PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Sport "imita" Fla e também vai à Fifa por título de 1987

15 jul 2011 - 17h59
(atualizado às 18h43)
Compartilhar

Após 24 anos, a polêmica sobre o Campeonato Brasileiro de 1987 continua rendendo disputas entre Sport, que quer ser decretado o único campeão do torneio, e Flamengo, vencedor do módulo verde da Copa União e que aceita dividir a conquista daquela temporada.

Depois de os cariocas irem à Fifa na semana passada para fazer uma consulta com a entidade máxima do futebol, o clube pernambucano anunciou nesta sexta que também está com viagem marcada à Suíça para dar seus argumentos.

De acordo com nota publicada no site oficial do clube nesta sexta-feira, o Sport enviará João Humberto Martorelli, vice-presidente jurídico, para "provar, perante a Fifa, a legitimidade do título de Campeão Brasileiro de 1987, que é de fato e de direito apenas do Sport", como informou. A viagem será realizada no dia 18 de julho, próxima segunda-feira.

O Flamengo havia protocolado um pedido formal na Fifa para que o título fosse reconhecido e se haveria ilegalidade se os dois clubes fossem declarados campeões de 1987. O Sport, contudo, não quer dividir a conquista.

Em 1987, Flamengo e Sport venceram seus respectivos módulos da Copa União. O clube carioca e o vice-campeão Inter, entretanto, se recusaram a duelar pelo título com os pernambucanos e com o vice-campeão Guarani - na época, o Clube dos 13 não via o grupo amarelo como parte do torneio.

A própria CBF, há 24 anos, havia considerado o Sport como o campeão da temporada. Tanto que pernambucanos e Guarani representaram o país na Copa Libertadores da América do ano seguinte.

Com a unificação, em dezembro de 2010, de todos os títulos nacionais entre 1959 e 1970 (o Campeonato Brasileiro só viria a ser criado em 1971), a CBF acabou dividindo meses mais tarde o título de 1987 entre Sport e Flamengo. Os pernambucanos, que não aceitavam a fusão, haviam recorrido à Justiça para serem considerados vencedores únicos daquele ano e obtido ganho de causa.

Mesmo atuando longe do Estádio dos Aflitos, o Náutico derrotou o Icasa por 2 a 1 e se aproximou da zona de acesso à elite do futebol brasileiro
Mesmo atuando longe do Estádio dos Aflitos, o Náutico derrotou o Icasa por 2 a 1 e se aproximou da zona de acesso à elite do futebol brasileiro
Foto: Miséria.com / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade