PUBLICIDADE

Kardec marca, Santos volta a vencer e deixa zona de rebaixamento

21 ago 2011 - 19h59
(atualizado às 22h47)
Compartilhar

O atacante Alan Kardec marcou no final, e o Santos conseguiu, enfim, deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro no encerramento da 18ª rodada. Neste domingo, o jogador recém-contratado saiu do banco de reservas para desempatar a partida em Pituaçu com o Bahia e definir o triunfo por 2 a 1, quebrando uma série negativa da equipe paulista, que venceu seu primeiro jogo como visitante.

Neymar, de pênalti, deixou o Santos em vantagem diante do Bahia logo aos 3min de jogo, mas os anfitriões buscaram o empate ainda no primeiro tempo, aos 30min, com Júnior. Em uma partida bastante agitada, com três bolas na trave (duas delas do Bahia), Kardec saiu do banco de reservas no segundo tempo no lugar de Borges para definir o jogo aos 36min.

Após três jogos seguidos sem comemorar uma vitória, o Santos chegou neste domingo aos 18 pontos com 16 jogos e saiu da amarga 17ª colocação, pulando para 15º. Já o Bahia, que agora acumula três jogos sem triunfar, manteve sua má campanha como mandante: são nove jogos e apenas dois resultados positivos, com cinco empates e agora duas derrotas.

Além disso, a equipe de René Simões perdeu a oportunidade de galgar algumas posições na tabela de classificação. O Bahia poderia chegar ao 12º lugar caso vencesse, mas terminou a rodada na 14ª colocação do Brasileiro, com 21.

Disposto a superar o momento adverso na temporada e deixar a zona de rebaixamento, o atual campeão da Copa Libertadores da América começou a partida com um ritmo fortíssimo e demorou três minutos para sair na frente do marcador. Após pênalti em Paulo Henrique Ganso, Neymar cobrou bem, no canto, e deixou o Santos em vantagem.

O principal astro da equipe de Muricy Ramalho poderia ter ampliado instantes depois, mas o preciosismo atrapalhou Neymar. O camisa 11 disparou livre, driblou Marcelo Lomba fora da área e ficou com o gol aberto para finalizar. No entanto, demorou para concluir e, quando o fez, de esquerda, Diones conseguiu fazer o corte. O rebote sobrou para Borges, que mandou para fora.

O fato de o Santos não ter feito 2 a 0 deu motivação ao Bahia para buscar o empate. A equipe anfitriã passou a exigir bastante do goleiro Rafael, e o camisa 1 conseguiu fazer grandes defesas para manter dos paulistas em vantagem e também contou com a trave, em cabeçada do atacante Júnior aos 13min. Quando o time anfitrião conseguiu balançar as redes aos 24min, a arbitragem assinalou impedimento de Júnior.

Mesmo assim, a pressão do Bahia conseguiu vazar a meta santista aos 30min. Em posição duvidosa, Júnior recebeu na pequena área e não titubeou para empurrar para o gol após rebote do goleiro adversário, que havia defendido chute cruzado de Marcos.

O Bahia, com um ataque poderoso mesmo sem o barrado Jóbson, teve a virada no primeiro tempo impedida novamente pela trave. Aos 33min, Marcos arriscou um chute colocado da entrada da área; Rafael se esticou e deu um leve desvio para a bola tocar no travessão. Rafael continuou brilhando na meta santista, mesmo depois de cortar o supercílio direito em uma dividida com Carlos Alberto e seguiu em campo com uma atadura na cabeça e seguiu em campo. No intervalo, com tontura, ele foi substituído por Vladimir.

No segundo tempo, quem acertou o poste foi o Santos, com Ganso. Em uma das poucas aparições que teve em campo, o camisa 10 tirou proveito de uma desatenção da defesa tricolor e arriscou da intermediária. Marcelo Lomba contou com a sorte e viu a bola parar também no travessão.

A melhor chance do Bahia no segundo tempo foi de Gabriel, aos 28min. Poucos minutos depois de sair do banco de reservas, ele hesitou na área depois de driblar Vladimir e acabou chutando mal. Melhor para o Santos, que desempatou a nove minutos do final do tempo regulamentar: Lomba afastou mal um cruzamento na área e, depois, saiu mal do gol para cortar uma cabeçada de Henrique e acabou encoberto por um desvio de Alan Kardec.

O Santos, agora, terá dois jogos seguidos na Vila Belmiro: na quarta-feira, faz jogo adiado contra o Fluminense, enquanto no domingo faz o clássico com o São Paulo na última rodada do primeiro turno. Por sua vez, o Bahia descansa no meio de semana e atua pela 19ª rodada contra o Ceará, em Fortaleza.

BAHIA 1 x 2 SANTOS

Gols

BAHIA:
Júnior, aos 30min do 1º tempo
SANTOS:
Neymar, aos 3min do 1º tempo; Alan Kardec, aos 36min do 2º tempo

BAHIA: Marcelo Lomba; Marcos (Gabriel), Titi, Paulo Miranda e Ávine; Fahel, Diones (Ricardinho), Marcone e Carlos Alberto; Jones e Júnior (Reinaldo). Técnico: René Simões.

SANTOS: Rafael (Vladimir); Adriano, Durval, Bruno Rodrigo e Léo; Arouca, Henrique, Elano (Bruno Aguiar) e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Borges (Alan Kardec). Técnico: Muricy Ramalho.

Cartões amarelos
BAHIA: Fahel, Marcone e Carlos Alberto
SANTOS: Adriano e Léo

Árbitro
Ricardo Marques Ribeiro

Local
Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade