo gol da partida e chorar pela alegria do primeiro tento com a camisa do clube tricolor. Com isso, o Flu ia para o vestiário com dois gols de vantagem.

O Atlético-PR voltou mais disposto para o segundo tempo, mas continuava tendo muitas dificuldades na criação das jogadas. O Fluminense, por sua vez, era mais incisivo no toque final e agredia o adversário com os meias Souza e Conca.

Após um gol na primeira etapa, Ciro mostrou que sua estrela estava realmente brilhando. Aos 13min, após uma bola na trave, a zaga atleticana falhou e o camisa 18 conseguiu pegar um belo chute de primeira para ampliar a vantagem do clube das Laranjeiras. Era o segundo gol do jovem artilheiro na partida.

O gol acabou dando mais tranquilidade ao tricolor, mas o rubro-negro paranaense não se entregava e continuava em cima da zaga rival. O técnico Leandro Niehues resolveu colocar mais força no ataque, colocando Guerrón. O meia Cleber Santana, aos 23min, chegou a assustar o goleiro tricolor com um chute forte.

Com a saída de Ciro para a entrada de um volante no Fluminense, o final da partida mostrou o time do técnico Abel Braga jogando com a vantagem debaixo dos braços, atuando apenas nos contra-ataques e um Atlético-PR desesperado por mais um ponto para sair do incômodo último lugar da tabela.

De tanto insistir, o Atlético-PR conseguiu seu único gol, aos 41 da etapa final, com o jovem Edgar, mas a festa no Engenhão era da torcida do time tricolor, que aproveitou os minutos finais para gritar o nome de Conca e pedir pela sua permanência na equipe, deixando o argentino visivelmente emocionado.

FICHA TÉCNICA

Fluminense 3 x 1 Atlético-PR

Gols:

Fluminense: Mariano, aos 40min do primeiro tempo; e Ciro, aos 42min do primeiro tempo, e aos 13min do segundo tempo
Atlético-PR: Edigar, aos 41min do segundo tempo

Fluminense
Diego Cavalieri; Mariano, Gum (Elivélton), Márcio Rosário e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Souza (Valencia), Marquinho e Conca; Ciro (Fernando Bob).
Técnico: Abel Braga

Atlético-PR
Márcio; Wendel, Manoel, Rafael Santos e Paulinho; Cléber Santana, Marcelo Oliveira, Branquinho (Guerrón), Paulo Baier (Edigar) e Madson (Kléberson); Nieto.
Técnico: Leandro Niehues

Cartões Amarelos
Fluminense: Mariano
Atlético-PR: Guerrón e Cléber Santana

Árbitro
Francisco Carlos Nascimento (AL)

Local
Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Com informações da Gazeta Esportiva

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade