PUBLICIDADE

Felipe salva, Fla empata com Vasco e perde chance de liderar

28 ago 2011 - 17h58
(atualizado às 23h15)
Compartilhar

Faltou gol, não emoção. Flamengo e Vasco fizeram um jogo movimentado neste domingo, no Engenhão, no Rio de Janeiro, pela ultima rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Com um a menos durante todo segundo tempo - Welinton foi expulso -, o time rubro-negro segurou o 0 a 0, graças a boa atuação do goleiro Felipe, e perdeu a chance de virar líder, já que o Corinthians caiu diante do Palmeiras em outra partida da rodada.

Do lado vascaíno, um susto: o técnico Ricardo Gomes deixou o campo de ambulância após mal-estar e passou por uma operação de AVC mais tarde. Com o empate, o Flamengo terminou o primeiro turno em segundo, com 36 pontos, um a menos do que o Corinthians. Os vascaínos estão em quarto, com 35, mas já garantido na Copa Libertadores da América de 2012.

Um início eletrizante entre o atual campeão da Copa do Brasil e um time que sonhava em terminar o turno na liderança. O Vasco saiu para o jogo, mas quase sofreu em uma jogada de Ronaldinho, que, aos 5min, girou e colocou a bola entre a zaga para Léo Moura finalizar. Prass defendeu com os pés.

Com apenas 9min, Vanderlei Luxemburgo queimou uma alteração após uma torção no joelho esquerdo do zagueiro Alex Silva. Ronaldo Angelim entrou. E, aos poucos, o Vasco tomou a atitude. Felipe salvou o Flamengo ao espalmar duas bolas. Primeiro, aos 12 min, com Alecsandro aproveitando cruzamento pela direita de Fágner. Também se esticou após o escanteio, no forte cabeceio de Rômulo.

A pressão cresceu. Juninho Pernambucano, aos 24 min, quase encaixou a bola no ângulo direito de Felipe. A tensão começou a tomar conta do clássico, com faltas duras e cartões amarelos para os dois lados.

Ao tentar sair jogando, Welinton errou o passe. A bola explodiu em Diego Souza, que arrancou em direção ao gol e foi derrubado pelo zagueiro. Foi expulso. Na falta, aos 42min, Juninho estremeceu a trave direita de Felipe. Mesmo superior, o Vasco não aproveitou para abrir o marcador.

Susto

Com um a menos, Luxemburgo voltou ao segundo tempo encerrando as alterações: tirou Botinelli e Deivid para as entradas de Negueba e Luiz Philipe, respectivamente. No lado rival, longe de uma boa atuação, Alecsandro foi substituído por Élton.

O Vasco tinha dificuldade em ultrapassar a defesa rubro-negra. Aos 16min, o goleiro Felipe voltou a brilhar ao espalmar uma cabeçada do zagueiro Dedé.

Com 23min, um susto. O técnico Ricardo Gomes passou mal, com a pressão alterada, segundo o departamento médico, e deixou o campo de ambulância preocupando a todos, já que em fevereiro de 2010, pelo São Paulo, ele teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Foi levado ao posto médico do Engenhão e, posteriormente a um hospital.

A vontade do Flamengo e a preocupação vascaína deixaram o jogo disputado, mas fraco tecnicamente. O time rubro-negro teve a chance de assumir a liderança, enquanto o Vasco poderia encostar mais no Corinthians.

Na próxima rodada, o Flamengo vai, na quarta, a Ressacada, em Florianópolis, às 21h50, para encarar o Avaí. No mesmo dia, mas às 18h, o Vasco recebe o Ceará em São Januário.

Ficha técnica

FLAMENGO 0 x 0 VASCO

FLAMENGO: Felipe; Léo Moura, Alex Silva (Ronaldo Angelim), Welinton e Junior Cesar; Willians, Luiz Antônio, Renato Abreu e Bottinelli (Negueba); Ronaldinho Gaúcho e Deivid (Luiz Philipe).

Treinador: Vanderlei Luxemburgo

VASCO: Fernando Prass; Fágner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Eduardo Costa, Rômulo, Juninho Pernambucano (Leandro) e Diego Souza (Bernardo); Eder Luis e Alecsandro (Élton). Técnico:

Treinador: Ricardo Gomes

Cartões amarelos
FLAMENGO: Willians, Felipe e Junior Cesar

VASCO: Jumar, Fágner e Eduardo Costa

Cartão vermelho
FLAMENGO: Welinton

Árbitro
Péricles Bassols Cortez (RJ)

Local
Engenhão, no Rio de Janeiro

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade