PUBLICIDADE

Vasco revive "trem-bala", faz 4 no Grêmio e assume ponta

17 set 2011 - 19h57
(atualizado às 21h36)
Compartilhar

Após aplicar diversas goleadas no primeiro semestre e conquistar a Copa do Brasil, o Vasco recebeu o apelido de "trem-bala da Colina". Neste sábado, o time cruz-maltino reviveu o ápice de sua temporada e goleou o Grêmio por 4 a 0, em São Januário, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe chega a 45 pontos e dorme na ponta da tabela. Caso o Corinthians não vença o clássico diante do Santos, no domingo, o Vasco terminará a rodada como novo líder do Nacional.

Depois de chamar a atenção no Campeonato Carioca com vitórias com muitos gols marcados, o Vasco ainda não havia vencido por uma vantagem de quatro tentos de diferença neste Brasileiro. O último triunfo nesta condição havia ocorrido apenas em 3 de abril, diante do Bangu. Nesse período, a equipe cruz-maltina ainda sofreu três goleadas (diante do Coritiba, Botafogo e América-MG).

Além da goleada e da chegada à ponta, os vascaínos também completam a sua terceira partida consecutiva sem perder na competição. Antes, haviam derrotado o Coritiba e empatado com o Figueirense. Já o Grêmio teve seu bom momento interrompido. A equipe gaúcha vinha de três vitórias seguidas (contra Atlético-PR, Bahia e São Paulo).

Com uma ótima atuação coletiva (sobretudo de Diego Souza, Éder Luís e Fágner), a equipe carioca não teve dificuldades para construir a vitória. Logo nos primeiros minutos, os mandantes abriram o placar com Elton. Apesar de o Grêmio não se mostrar abatido e equilibrar a partida, os vascaínos ampliaram o marcador ainda na etapa inicial com Diego Souza. Na etapa final, o time da casa manteve a grande atuação, balançou as redes com Éder Luís e Fágner e transformou a vitória em goleada.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco voltará a atuar em São Januário. O time cruz-maltino receberá o Atlético-GO às 20h30 (de Brasília) da próxima quinta-feira. No mesmo dia e horário, o Grêmio enfrentará o Botafogo no Olímpico.

O jogo

Com a possibilidade de assumir, pelo menos interinamente, a liderança do Nacional, o Vasco entrou em campo animado e, com apenas quatro minutos de bola rolando, abriu o marcador. Éder Luís cruzou rasteiro da ponta direita e Elton, na primeira trave, completou para as redes.

Apesar de sair atrás no marcador logo no início do duelo, os gremistas não se desanimaram e criaram chances de marcar ao longo do primeiro tempo. O Vasco também chegava bem ao campo ofensivo e assustava o adversário. Dessa forma, os primeiros 45 minutos foram muito equilibrados e com os dois times apresentando um bom futebol.

Porém, mais objetivo, o Vasco ampliou a vantagem aos 33min. Em contra-ataque rápido, Diego Souza recebeu bom passe em velocidade, fintou Edcarlos e concluiu no canto direito de Victor, marcando um belo gol.

Em desvantagem, o Grêmio passou a se arriscar mais até o final da primeira etapa, mas o placar de 2 a 0 se manteve.

Na volta do intervalo, o Grêmio mal teve tempo para tentar reagir e o Vasco chegou ao seu terceiro gol. Aos 6min, Diego Souza fez boa jogada individual e lançou Fágner na ponta direita. O lateral cruzou e Éder Luís mandou para as redes.

Com o placar adverso, o técnico Celso Roth promoveu as entradas de Leandro e Adílson nas vagas de Escudero e Douglas, aos 12min. No entanto, a situação não mudou e, quatro minutos depois, o Vasco transformou a vitória em goleada. Após outra grande jogada de Diego Souza, o meia cortou um zagueiro e deixou para Fágner finalizar no canto do goleiro adversário.

Conforme o tempo passava, o ritmo da partida era menos intenso e, assim, as chances de gol se tornavam mais raras. Assim, o Vasco não teve problemas para manter a goleada e só esperou o apito final, que decretou a volta do "trem-bala da Colina".

Ficha técnica

VASCO 4 X 0 GRÊMIO

Gols

VASCO:
Elton, aos 4min do 1º tempo, Diego Souza, aos 33min do 1º tempo, Éder Luís, aos 6min do 2º tempo, e Fágner, aos 16min do 2º tempo

VASCO: Fernando Prass; Fágner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Eduardo Costa, Rômulo, Fellipe Bastos e Diego Souza (Allan); Éder Luís (Leandro) e Elton (Bernardo)

Treinador: Cristóvão Borges

GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Saimon, Edcarlos e Júlio César; Fernando (Gabriel), Fábio Rochemback, Marquinhos e Douglas (Adílson); Escudero (Leandro) e André Lima

Treinador: Celso Roth

Cartões amarelos
VASCO: Dedé

GRÊMIO: Saimon e Júlio César

Árbitro
Ricardo Marques Ribeiro (MG)

Local
Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade