PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Versátil, Lucas Zen é a nova aposta para lateral do Botafogo

18 jul 2011 - 08h20
(atualizado às 10h27)
Compartilhar

Com apenas uma derrota no Campeonato Brasileiro, o Botafogo encontrou um padrão de jogo, mas ainda enfrenta problemas na lateral esquerda. Contra o Corinthians, o técnico Caio Júnior deverá usar o sexto jogador na posição em 2011: Lucas Zen, volante de origem, é a opção da vez de acordo com o que vem sendo mostrado nos últimos treinamentos do time.

Caio Júnior testou uma formação com o prata da casa exercendo uma função de marcação. A intenção é dar a Márcio Azevedo mais liberdade para ficar ao lado dos meias e, assim, manter a estrutura tática desenhada pelo treinador alvinegro. Além disso, Renato ganhará mais espaço para articular jogadas no meio de campo.

"Não sei como o Caio Júnior vai acertar o time, mas já joguei nessa função. Quero ajudar o time, independentemente de onde eu for jogar. A posição é uma questão de adaptação", afirmou Lucas Zen.

Desde que chegou ao Botafogo, em março, Caio Júnior levou algum tempo para encontrar o jogador ideal para a posição. Depois que Cortês foi contratado, a equipe parecia ter encontrado um titular absoluto.

No entanto, uma lesão no joelho direito tirou o jogador de combate. Antes, Guilherme, Somália, Márcio Azevedo e até Alessandro foram testados no setor.

Curiosamente, mesmo sem ainda ter caído nas graças da torcida alvinegra, Márcio Azevedo foi o jogador da posição que mais atuou pela equipe, com 19 participações.

Lucas Zen, por sua vez, é a solução de momento, aproveitando-se de sua polivalência dentro do sistema tático.

"No futebol moderno é importante ser versátil. Os jogadores que têm isso são sempre escolhidos pelo treinador. Todo jogador tem sua preferência, mas para ajudar o time é preciso fazer o que o técnico pede", disse Lucas Zen, que recebeu elogios do técnico Caio Júnior.

"Sem dúvida o Zen é um jogador para ser titular de uma Seleção da idade dele. Ele é de uma inteligência tática impressionante, além de ter muitos recursos. Joga em várias posições e se adapta com facilidade em todas. Isso é um diferencial. Aqui no Botafogo estamos trabalhando com a possibilidade de levá-lo a um patamar que permita a ele desenvolver o melhor do seu potencial. Zen vai ser muito útil à equipe, por conta dessa versatilidade de atuar em funções até dentro de um mesmo esquema", diz o treinador.

Lucas Zen pode ser improvisado na lateral esquerda contra Corinthians
Lucas Zen pode ser improvisado na lateral esquerda contra Corinthians
Foto: Getty Images
Fonte: Lancepress!
Compartilhar
Publicidade