PUBLICIDADE

Com estreantes e 2 de William, Avaí bate Figueirense e encerra jejum

28 ago 2011 - 19h53
(atualizado às 22h25)
Compartilhar

O tão aguardado clássico de Florianópolis na Série A foi emocionante e terminou com vitória de virada do Avaí sobre o Figueirense, por 3 a 2, em pleno Estádio Orlando Scarpelli, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

Com dois gols de William e um do estreante Lincoln, o time visitante repetiu a semifinal do segundo turno do Campeonato Catarinense deste ano, quando também derrotou o rival fora de casa, e encerrou um jejum de quatro jogos sem vencer no torneio nacional.

A festa da torcida avaiana se justificou ainda pelo importante avanço na tabela: o clube da Ilha de Florianópolis segue na zona do rebaixamento, com 17 pontos, mas subiu da penúltima para a antepenúltima posição, e agora está a três pontos de sair do grupo dos desesperados.

Já o rival da parte continental da cidade termina a rodada ocupando o nono lugar, com 26 pontos, a oito do Botafogo, quinto colocado, que se classificaria para a Copa Libertadores da América no momento.

O Avaí contou com dois estreantes neste domingo: o meio-campista Lincoln, ex-Palmeiras, e o treinador Toninho Cecílio, que substitui o demitido Alexandre Gallo. Enquanto o jogador marcou o primeiro gol avaiano, Cecílio, mesmo cumprindo suspensão do STJD, mostrou estrela ao comandar das tribunas a virada no clássico.

Apesar das ameaças da Federação Catarinense durante a semana, manifestações de protesto das torcidas organizadas de ambas as equipes contra o atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, aconteceram normalmente, sem repressão.

O Figueirense estreia no segundo turno da Série A fora de casa, contra o Cruzeiro, enquanto o Avaí recebe o Flamengo, na Ressacada.

O jogo

O Figueirense justificou o mando de campo e a melhor posição na tabela e começou a partida pressionando. Aos 9min, Elias cobrou falta no capricho para grande defesa de Felipe.

O Avaí chegou a levar perigo em um chute forte de Acleisson, mas logo na sequência, aos 19min, o clube alvinegro abriu o placar: Maycon cobrou escanteio para Ygor, que cabeceou. A bola bateu no travessão, no goleiro Felipe e entrou.

O time do treinador Jorginho teve chance de ampliar aos 26min, quando o árbitro marcou pênalti de Pedro Ken em Júlio César. Na cobrança, o próprio Júlio César mandou a bola para fora, longe do gol.

A penalidade desperdiçada marcou um crescimento do Avaí no jogo. Foram ao menos duas chances desperdiçadas, com Pedro Ken e Lincoln, antes que o ex-palmeirense, estreando com a camisa celeste, aproveitasse cruzamento de Acleisson e empatasse o jogo, aos 38min.

Mas a festa do Avaí durou pouco mais do que cinco minutos. Aos 45min, Juninho desceu em velocidade pela esquerda e cruzou para Júlio César, que chutou para defesa parcial de Felipe. Na sequência, a bola bateu em Júlio César, na trave e entrou, em um gol ainda mais chorado do que o primeiro.

O estreante Toninho Cecílio promoveu a entrada de Cleverson na vaga de Acleisson no intervalo. A equipe da Ressacada, precisando desesperadamente de pontos para reagir na Série A, partiu para cima do rival no início da segunda etapa e chegou ao empate: aos 12min, Arlan arrancou pela direita, cruzou na área e William completou para as redes.

Aos 18min, quase ocorreu uma nova reviravolta. Elias levantou bola na área, Felipe saiu mal, dividiu no alto com Edson Silva e a bola entrou, no que poderia ser considerada uma grande falha do arqueiro. O árbitro, porém, anulou o lance alegando que o zagueiro fez falta no goleiro visitante.

Os minutos seguintes foram de pressão do Figueirense, que tocava bola no campo do rival na busca do terceiro gol. Mas foi o Avaí que conseguiu a vitória, novamente com William, que, aos 42min, fez de cabeça e selou o triunfo celeste na casa do grande rival.

FICHA TÉCNICA

FIGUEIRENSE 2 X 3 AVAÍ

Gols

FIGUEIRENSE:
Ygor, aos 18min, e Julio Cesar, aos 45min do primeiro tempo

AVAÍ:
Lincoln, aos 36min do primeiro tempo, e William, aos 15min e aos 41min do segundo tempo

FIGUEIRENSE: Wilson, Bruno Vieira, João Paulo, Edson Silva e Juninho; Ygor, Túlio, Maicon, Elias (Fernandes) e Wellington Nen (Somália); Júlio César. Técnico: Jorginho

AVAÍ: Felipe; Arlan, Gustavo Bastos, Dirceu e Romano; Bruno Silva, Acleisson (Cleverson), Pedro Ken, Robinho (Diogo Orlando) e Lincoln (Fabiano); William. Técnico: Toninho Cecílio

Cartões amarelos
FIGUEIRENSE: Bruno, Wellington Nem e Somália

AVAÍ: Acleisson, Romano, Pedro Ken e Bruno Silva

Árbitro
Marcio Chagas da Silva (Asp-FIFA-RS)

Local
Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)

Jogadores do Avaí fazem festa no estádio do rival
Jogadores do Avaí fazem festa no estádio do rival
Foto: Antônio C. Mafalda / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade