PUBLICIDADE

Figueirense aproveita má fase do Atlético-MG e vence a 1ª fora

6 ago 2011 - 22h52
(atualizado em 7/8/2011 às 00h14)
Compartilhar

O Figueirense conseguiu neste sábado sua primeira vitória como visitante no Campeonato Brasileiro. Diante de um fragilizado Atlético-MG nesta 15ª rodada, o time catarinense contou com dois gols do meia Elias no primeiro tempo no Ipatingão para conseguir um triunfo por 2 a 1, subir na tabela de classificação e ampliar a crise da equipe de Dorival Júnior, deixando a torcida ainda mais revoltada.

Depois de conseguir apenas dois empates nas seis partidas que havia realizado como visitante na competição, o Figueirense não se importou com o momento conturbado que vive o Atlético-MG. Elias deixou os visitantes no Ipatingão perto da vitória ao marcar aos 8min e aos 45min do primeiro tempo. Dudu Cearense, de cabeça, chegou a dar esperanças aos mineiros ao descontar com 2min da etapa final, mas a equipe anfitriã não teve forças para buscar sequer o empate.

O resultado fez com que o Figueirense alcançasse os 22 pontos no Brasileiro e terminasse o sábado na provisória sétima colocação da tabela. Já o Atlético-MG, que recentemente venceu apenas Fluminense e América-MG, seguiu com 15 pontos e ameaçado pela zona de rebaixamento, terminando o dia estacionado em 13º.

Diante de um Atlético-MG que entrou em campo em um esquema 3-5-2, o Figueirense controlou o primeiro tempo de partida. O primeiro gol do Ipatingão, porém, foi originado a partir de uma falha de Werley, que deu condições para que Héber chegasse à linha de fundo e cruzasse para a área. Elias, completamente livre, acertou um belo chute de primeira, e Giovanni não conseguiu fazer a defesa.

Apático, o time mineiro viu o setor defensivo sofrer nova "pane" nos últimos instantes do primeiro tempo. Melhor para Elias, que recebeu bom passe de Júlio César na área e finalizou no canto de Giovanni para ampliar a vantagem do Figueirense.

As sonoras vaias da torcida mineira no intervalo parece que tiveram efeito imediato ao Atlético-MG. Dorival fez três mudanças para o início do segundo tempo (Dudu Cearense, Wesley e Neto Berola entraram no lugar de Werley, Serginho e Giovanni Augusto) e dois minutos depois viu o resultado: Dudu Cearense descontou, de cabeça, depois de cobrança de falta de Richarlyson na área.

Apesar de ter ido com tudo para o ataque em busca do empate nos minutos seguintes, o Atlético-MG voltou a encontrar dificuldades de explorar as jogadas ofensivas no final do jogo - especialmente depois de ficar com um homem a menos: Dudu Cearense, lesionado, não teve condições de seguir em campo e abandonou a paritda. Coube ao Figueirense cadenciar a partida até o apito final do árbitro e comemorar o triunfo.

O Atlético-MG volta a campo já neste meio de semana, quando recebe o Botafogo pela primeira rodada da Copa Sul-Americana, em confronto agendado para as 21h50 (de Brasília) de quarta-feira. No Brasileiro, o próximo compromisso será no domingo dia 14, domingo, às 16h, no Paraná diante do Coritiba.

Já o Figueirense, que foi promovido da Série B do ano passado e não disputa a Sul-Americana, terá oito dias para se preparar até o próximo compromisso no torneio: receberá às 16h de domingo o Flamengo, que neste sábado venceu o Coritiba por 1 a 0 e assumiu provisoriamente a liderança do Brasileiro. A equipe rubro-negra do Rio de Janeiro, aliás, é a única invicta da competição.

Atlético-MG 1 x 2 Figueirense

Gols

Atlético-MG:
Dudu Cearense, aos 2min do 2º tempo

Figueirense:
Elias, aos 8min e aos 45min do 1º tempo

Atlético-MG: Giovanni; Werley (Neto Berola), Lima e Leonardo Silva; Patric, Serginho (Dudu Cearense), Richarlyson, Giovanni Augusto (Wesley) e Eron; Magno Alves e André. Técnico: Dorival Júnior

Figueirense: Wilson; Coutinho, João Paulo, Roger e Juninho; Ygor, Túlio, Maicon (Jackson) e Elias; Héber (Wellington Sousa) e Júlio César (Wilson Pittoni). Técnico: Jorginho

Cartões amarelos
Atlético-MG: Leonardo Silva, Patric e André
Figueirense: Coutinho, Ygor e Júlio César

Árbitro
André Luiz de Freitas Castro

Local
Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade