PUBLICIDADE
Logo do Botafogo

Botafogo

Favoritar Time

Botafogo vence Cruzeiro, encerra má sequência e encosta nos líderes

29 out 2011 - 19h58
(atualizado às 22h59)
Compartilhar

Com um gol de Loco Abreu, o Botafogo venceu o Cruzeiro por 1 a 0, no Engehão, neste sábado, e igualou a pontuação do vice-líder Corinthians, que ainda joga contra o Avaí, em casa, no complemento da rodada. Com 55 pontos, os comandados de Caio Júnior também devem secar o rival Vasco, no momento com 57 e prestes a medir forças com o São Paulo, em São Januário, no domingo, para embolar a briga pelo título.

No outro extremo da tabela, os mineiros, com 34 pontos, estão na 15ª colocação e não correm o risco de voltar para a zona do rebaixamento na rodada, mas seguem perigosamente próximos da degola.

A equipe alvinegra vinha de três derrotas seguidas na temporada (duas pelo Brasileiro e a vexatória goleada de 4 a 1 contra o Independiente Santa Fé, que custou a eliminação da Copa Sul-Americana). Já o time celeste procurava embalar na competição depois de vencer o Atlético-GO, na última rodada.

Na próxima rodada, o Botafogo repete o mando de campo e recebe o Figueirense. Fora de casa, o Cruzeiro mede forças com o Flamengo.

O jogo

Vivendo um princípio de crise, o Botafogo entrou em campo no Engenhão com a necessidade da vitória para não perder força na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Atacando bastante nos minutos iniciais, os cariocas pediram um pênalti em Cortês aos 7min, não assinalado pelo árbitro. Elkeson, de volta ao time titular, acrescentava qualidade ao time.

Apesar do maior volume de jogo dos donos da casa se estender durante toda a partida, os mineiros conseguiram equilibrar as ações em alguns momentos. Aos 14min, em cobrança de falta cruzada, Jefferson defendeu chute perigoso de Montillo.

O Cruzeiro cresceu na partida e ameaçava o Botafogo no Engenhão. Aos 30min, Anselmo Ramon apareceu livre na frente de Jefferson e chutou forte, obrigando o goleiro carioca a defender com os pés.

Nos minutos finais do primeiro tempo, o time alvinegro voltou se impôr. Herrera perdeu um gol inacreditável, chutando para fora, livre embaixo da trave, depois de receber cruzamento rasteiro de Elkeson. A dupla voltou a aparecer com destaque na sequência, aos 43min: Herrera finalizou melhor, após receber novo passe de Elkeson, e quase abriu o placar.

No último lance antes do intervalo, os botafoguenses reclamaram bastante de recuo polêmico de Diego Renan para Fábio, não marcado pelo árbitro. Irritado, Caio Júnior reclamou muito e foi expulso na volta ao campo para o segundo tempo.

Logo no início da etapa final, a equipe alvinegra abriu o placar. Aos 10min, Elkeson cruzou na área, Abreu concluiu sem chance para Fábio e abriu o placar.

O gol desnorteou os mineiros, que sofreriam o segundo caso não fosse boa intervenção de Fábio, aos 14min, evitando gol de Caio. Diante de um Cruzeiro enfraquecido, o Botafogo ainda esteve próximo de ampliar aos 39min, quando Loco Abreu aproveitou falha da zaga adversária, driblou Fábio e tocou para o gol vazio. Naldo apareceu para salvar em cima da linha.

Ficha técncia

BOTAFOGO 1 X 0 CRUZEIRO

Gol

BOTAFOGO:
Loco Abreu, aos 9min do segundo tempo

BOTAFOGO: Jéfferson; Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Lucas Zen (Léo), Renato, Elkeson (Everton) e Maicosuel; Herrera (Caio) e Loco Abreu

Técnico: Caio Junior

CRUZEIRO:Fábio; Léo, Victorino, Naldo e Diego Renan; Charles (Élber), Marquinhos Paraná, Roger e Montillo; Farías (Wellington Paulista) e Anselmo Ramon (Keirrison)

Técnico: Vágner Mancini

Cartões amarelos
BOTAFOGO: Herrera

CRUZEIRO: Farías

Árbitro
Wilton Pereira Sampaio (DF))

Local
Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade