PUBLICIDADE

Sem Fred, R. Moura brilha, Flu bate Figueirense e encerra jejum

17 ago 2011 - 21h22
(atualizado às 23h26)
Compartilhar

Com dois gols de Rafael Moura e um de Edinho, o Fluminense bateu o Figueirense por 3 a 0, nesta quarta-feira, no Engenhão, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. A convincente vitória, toda construída no segundo tempo, marca a recuperação dos cariocas após sequência de duas derrotas no torneio (América-MG e Grêmio).

No momento, o Fluminense é o sétimo colocado, com 24 pontos, a quatro do Botafogo (quinto, que se classificaria para a Copa Libertadores da América no momento). Já a equipe catarinense, que vinha de três jogos invicta, freia a reação e permanece com 23 pontos, na nona posição.

O resultado ameniza a situação de Abel Braga, agora com mais tranquilidade para seguir o trabalho nas Laranjeiras. Sonho da diretoria tricolor por muito tempo, o técnico teve até aqui uma passagem conturbada, agravada pelas polêmicas envolvendo Fred.

O atacante, que anteriormente havia se ausentado do elenco alegando falta de condições psicológicas por perseguição da torcida, atuou na derrota contra o Grêmio na última rodada - chegou a marcar gol - e voltou a desfalcar o time nesta quarta, vetado por dores musculares.

No lado catarinense, a principal baixa foi a do meio-campista Wellington Nem, que tem vínculo com o Fluminense e foi impedido de entrar em campo por uma cláusula contratual.

Na próxima rodada, os cariocas farão clássico contra o Vasco, enquanto o Figueirense enfrenta o Corinthians, fora de casa.

O jogo

O jogo começou truncado, muito concentrado no meio-campo. Até que, na primeira chegada, o Fluminense teve um gol anulado: aos 13min, Carlinhos arriscou da entrada da área e acertou o canto esquerdo de Wilson, mas o bandeirinha marcou impedimento, entendendo que Rafael Moura, em posição irregular, atrapalhou o goleiro na jogada.

Era notório um certo nervosismo do time da casa, que se sentia pressionado pela sequência de derrotas e errava passes. O Figueirense aproveitava a situação tentando puxar contra-ataques a cada bola perdida pelos cariocas.

Confirmando o melhor momento do time do Sul, aos 39min, Júlio César dominou na direita e arrematou forte, obrigando Diego Cavalieri a usar elasticidade e espalmar sobre o travessão. No minuto seguinte, mais pressão visitante: Elias recuperou bola, avançou sozinho e soltou a bomba na entrada da área, defendida com segurança pelo goleiro do time carioca.

No último minuto da etapa inicial, o argentio Lanzini respondeu para o Flu, com forte chute no canto direito de Wilson, que fez a defesa. Se correu riscos no primeiro tempo, o Fluminense foi arrasador na volta do intervalo, abrindo 2 a 0 logo nos primeiros minutos.

Aos 3min, Rafael Moura ajeitou para Edinho finalziar sem chances para Wilson, com belo chute de fora da área. Aos 4min, Rafael Moura roubou bola de João Paulo no ataque, invadiu a área e chutou para ampliar.

O Figueirense respondeu. Aos 7min, depois de confusão na zaga carioca, Gum desviou para a própria meta. Com reflexo, Cavalieri impediu o gol contra.

O goleiro do time tricolor teve mais trabalho na sequência. Aos 9min, João Paulo experimentou belo chute da intermediária e o camisa 12 espalmou. Mas o Fluminense era melhor na segunda etapa e, apenas o atacante Rafael Moura, teve ao menos três oportunidades claras para marcar mais um. Ele falhou aos 16min e aos 27min, frente ao gol adversário, chutando, respectivamente, perto da trave e por cima do travessão de Wilson.

Na outra chance, no entanto, o camisa 10 não desperdiçou. Aos 22min, Mariano cruzou da direita e Moura fez, de cabeça, o segundo dele no jogo e o terceiro do Fluminense.

O Figueirense desanimou, não tentou reação e quase levou o quarto. Aos 33min, Rafael Moura, o nome do jogo, fazendo e perdendo gols, cabeceou na trave após cruzamento de Fernando Bob.

FICHA TÉCNICA

Fluminense 3 x 0 Figueirense

Gols

Fluminense:
Edinho aos 3min; Rafael Moura aos 4min e 22min do segundo tempo

Fluminense: Diego Cavalieri, Mariano (Wallace), Gum, Márcio Rosário e Carlinhos; Edinho,Valencia, Marquinho (Martinucio) e Lanzini; Rafael Sobis (Fernando Bob) e Fred

Técnico: Abel Braga

Figueirense:Wilson, Bruno, João Paulo (Roger Carvalho), Edson Silva e Juninho; Ygor, Túlio (Leandro Chaves), Maicon e Elias; Júlio César e Somália (Héber)

Técnico: Jorginho

Cartões amarelos
Fluminense: Fernando Bob
Figueirense:Elias

Árbitro
Francisco Carlos Nascimento (AL)

Local
Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade