PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Meias decidem, Grêmio passa pelo Inter e impõe 1ª derrota a Dorival

28 ago 2011 - 17h57
(atualizado às 22h47)
Compartilhar

O 388º Gre-Nal da história, válido pelo encerramento do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, terminou com vitória gremista. Neste domingo, os meio-campistas Marquinhos e Douglas marcaram e a equipe tricolor bateu o rival por 2 a 1, no Estádio Olímpico, acabando com a invencibilidade do técnico Dorival Júnior no comando do clube colorado. Até então, eram três jogos, com duas vitórias (contra Botafogo e Independiente, na final da Recopa Sul-Americana) e um empate (contra o Flamengo).

A vitória faz o Grêmio "respirar" e se afastar da zona do rebaixamento, chegando aos 21 pontos, na 15ª colocação. Já o Inter termina a primeira metade da competição no sétimo posto, com 27 pontos, a sete do Botafogo, quinto colocado, que se classificaria para a Copa Libertadores no momento.

Antes da partida, as equipes viviam momentos distintos. Enquanto os gremistas vinham de duas derrotas seguidas na Série A, para Ceará e Atlético-GO, os comandados de Dorival sagraram-se campeões da Recopa Sul-Americana na última quarta-feira.

O primeiro tempo terminou empatado por 1 a 1: Marquinhos abriu o placar para o time tricolor, e Índio empatou. Logo no início do segundo tempo, os gremistas reclamaram de pênalti não marcado em Mário Fernandes em lance polêmico.

Aos 32min, porém, o árbitro carioca Marcelo de Lima Henrique assinalou penalidade, quando Escudero fez ótima jogada individual pelo meio, entrou na área e foi deslocado por Índio. Na cobrança, Douglas chutou no centro do gol e marcou.

Na próxima rodada, os times terão adversários paulistas. O Inter joga no Beira-Rio, contra o Santos, enquanto o Grêmio mede forças, fora de casa, com o líder Corinthians.

O jogo

As duas equipes entraram em campo descaracterizadas, com muitos desfalques. Pelo lado colorado, D'Alessandro, machucado, e Nei e Guiñazu, suspensos, foram ausências; enquanto Celso Roth teve que escalar o Grêmio sem o contundido Gilberto Silva e os suspensos Rafael Marques e Adilson.

Apesar de jogar no estádio do adversário, o Inter tentou se impôr logo no início. O jovem setor ofensivo composto por Oscar, Dellatorre e Leandro Damião tabelava a bola com qualidade.

O Grêmio, aos poucos, conseguiu equilibrar as ações e criar as primeiras boas oportunidades. Aos 12min, Marquinhos levantou a bola na área, Índio resvalou contra a própria meta e Muriel fez ótima defesa.

Aos 16min, o goleiro colorado não conseguiu evitar o primeiro da equipe tricolor: Douglas achou Mário Fernandes na ponta direita e o lateral tocou para trás. Marquinhos se esticou e completou no canto direito para o fundo das redes.

O gol deu moral aos gremistas, que passaram a dominar o jogo. Curiosamente, justamente em um momento em que era pior no jogo, o Inter chegou ao empate. Aos 26min, Oscar cobrou infração da meia direita, Índio apareceu por trás da zaga e cabeceou para o fundo das redes.

Ainda na etapa inicial, já aos 46min, Júlio César perdeu boa chance de colocar o Grêmio novamente em vantagem, cara a cara com Muriel.

O segundo tempo começou com um lance polêmico. Escudero fez linda jogada pelo meio e tocou para Mário Fernandes na área. O lateral tentou o drible em Muriel e caiu na dividida. Os gremistas pediram pênalti, mas o árbitro aplicou cartão amarelo no jogador por simulação.

O Inter quase virou aos 23min, quando Oscar arriscou da direita e exigiu elasticidade do goleiro Victor, mas o time tricolor era superior em campo.

Aos 32min, o árbitro carioca Marcelo de Lima Henrique assinalou penalidade: Escudero fez boa jogada individual pelo meio, entrou na área e acabou sendo deslocado por Índio. Na cobrança, Douglas chutou no centro do gol e marcou.

O Grêmio seguiu melhor até o final e criou oportunidades para um terceiro gol, enquanto a torcida fazia grande festa no Olímpico.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 2 X 1 INTER

Gols

GRÊMIO:
Marquinhos, aos 15min do 1º tempo e Douglas, aos 33min do 2º tempo

INTER:
Índio, aos 26min do 1º tempo

GRÊMIO: Victor, Mário Fernandes, Vilson (Edcarlos), Saimon e Julio Cesar; Fernando, Fábio Rochemback, Marquinhos (Leandro), Douglas e Escudero (William Magrão); André Lima. Técnico: Celso Roth

INTER: Muriel, Glaydson, Bolívar, Índio e Kleber (Juan), Elton, Tinga (Ilsinho), Oscar e Andrezinho; Dellatorre (Jô) e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior

Cartões amarelos
GRÊMIO: Fábio Rochemback e Mário Fernandes

INTER: Dellatorre, Índio, Jô, Elton e Bolívar

Árbitro
Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)

Local
Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade