PUBLICIDADE

Líder, Portuguesa bate Paraná e volta a vencer após quatro jogos

3 set 2011 - 18h12
(atualizado às 18h48)
Compartilhar

Líder do Campeonato Brasileiro da Série B, a Portuguesa afastou a má fase na tarde deste sábado. Em confronto realizado no Estádio do Canindé, a equipe rubro-verde derrotou o Paraná pelo placar de 2 a 1 e manteve a tranquilidade na ponta da competição. Os grandes responsáveis pelo triunfo foram o atacante Edno e o reserva Cleiton, autores dos tentos que asseguraram o 12º resultado positivo do clube paulista na divisão de acesso do futebol nacional; Jefferson Maranhão descontou.

Com o reencontro com o triunfo neste sábado, a Portuguesa alcançou os 42 pontos e voltou a abrir três tentos em relação à vice-líder Ponte Preta, que entrou em campo na sexta-feira e não passou de um empate por 1 a 1 com o Vila Nova, em pleno Moisés Lucarelli. Em contrapartida, o Paraná, derrotado na capital paulista, perdeu a oportunidade de entrar no grupo dos quatro melhores, que asseguram o acesso à Série A. O time tricolor segue estacionado com 31 pontos.

Pressionada pelos rivais por conta dos últimos tropeços, a Portuguesa iniciou a partida buscando pressionar a defesa adversária. Contudo, com muitos erros de passe e pouca criatividade no setor de meio-campo, o time do Canindé enfrentou muitas dificuldades para conseguir passar pela defesa paranista. No entanto, com a inspiração individual de Edno, o clube paulista abriu o placar. Aos 28min, o camisa 11 cobrou falta com categoria, no ângulo do goleiro Zé Carlos, e abriu o marcador no duelo deste sábado.

Com a vantagem adquirida no primeiro tempo, a Portuguesa manteve o bom ritmo na etapa complementar e conseguiu ampliar o marcador. Logo aos 5min, Guilherme cruzou para Cleiton, que entrou no intervalo na vaga de Lucas Gaúcho, finalizar para ótima defesa do goleiro paranista. No entanto, no rebote, o substituto do ex-são-paulino tocou para as redes e marcou o segundo.

Tranquila durante a partida e desperdiçando muitas oportunidades, inclusive com uma bola na trave chutada por Cleiton, a Portuguesa acabou sofrendo um pequeno castigo no final. Aos 39min, Jefferson Maranhão tocou com categoria na saída de Weverton e diminuiu. O gol paranista, entretanto, não mudou o panorama do jogo. O time do Canindé manteve a posse de bola nos minutos finais e conseguiu reencontrar o caminho das vitórias depois de quatro rodadas.

Depois da boa vitória conquistada em casa, a Portuguesa retornará a campo na próxima terça-feira, às 20h30 (de Brasília), quando terá pela frente o ABC, no Estádio Frasqueirão, em Natal. Já o Paraná terá uma semana para trabalhar. O time de Curitiba receberá no sábado, às 16h20, o Americana, no Durival de Brito, em confronto direto por uma vaga no G-4 do Campeonato Brasileiro da Série B.

Ficha técnica

PORTUGUESA 2 x 1 PARANÁ

Gols

PORTUGUESA:
Edno, aos 28min do 1º tempo; e Cleiton, aos 5min do 2º tempo

PARANÁ:
Jefferson Maranhão, aos 39min do 2º tempo

PORTUGUESA: Weverton; Luís Ricardo, Rogério, Mateus (Leandro Silva) e Raí; Guilherme, Boquita, Marco Antônio e Ananias (Henrique); Edno e Lucas Gaúcho (Cleiton)

Treinador: Jorginho

PARANÁ: Zé Carlos; Marquinhos, Brinner, Amarildo e Lima (Jefferson Maranhão); Gleidson, Maykon Freitas, Everton Garroni e Douglas Packer; Ricardinho (Giancarlo) e Hernane (Borebi)

Treinador: Roberto Fonseca

Cartões amarelos
PORTUGUESA: Mateus e Luís Ricardo

PARANÁ: Lima, Everton Garroni, Ricardinho e Marquinhos

Cartões vermelhos
PARANÁ: Everton Garroni

Árbitro
Jailson Macedo Freitas (BA)

Local
Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)

Edno abriu o marcador no Estádio do Canindé neste sábado
Edno abriu o marcador no Estádio do Canindé neste sábado
Foto: Luis Moura / Gazeta Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade