PUBLICIDADE

Fred faz 2, Fluminense vence Avaí e retoma briga por Libertadores

21 set 2011 - 22h22
(atualizado em 22/9/2011 às 00h55)
Compartilhar

Com dois gols de Fred e um de Martinuccio, que marcou pela primeira vez com a camisa tricolor, o Fluminense venceu o Avaí por 3 a 1, nesta quarta-feira, e retomou a briga por uma vaga na próxima edição da Libertadores. O atual campeão brasileiro é, no momento, o 5ª colocado da competição, com 40 pontos.

O resultado positivo confirma a boa fase do time de Abel Braga, que vinha de quatro vitórias consecutivas antes de perder para o Bahia, no último fim de semana. Em situação oposta, os catarinenses acumulam quatro jogos sem vencer e seguem na zona do rebaixamento, com 22 pontos, na 19ª colocação.

A partida começou em ritmo alucinante no Engenhão: Fred marcou para o Flu e William respondeu. Em menos de 10min de jogo, o placar já era de 1 a 1.

O primeiro tempo seguiu equilibrado, mas os donos da casa foram mais eficientes e voltaram a marcar com o camisa 9, já no fim, em um gol irregular.

Na etapa final, o time da casa administrou o resultado e contou com a volta do meia Deco, que entrou no lugar de Lanzini e voltou a atuar depois de treze rodadas afastado por contusão. Já no fim, Martinuccio marcou pela primeira vez com a camisa da equipe tricolor e selou a vitória.

Na próxima rodada, o Flu joga fora de casa, contra o Avaí. Em Florianópolis, o Avaí encara o Grêmio.

O jogo

Pior defesa do Brasileiro, o Avaí foi vazado logo aos 3min, na primeira chegada do Fluminense. O goleiro Felipe deu rebote em um chute fraco de Marquinho e Fred aproveitou para abrir o placar.

Parecia um início de partida perfeito para os cariocas, mas a festa durou pouco. Aos 8min, Mariano errou pela ala direita, Lincoln avançou pelo meio, invadiu a área e deixou de calcanhar para William, que chutou forte, sem chances para Diego Cavalieri.

O placar de 1 a 1 em menos de dez minutos retratava o ímpeto ofensivo dos dois times. O jogo era franco e, sem se intimidar, o visitante Avaí criava ótimas oportunidades: aos 12min, Cléverson fez boa jogada pelo meio e chutou forte, forçando boa intervenção de Cavalieri.

Aos 27min, o Flu quase voltou a liderar o marcador quando Sobis, em uma aparente tentativa de cruzamento, pegou a bola com muito efeito e quase surpreendeu Felipe. NoS minutoS seguinte, Mariano e Leandro Euzébio, com chutes fortes de longe, voltaram a dar trabalho para o arqueiro avaiano.

Apesar de organizado em campo, o time catarinense esbarrava nas próprias limitações quando se lançava ao ataque, errando muito nos chutes ao gol. Por outro lado, o Flu tinha o faro de gol de Fred, que, em condição de impedimento, marcou o seu segundo na partida aos 35min, pegando sobra de uma trombada de Lanzini com zagueiros adversários.

Apesar da reclamação catarinense, o trio de arbitragem validou o gol irregular e o primeiro tempo terminou com vitória do Fluminense.

Ao contrário da etapa inicial, mais equilibrada, o Flu voltou depois do intervalo com o domínio total das ações. Marquinhos acertou a trave em um chute de longe, aos 2min, e Fred cabeceou com muito perigo após receber passe de Carlinhos, aos 4min.

Nos contra-ataques, porém, o Avaí conseguia levar perigo. Aos 15min, Bruno cobrou escanteio pela direita e Dirceu cabeceou com força, no travessão.

Já aos 28min, o argentino Lanzini, que havia acabado de perder um gol na cara de Felipe foi substituído pelo veterano Deco, que voltou a atuar depois de treze rodadas de ausência por contusão. Mostrando muita classe, o brasileiro naturalizado português levantou a torcida com um chapéu em Batista.

A vitória já estava praticamente assegurada, mas para afastar qualquer possibilidade de reação do Avaí, o Flu marcou o terceiro aos 34min: Mariano recebeu de Deco na área e cruzou rasteiro. Martinuccio chegou de carrinho e marcou pela primeira vez com a camisa do Flu.

Ficha técnica

FLUMINENSE 3 X 1 AVAÍ

Gols

FLUMINENSE:
Fred aos 4min e 35min do primeiro tempo; Martinuccio aos 34min do segundo tempo
AVAÍ:
William aos 8min do primeiro tempo

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Mariano, Digão, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Diogo, Marquinho (Souza) e Lanzini (Deco); Rafael Sóbis (Martinuccio) e Fred

Técnico: Abel Braga

AVAÍ: Felipe; Arlan, Dirceu, Gian e Romano (Estrada); Bruno (Fabiano), Batista, Lincoln e Cleverson (Maurício Alves); Robinho e William

Técnico: Toninho Cecílio

Cartões amarelos
FLUMINENSE: Carlinhos, Leandro Euzébio, Edinho

AVAÍ: Bruno, Dirceu

Árbitro
Fabrício Neves Correa (RS)

Local
Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade