PUBLICIDADE

Portuguesa mantém "encanto", vence Criciúma e dispara na Série B

2 ago 2011 - 22h47
(atualizado em 3/8/2011 às 08h46)
Compartilhar

Há seis jogos invicta, com o melhor ataque (35 gols marcados) e a melhor defesa (13 sofridos) da Série B, a Portuguesa confirmou mais uma vez o grande momento que atravessa e mostrou o motivo pelo qual está sendo comparada com o Barcelona em brincadeiras da torcida. Na noite desta terça-feira, a equipe rubro-verde venceu o Criciúma por 2 a 0, no Canindé, com gols de Ananias e do estreante Boquita, disparando na liderança da competição com 33 pontos.

Caso Ponte Preta e Paraná, que enfrentam respectivamente Americana e Barueri ainda neste semana, percam seus jogos, os comandados do técnico Jorginho terão uma vantagem de sete pontos ao fim da 15ª rodada.

O Criciúma também torcerá por resultados negativos dessas equipes para não se distanciar do grupo do acesso. No fim da noite desta terça-feira, o clube catarinense é o quinto colocado, com 23 pontos, fora do G-4 por ter saldo de gols pior que o do Náutico, que tem a mesma pontuação.

Tanto Portuguesa quanto Criciúma voltam a jogar no próximo sábado, dia 13 de agosto, fora de casa. Em Recife, o líder mede forças contra o Sport, enquanto a equipe sulita enfrenta a Ponte Preta em Campinas.

O jogo

As duas equipes começaram a partida se estudando, trocando passes, mas aos poucos o time da casa se soltou e passou a dominar a partida. Na primeira boa chegada, aos 11min, a Portuguesa já exigiu trabalho do goleiro Andrey, que teve que se esticar para defender chute de Luís Ricardo.

Dois minutos mais tarde, aos 13min, foi a vez de Ivo receber a bola, dentro da área, e perder clara oportunidade de gol ao chutar por cima da meta adversária.

Chegando quase sempre pelos lados, a Portuguesa tentava furar a retranca da equipe catarinense, que assumiu a postura de se fechar para tentar contra-ataques.

Aos 35min, Andrey defendeu chute de longe de Marco Antônio. O empate de 0 a 0 ao fim da primeira etapa foi lucro para o Criciúma.

Logo aos 6min da etapa final, no entanto, o melhor ataque da Série B finalmente se impôs: Luís Ricardo avançou pela direita, cruzou com precisão e Ananias marcou de cabeça.

O Criciúma não teve forças para reagir, especialmente após ter Pirão expulso, por receber o segundo cartão amarelo após falta dura em Guilherme. Com um a menos, os visitantes quase viram a Portuguesa ampliar aos 27min, em grande jogada de Ananias.

Aos 35min, o estreante Boquita, ex-Corinthians e Bahia, mostrou estrela: um minuto após entrar em campo, o atacante aproveitou cruzamento de Edno na medida e fechou o placar de cabeça.

FICHA TÉCNICA

Portuguesa 2 x 0 Criciúma

Gols

Portuguesa: Ananias, aos 6min, e Boquita, aos 35min do segundo tempo


Portuguesa: Weverton; Luís Ricardo, Mateus (Renato), Rogério e Raí; Ferdinando, Guilherme, Henrique (Boquita) e Marco Antônio; Ivo (Ananias) e Edno

Técnico: Jorginho

Criciúma: Andrey; Fabinho Capixaba, Anderson Conceição, Toninho e Pirão; Henik (Aloisio), Baraka, Dorival e Pedro Carmona (Jackson); Adeílson e Schwenck (Éder)

Técnico: Guto Ferreira

Cartões amarelos
Portuguesa: Mateus e Guilherme
Criciúma Fabinho Capixaba e Pirão

Cartão vermelho
Criciúma: Pirão

Árbitro
Márcio Chagas da Silva (RS)

Local
Estádio Canindé, em São Paulo (SP)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade