PUBLICIDADE

Na estreia de Roth, Grêmio segura empate com Palmeiras

6 ago 2011 - 20h25
(atualizado às 21h13)
Compartilhar

Em má fase no Campeonato Brasileiro e longe da briga pelas primeiras colocações da competição, o Grêmio conquistou um bom resultado na noite deste sábado. Na estreia do técnico Celso Roth, a equipe gaúcha conseguiu tirar os 100% do Palmeiras no Estádio do Canindé. Em confronto válido pela 15ª rodada da Série A, as duas equipes ficaram apenas em um empate sem gols, que impediu o time de Luiz Felipe Scolari de se aproximar da liderança.

Com o resultado de igualdade deste final de semana, o Palmeiras chegou aos 27 pontos, seis a menos do que o Flamengo, que bateu o Coritiba por 1 a 0 neste sábado e assumiu provisoriamente a primeira colocação do Brasileiro. Em contrapartida, o Grêmio segue na parte baixa da tabela, com apenas 15 pontos, dois a mais do que o Avaí, o primeiro clube dentro da zona de rebaixamento.

Marcadoras, as duas equipes protagonizaram um primeiro tempo muito tático, e de pouca emoção. Por intermédio das bolas paradas, o Grêmio criou as duas principais oportunidades, com André Lima, que perdeu um gol dentro da pequena área, e Fábio Rochemback, que por pouco não surpreendeu o goleiro Marcos. Já o time de Palestra Itália, por sua vez, sofreu com a forte marcação rival, especialmente nas duas principais estrelas da equipe: o meia chileno Valdivia e o atacante Kleber.

Depois de uma primeira etapa morna, o Palmeiras retornou do intervalo melhor e criou boas oportunidades para abrir o placar no início do tempo complementar. Entretanto, com problemas de finalização, o time de Palestra Itália parou no goleiro Victor, um dos principais atletas em campo por conta da atuação segura. O Grêmio, por outro lado, recuou, mas quase conseguiu a vitória no contra-ataque. Aos 37min, Leandro teve uma ótima oportunidade à frente de Marcos, mas o pentacampeão evitou a derrota.

Depois do tropeço em casa, o Palmeiras terá um duro compromisso na próxima rodada. No domingo, dia 14, a equipe comandada por Felipão terá pela frente o embalado Vasco, em São Januário, às 16h (de Brasília). Já o Grêmio, que tenta crescer no campeonato com Celso Roth, joga na mesma data, mas às 18h30, contra o Fluminense, no Estádio Olímpico.

O jogo

Sem o versátil Luan, suspenso, Luiz Felipe Scolari optou pelo jovem Patrik para ocupar o espaço no meio-campo palmeirense. Com características completamente diferentes do desfalque da noite deste sábado, a revelação do clube de Palestra Itália tentou dividir a armação com Valdivia, mas acabou impedido por conta da forte marcação da equipe de Celso Roth, que manteve o esquema cauteloso de Julinho Camargo com Fábio Rochemback e Gilberto Silva.

Bem organizado dentro de campo e ocupando os espaços, o Grêmio assustou a meta defendida por Marcos aos 5min. Depois de escanteio cobrado pelo lado direito, a bola sobrou para André Lima desviar para fora. Posicionado na segunda trave, o atacante gremista não conseguiu alcançar o desvio, e lamentou a ótima oportunidade.

A chance desperdiçada pelo camisa 99 do clube gaúcho acabou sendo um dos raros momentos ofensivos da primeira etapa. Sem criatividade no meio-campo, especialmente em virtude da atuação apagada de Valdivia, o Palmeiras foi neutralizado pela forte marcação adversária, que impediu o goleiro Victor de ser muito exigido. Somente nas bolas paradas, de Marcos Assunção, o time de Felipão se aproximava do gol.

Entretanto, nas faltas, o Grêmio foi quem quase abriu o marcador. Aos 44min, Fábio Rochemback cobrou a infração da intermediária e quase surpreendeu Marcos. O goleiro palmeirense, adiantado, precisou recuar e se esticar todo para conseguir espalmar para escanteio.

A individualidade palmeirense que faltou na primeira etapa ressurgiu logo aos 5min da segunda etapa. Valdivia, em um raro momento de liberdade, conseguiu invadir a área e chutar de bico, no canto direito de Victor. Para azar do chileno, o goleiro da Seleção Brasileira conseguiu se esticar para evitar a abertura do marcador no Canindé.

O Palmeiras se soltou no início da segunda etapa. Além da oportunidade de Valdivia, o clube de Palestra Itália voltou a inflamar a torcida aos 9min, quando Patrik, até então apagado, acertou um belo voleio e por pouco não marcou o primeiro gol do jogo.

Com uma postura extremamente cautelosa e sem contar com a inspiração do meia Douglas, que teve atuação discreta, o Grêmio caiu de rendimento no segundo tempo; postura que favoreceu ao Palmeiras. Aos 18min, Patrik acertou outro belo chute na meta gremista, mas viu Victor intervir com segurança e afastar o perigo da área gaúcha.

Precisando da vitória para se aproximar da ponta da tabela, o Palmeiras se abriu dentro de campo, e o Grêmio por pouco não aproveitou. Em contra-ataque rápido, aos 37min, André Lima rolou para Leandro, posicionado completamente livre na entrada da área. Habilidoso, o jovem jogador tentou encobrir Marcos, que, tranquilo, evitou o pior para o time alviverde no Canindé.

FICHA TÉCNICA

Palmeiras 0 x 0 Grêmio

Palmeiras
Marcos; Cicinho, Henrique, Maurício Ramos e Gerley; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Valdivia e Patrik (Vinicius); Maikon Leite (Dinei) e Kleber.
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Grêmio
Victor; Adilson, Vilson, Rafael Marques e Bruno Colaço; Gilberto Silva, Fábio Rochemback, Lúcio (Escudero) e Douglas (Marquinhos); Leandro (Miralles) e André Lima.
Técnico: Celso Roth

Cartões Amarelos:
Palmeiras: Marcos Assunção, Gerley, Henrique e Valdivia
Grêmio: Vilson, Douglas e Rafael Marques

Árbitro
Ricardo Marques Ribeiro (MG)

Local
Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade