PUBLICIDADE

Fora de casa, Figueirense se recupera e freia embalo do Cruzeiro

31 ago 2011 - 22h26
(atualizado em 1/9/2011 às 00h51)
Compartilhar

Derrotado no último final de semana no clássico diante do Avaí, o Figueirense conseguiu a recuperação no Campeonato Brasileiro de uma forma impressionante. Na noite desta quarta-feira, a equipe catarinense derrotou o Cruzeiro pelo placar de 4 a 2, em pleno Estádio Lamegão, em Ipatinga, e, de quebra, freou o embalo da equipe adversária na competição - o time mineiro chegou à rodada com dois triunfos consecutivos. Júlio César (duas vezes), Elias e Wellington Nem assinalaram os gols visitantes; Charles diminuiu a diferença.

A boa vitória fora de casa deixa o Figueirense em boa situação na classificação. Com 29 pontos somados ao final desta 20ª rodada, o time alvinegro segue na parte de cima da tabela. Em contrapartida, o Cruzeiro, apontado no início da temporada como um dos candidatos ao título, estacionou nos 27, soma que o congela na zona intermediária do Campeonato Brasileiro nesta primeira rodada de returno.

Mesmo contando com a desvantagem de atuar fora de casa, o Figueirense não se intimidou e surpreendeu o Cruzeiro. Aos 28min, Júlio César abriu o marcador. Sete minutos depois, por intermédio de um chute fora da área, Elias ampliou. Ainda na etapa inicial, Charles, substituto do suspenso Montillo, descontou para o clube mineiro, registrando uma impressão errada do que foi o duelo.

Melhor em campo, o Figueirense manteve o ritmo no segundo tempo e construiu a ótima vitória apostando em contra-ataques. Logo aos 5min, Wellington Nem ampliou. Aos 13, Júlio César anotou o segundo e transformou o placar parcial em goleada. No entanto, Charles, aos 15min, novamente venceu o goleiro Wilson e descontou a surpreendente derrota do embalado Cruzeiro em casa.

Em fases diferentes depois do confronto desta quarta-feira, Figueirense e Cruzeiro retornam a campo no próximo final de semana. No sábado, às 18h (de Brasília), a equipe catarinense receberá o São Paulo, um dos principais postulantes ao título, no Estádio Orlando Scarpelli. Por outro lado, o Cruzeiro joga no domingo, às 16h, contra o Palmeiras, outro candidato às primeiras posições da competição.

O jogo

Atuando com o apoio da torcida, o Cruzeiro começou a partida partindo para cima do Figueirense, e, logo aos 4min, o goleiro Wilson falhou feio, e deu uma ótima chance para o time mineiro abrir o placar. Contudo, o zagueiro Léo carimbou a trave. Dois minutos depois, Everton arriscou de longe e assustou o arqueiro catarinense.

Mesmo sem o entrosamento ideal, em função do excesso de desfalques, o time mineiro conseguiu trocar passes com qualidade e dominou as ações, enquanto os catarinenses optaram por aguardar os erros do Cruzeiro para explorar os contra-ataques.

Após os 15min iniciais de pressão do Cruzeiro, a partida perdeu em dinamismo, talvez em função do forte calor na cidade de Ipatinga, no Vale do Aço mineiro. Com isso, a forte marcação passou a predominar e as oportunidades de gol ficaram mais escassas.

Esse cenário só foi mudado aos 28min, quando, em contra-ataque em alta velocidade, Wellington Nem deu um passe com açúcar para o atacante Júlio Cesar, que, livre dentro da área, só teve o trabalho de finalizar sem chances para o goleiro Rafael, para abrir o placar no Lamegão. O gol catarinense esfriou a torcida cruzeirense nas arquibancadas, que passou a demonstrar impaciência com o rendimento da equipe.

Aos 35, Elias aproveitou rebote na defesa de Rafael e, de fora da área, soltou um petardo para ampliar o placar. Sem dar tempo para o Figueirense comemorar, o Cruzeiro deu o troco logo em seguida com o volante Charles, que, em chute cruzado com a canhota, conseguiu diminuir o marcador.

Na volta do segundo tempo, o Cruzeiro começou com força total e, logo aos dois minutos, Roger tentou de longa distância, mas o goleiro Wilson trabalhou bem e conseguiu mandar para escanteio.

Quem chegou ao gol foi novamente o Figueirense, em arrancada sensacional de Wellington Nem. Aos 5min, o jogador catarinense em jogada individual ganhou da zaga cruzeirense e tocou por cobertura na saída de Rafael.

Aos 13, novamente Júlio Cesar deixou a marca nas redes cruzeirenses. O avante saiu na cara do gol depois de boa troca de passes e não perdoou, anotando o quarto tento catarinense no jogo. Sem desanimar, Charles conseguiu um bom tiro de longa distância e diminuiu o prejuízo.

Na base da vontade e da superação, o Cruzeiro tentou até o apito final diminuir o placar; mas com pouca criação, os defensores da equipe visitante levaram a melhor sobre os atacantes do time mineiro, que perdeu os dois jogos que disputou contra os catarinenses no Campeonato Brasileiro.

Ficha técnica

CRUZEIRO 2 X 4 FIGUEIRENSE

Gols

CRUZEIRO:
Charles, aos 37min do primeiro tempo e aos 15min do segundo tempo
FIGUEIRENSE:
Júlio Cesar, aos 29min do primeiro tempo e aos 13min do segundo tempo; Elias, aos 35min do primeiro tempo; e Wellington Nem, aos 5min do segundo tempo

CRUZEIRO: Rafael, Gil Bahia (Sandro Manoel), Léo, Cribari e Everton (Gabriel Araújo); Fabrício, Marquinhos Paraná, Charles e Roger; Anselmo Ramon e Sebá (Bobô).

Treinador: Joel Santana

FIGUEIRENSE:Wilson; Bruno, João Paulo, Edson Silva e Juninho; Ygor, Túlio, Maicon (Leandro Chaves) e Wellington Nem (Jackson); Elias (Fernandes) e Júlio Cesar

Treinador: Jorginho

Cartões amarelos
CRUZEIRO: Fabrício, Anselmo Ramon e Gabriel Araújo

FIGUEIRENSE: Maicon, Ygor, Wellinton Nem, Túlio, Leandro Chaves e João Paulo

Árbitro
Jaílson Macedo Freitas (BA)

Local
Estádio Lamegão, em Ipatinga (MG)

Com informações da Gazeta Esportiva

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade