PUBLICIDADE

Desafeto de Joel, Loco Abreu marca, e Botafogo bate Cruzeiro

30 jul 2011 - 20h26
(atualizado às 21h34)
Compartilhar

O atacante uruguaio Loco Abreu novamente levou a melhor diante do técnico Joel Santana. Depois de ter sido um dos pivôs da saída do carismático treinador do Botafogo, o camisa 13, que estreou neste sábado no Campeonato Brasileiro após três meses sem atuar pelo time alvinegro, marcou o único gol da equipe carioca na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, justamente o atual clube do ex-comandante da África do Sul, em confronto válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com a vitória no retorno de Loco Abreu, que perdeu este início de Série A por conta de uma suspensão de seis jogos e a disputa da Copa América, torneio no qual se tornou campeão com a seleção uruguaia, o Botafogo chegou aos 22 pontos e assumiu provisoriamente a quinta colocação. Já o vaiado Cruzeiro, por outro lado, segue estacionado com 18, na nona posição.

Diante da ex-equipe, Joel Santana surpreendeu na marcação ao escalar o volante Marquinhos Paraná na lateral. Preocupado com a marcação, o técnico do Cruzeiro viu o Botafogo controlar o ritmo de jogo. Entretanto, mesmo com uma formação que privilegia o ataque, com Maicosuel, Elkeson, Herrera e Loco Abreu, o clube carioca pecou na criação de jogadas. Truncado, o primeiro tempo do confronto em Sete Lagoas acabou sendo equilibrado.

Mais ousado, o Botafogo foi recompensado aos 11min. Principal estrela do time de General Severiano e um dos pivôs da saída de Joel do clube, Loco Abreu arriscou de fora da área e acertou o canto direito de Fábio, marcando pela primeira vez no Campeonato Brasileiro. Tento que trouxe justiça ao marcador na Arena do Jacaré, e que obrigou Joel Santana a mudar a postura cruzeirense.

Contudo, ao buscar ousar contra o ex-clube, Joel acabou vaiado pela torcida do time mineiro no momento em que colocou o atacante Reis na vaga do volante Fabrício. Com um homem a mais no ataque, o Cruzeiro, entretanto, não conseguiu ameaçar a meta defendida por Jefferson. Bem postado defensivamente, o Botafogo evitou a pressão e assegurou a segunda vitória consecutiva na Série A.

Embalado e perto da briga pelas vagas na Copa Libertadores, o Botafogo retornará a campo na próxima quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), diante do Figueirense, em Florianópolis. Por outro lado, o Cruzeiro tentará a reabilitação diante do Flamengo na mesma data, mas às 21h50, novamente na Arena do Jacaré.

O jogo

A primeira chance da partida foi dos donos da casa logo aos 3min. O atacante Ortigoza fez boa jogada pela direita e rolou para Fabrício chutar no canto direito do gol de Jefferson. Por outro lado, a equipe carioca respondeu 2min depois com Maicosuel, que bateu falta por cima do gol cruzeirense, que passou perto.

Aos 11min, novamente o Botafogo assustou. O volante Renato cobrou escanteio da direita e Loco Abreu, mesmo atrapalhado pelo zagueiro Gil, cabeceou para fora. Logo depois, Marcelo Mattos puxou contra-ataque rápido e achou Herrera, que se livrou da marcação e tocou para Loco Abreu, que foi travado na hora da finalização.

A partir daí, o Cruzeiro voltou a se impor. Aos 19min, Montillo recebeu na entrada da área, se livrou da marcação e bateu forte para boa defesa de Jefferson. Aos 24 foi a vez de Leandro Guerreiro, ex-jogador botafoguense, arriscar e mandar a bola por cima do gol. Montillo novamente assustou aos 27, em cobrança de falta que passou a esquerda do gol botafoguense.

Mas a melhor chance do primeiro tempo foi dos visitantes. Marcelo Mattos lançou Elkeson, que cortou o zagueiro e bateu forte para boa defesa de Fábio. No rebote, Maicosuel dominou e arrematou sobre a meta cruzeirense.

No intervalo, Joel Santana colocou Roger no lugar de Gilberto e deixou o time mais ofensivo. Logo nos primeiros minutos, o Cruzeiro deu mostras de que ficaria agressivo. Aos 5min, o paraguaio fez boa jogada e rolou para Roger chutar por cima do gol.

Aos 11min, a estrela de Loco Abreu brilhou na Arena do Jacaré. O uruguaio recebeu passe na intermediária do ataque e acertou um belo chute de fora da área, para abrir o placar para o Botafogo. Na última vez que esteve no estádio, há exatos oito meses, ele marcou um dos gols na vitória do Botafogo sobre o Atlético Mineiro, por 2 a 0.

E o uruguaio queria mais. Quatro minutos depois do gol, ele recebeu novamente de fora da área e chutou por cima do alvo cruzeirense.

Liderado por Montillo, que seguia como o mais perigoso, o Cruzeiro tentava o empate. Porém, esbarrava na bem postada defesa do Botafogo, que jogava nos contra ataques. Aos 24min, Herrera recebeu lançamento, entrou na área e bateu perto da trave direita de Fábio.

No final do jogo, o Cruzeiro, vaiado pela torcida nos instantes derradeiros, tentou pressionar o Botafogo. Entretanto, bem posicionado, o time carioca evitou a pressão mineira e deixou a Arena do Jacaré com três pontos.

FICHA TÉCNICA

Cruzeiro 0 x 1 Botafogo

Gols:

Botafogo: Loco Abreu, aos 11min do segundo tempo

Cruzeiro
Fábio; Marquinhos Paraná, Gil, Naldo e Gilberto (Roger); Fabrício (Reis), Leandro Guerreiro, Éverton e Montillo; Wallyson e Ortigoza (Sebá).
Técnico: Joel Santana.

Botafogo
Jefferson; Alessandro, Antônio Carlos, Gustavo e Cortês (Lucas); Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Elkeson (Léo); Herrera (Felipe Menezes) e Loco Abreu.
Técnico: Caio Junior.

Cartões Amarelos
Cruzeiro: Gil e Wallyson
Botafogo: Cortês, Jefferson e Léo

Árbitro
Márcio Chagas da Silva (RS)

Local
Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)

Com informações do Lancepress!

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade