PUBLICIDADE

Futebol Internacional

D'Alessandro brilha, Inter bate Cruzeiro e volta a vencer

7 ago 2011 - 18h00
(atualizado às 21h04)
Compartilhar

Depois de quatro partidas sem vitória, incluindo os duelos com Barcelona e Milan na Copa Audi, o Internacional reencontrou o resultado positivo. Na tarde desta quarta-feira, no Estádio Beira-Rio, o clube comandado interinamente por Osmar Loss derrotou o Cruzeiro pelo placar de 3 a 2, em confronto válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. E o triunfo deve-se muito à atuação do meia argentino Andrés D'Alessandro, autor de um gol e de uma assistência no duelo.

Vaiado pela torcida durante o confronto, depois de errar um passe que vetou um contra-ataque do Inter, D'Alessandro comandou o ritmo do time de Osmar Loss e brilhou diante do Cruzeiro. O argentino bateu o pênalti com categoria, empatando o jogo ainda no primeiro tempo, e acertou um lindo cruzamento para Damião marcar o terceiro. Depois do ótimo passe, desabafou: fez gestos para o setor das sociais no Beira-Rio. A reação encantou a torcida, que aplaudiu o camisa 10 no momento em que ele acabou substituído pelo volante João Paulo.

Com a recuperação na temporada, o Internacional volta a pensar em brigar por uma vaga à próxima edição da Copa Libertadores da América. O time colorado chegou aos 22 pontos e subiu para a sexta colocação. Em contrapartida, o Cruzeiro segue em má fase. Sob o comando de Joel Santana, o clube de Belo Horizonte acumulou o quarto revés seguido, e se mantém com 18 pontos.

O Internacional volta a campo já na próxima quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), quando terá o Independiente, na Argentina, pela Recopa. Pelo Brasileiro, o time colorado encara o Bahia no próximo sábado, às 18h30. Já o Cruzeiro pega o Avaí, também no sábado, em Sete Lagoas.

O jogo

Apontados como candidatos ao título do Brasileiro no início da temporada, Internacional e Cruzeiro se enfrentaram neste domingo em situações totalmente inimagináveis no início da competição. Sem vencer há quatro jogos, contando os dois empates na Copa Audi, o clube colorado impôs uma pressão diante do adversário, que sofreu três derrotas consecutivas depois de ter conseguido derrotar o Corinthians no Pacaembu.

Com duas equipes necessitando o resultado positivo, o primeiro tempo do confronto foi aberto. Logo a 1min, Delatorre rolou para o lateral esquerdo Fabrício invadir a área. O camisa 6 do Inter carregou e arrematou firme, rente à trave esquerda de Fábio. Melhor o Inter assustou também aos 9min, quando D'Alessandro arriscou o chute e viu a bola passar perto do travessão rival.

Embora o Inter tenha iniciado melhor o jogo, o Cruzeiro abriu o marcador no Estádio Beira-Rio. Aos 11min, Wallyson avançou pela direita e cruzou nas mãos de Muriel. Entretanto, atrapalhado pelo sol, o goleiro do time colorado soltou a bola na cabeça de Anselmo Ramon, que teve o trabalho de apenas desviar para as redes mandantes.

A vantagem adquirida pelo Cruzeiro, contudo, não mudou a postura do Internacional dentro de campo. Experiente, o time colorado acabou recompensado pela tranquilidade aos 18min. D'Alessandro invadiu a área pela esquerda e foi puxado por Gilberto. Pênalti assinalado pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio, que ignorou o fato de o argentino não cair no gramado. Na cobrança, o próprio camisa 10 bateu e igualou o marcador.

Com Andrezinho e D'Alessandro dividindo a armação, o Inter dominou a parte final da primeira etapa, chegando ao gol da virada aos 39min. Andrezinho cobrou falta para a área, do lado esquerdo, e viu a bola passar por toda a marcação. Desatento, Fábio se surpreendeu com o chute e não conseguiu alcançar. Gol que trouxe justiça ao marcador no primeiro tempo.

Além da derrota parcial, o torcedor do Cruzeiro recebeu outra má notícia no retorno do intervalo. O atacante Wallyson, um dos destaques do clube na temporada, deixou o Estádio do Beira-Rio direto para um hospital em Porto Algre, com suspeita de uma fratura. Na vaga do goleador, Joel Santana escalou o rápido Ortigoza, que melhorou o time mineiro na parte inicial.

Com o paraguaio em campo, o Cruzeiro cresceu de rendimento e exerceu uma forte pressão sobre o Inter e por pouco não empatou aos 13min. Gilberto recebeu com liberdade na entrada da área e exigiu uma ótima defesa de Muriel. No rebote, Ortigoza conseguiu o desvio para a meta, mas não conseguiu fazer o gol por conta do ótimo reflexo do goleiro do clube colorado.

Cauteloso, o Internacional investiu nos contra-ataques durante a segunda etapa, e chegou ao terceiro gol aos 28min. D'Alessandro, o melhor em campo, cruzou na medida para Leandro Damião na segunda trave. Com categoria, o centroavante desviou no canto oposto de Fábio. Aos 35min, Leandro Guerreiro, de cabeça, ainda descontou.

FICHA TÉCNICA

Internacional 3 x 2 Cruzeiro

Gols:

Internacional: D'Alessandro, aos 20min do primeiro tempo; Andrezinho, aos 39min do primeiro tempo; e Leandro Damião, aos 29min do segundo tempo
Cruzeiro: Anselmo Ramon, aos 11min do primeiro tempo; Leandro Guerreiro, aos 35min do segundo tempo

Internacional
Muriel; Ney, Bolívar, Índio e Fabrício; Elton, Glaydson, Andrezinho e D'Alessandro (João Paulo); Delatorre (Zé Mário) e Leandro Damião (João).
Técnico: Osmar Loss (interino).

Cruzeiro
Fábio; Vítor, Gil, Naldo e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Marquinhos Paraná, Gilberto (Bruninho) e Montillo; Anselmo Ramon e Wallyson (Ortigoza).
Técnico: Joel Santana.

Cartões Amarelos
Internacional: Fabrício, Leandro Damião, Andrezinho, D'Alessandro e Zé Mário
Cruzeiro: Gilberto, Gil, Leandro Guerreiro e Ortigoza

Árbitro
Wilton Pereira Sampaio (DF)

Local
Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade